Barulho na suspensão: entenda razões e como lidar
Array
Quando o motorista ouve barulho na suspensão do carro, é preciso ficar atento. Afinal, na maioria das vezes, isso indica algum problema que merece reparo no sistema do veículo. O ideal é conhecer bem os itens da suspensão para, assim que qualquer sinal de anormalidade surgir, solucioná-lo antes que se agrave e comprometa o conforto e a segurança na direção.
O grande segredo é aprender a eliminar etapas ao observar, por exemplo, em que momento o barulho surge, o tipo de som emitido, se é mais metálico ou agudo, e se o desempenho do carro está alterado de alguma maneira, mesmo que sutil. Ficou interessado? Para mostrar a você mais sobre o assunto, preparamos este artigo com 5 razões frequentes de barulho na suspensão e como lidar com elas.
Siga com a leitura!
1. Pinças de freio
Ao suspeitar de qualquer tipo de barulho que venha da suspensão do carro, você precisa avaliar em que momento ele acontece. Caso seja quando pisa no freio, ele pode estar relacionado às pinças de freio e sua origem é, na verdade, no sistema de frenagem. Trata-se de um defeito ocasionado por uma folga na fixação das pinças de freio ou de um desgaste na junção entre as pinças e os pinos dos cavaletes.
A partir disso, quando o sistema de frenagem é acionado, a peça se movimenta de maneira inadequada e provoca um grande atrito com barulhos que podem ser ouvidos pelo motorista. É justamente aí que muitas pessoas confundem o problema das pinças de freio com um barulho originado por algum tipo de comprometimento na suspensão.
2. Desgaste das buchas da barra estabilizadora
Outra causa muito frequente de barulho na suspensão são problemas nas buchas da barra estabilizadora. Isso acontece porque existe uma série de peças de borracha que são responsáveis por fixar e dar mobilidade à barra estabilizadora. Quando as buchas usadas nesse sistema se desgastam, automaticamente surgem folgas no conjunto.
Com isso, o movimento das suspensões dianteiras ou traseiras pode sofrer com instabilidade e provocar batidas que tendem a ser perceptíveis ao motorista. Principalmente em trechos de maiores inclinações, que pedem mais torções da carroceria ou inclinações. Outro sinal importante envolve estalos ou rangidos ao passar por buracos e lombadas.
3. Coxim do motor
O barulho que vem do coxim do motor também causa diversas confusões por parecer vir da suspensão do veículo quando indica algo errado no seu funcionamento. Aqui, para compreender o que acontece, é importante ter em mente que o conjunto motriz recebe o apoio de três ou quatro peças.
São os coxins, inclusive, que amortecem a conexão de itens da suspensão, transmissão e até mesmo da fixação do motor no espaço da carroceria. Dessa forma, eles também fazem a sustentação do peso do motor e de seus movimentos quando o carro passa por trechos esburacados.
Isso significa que apenas um coxim danificado pode ser o suficiente para promover uma verdadeira sinfonia de ruídos dentro do carro e confundir o motorista, que chega ao mecânico normalmente indicando algum problema na suspensão.
Coxim dos amortecedores
Vale destacar ainda que o temido barulho na suspensão pode ser originado também em outros coxins. Os de suspensão envolvem as peças que fazem a ligação da suspensão com a carroceria e costumam se desgastar naturalmente, o que causa ruídos incômodos.
4. Bandeja de suspensão
A bandeja de suspensão, também chamada de braço oscilante, faz parte do sistema de suspensão do carro e tem como principal função oferecer suporte para ligação das rodas do veículo no próprio chassi ou monobloco. De modo geral, elas suportam praticamente todo o peso do carro e, por esse motivo, podem sofrer com trincas que provocam barulhos.
Sem contar que as buchas presentes nas bandejas também passam por processos de desgastes naturais que provocam barulhos com tons mais metálicos e agudos que se acentuam quando o automóvel passa por trechos mais irregulares ou de paralelepípedos. Vale ficar de olho nesse tipo de sinal, porque a bandeja desgastada compromete a segurança do veículo por ocasionar perda de dirigibilidade. De acordo com a Escola do Mecânico, esse problema das buchas, ao longo do tempo, pode causar desgaste irregular do pneu e até da caixa de direção.
5. Terminais da direção
Se o barulho for um som de batida na parte da frente do veículo, a relação pode ser com os terminais do sistema da direção. Um outro sinal muito frequente, em uma situação como essa, é que o volante começa a apresentar vibração e folgas que incomodam o motorista. Isso acontece porque os terminais são componentes que têm a função de ligar a barra de direção às rodas e interferem diretamente na experiência do condutor ao volante.
Frequência de manutenção
Agora que você já sabe quais são as principais razões de barulhos na suspensão e como eles comprometem o funcionamento do veículo, vamos falar sobre como solucioná-los e identificá-los rapidamente. É necessário reforçar que o bom funcionamento da suspensão é fundamental para que o carro deslize nas vias e reduza os níveis de trepidações quando o motorista precisa passar por uma área irregular.
Ou seja, é preciso conhecer bem o funcionamento do seu carro, saber o que esperar dos componentes da suspensão e entender quais são os sinais quando existe algum problema. Além dos citados acima, fique de olho também em vazamentos sem motivo aparente e desgastes prematuros e irregulares dos pneus.
Mas o grande segredo mesmo é ter uma rotina frequente de manutenção com profissionais de confiança que conseguem fazer um trabalho preventivo no veículo e solucionar qualquer tipo de problema antes mesmo que ele pegue o motorista de surpresa durante uma viagem, por exemplo.
Cuidados essenciais
Além de um esquema de manutenção frequente, existem ainda alguns cuidados especiais que fazem toda a diferença para preservar o sistema interno do veículo e evitar barulho na suspensão. São hábitos simples que podem ser incluídos no dia a dia, como ter cautela ao passar por buracos, checar a quilometragem do veículo, lavar as peças de tempos em tempos, evitar carregar peso em excesso e não descuidar dos processos de alinhamento e balanceamento.
O barulho na suspensão do veículo realmente é um fator que preocupa o motorista, mas que pode pregar diversas peças por conta de sua origem. Então, dessa forma, se torna indispensável entender a fundo quais são os componentes que fazem parte deste sistema para reconhecer rapidamente quando algo não funciona de maneira adequada. Assim, fica muito mais simples procurar um profissional antes que algo se agrave no carro e não correr nenhum tipo de risco de segurança.
Gostou das informações do artigo? Então deixe o seu comentário e nos conte se você sabe identificar os barulhos na suspensão do carro.