Volkswagen Fox
Array
Embora não seja tão badalado quanto outros modelos da marca, o Volkswagen Fox segue firma em sua jornada que teve início no ano de 2003, há quase vinte anos. Isso é algo comum para a montadora, que tem o costume de oferecer vida longa aos modelos da marca, que sobrevivem por gerações.
Quando entrou no mercado, o Fox já oferecia novidades, como o fato de ter sido o primeiro carro 1.0 com motorização flex combustível. Se hoje esse item é comum a praticamente todos os veículos do mercado nacional, no início dos anos 2000 era algo excepcional.
O tempo não parou desde então, e o Volkswagen Fox também não. Continue a sua leitura e conheça alguns dos segredos do modelo para chegar em 2020 ainda com fôlego. Confira!
Visual
Esse é um aspecto que recebeu algumas reestilizações ao longo dos anos, mas ele mantém grande parte das suas linhas originais. Na dianteira do veículo, destaca-se a grade fina com friso cromado, que se integra aos faróis de dupla parábola com repetidor de direção na parte de baixo.
O novo para-choque contribui para dar ao veículo um ar mais arrojado e contemporâneo, e em algumas versões há o repetidor de direção nos retrovisores. Ainda de acordo com a versão escolhida, o Fox poderá vir equipado com rodas aro 15 ou 16.
A lateral mantém a maior parte do aspecto original do Fox, isto é, não houve grandes mudanças na carroceria nessa parte do veículo, mas o mesmo não se pode dizer da traseira. Ela foi a que sofreu alterações mais notáveis ao longo do tempo e, hoje, conta com lanterna divisível com a abertura do porta-malas, e o logotipo da Volkswagen funciona como uma maçaneta para a sua abertura.
Interior
Desde o seu lançamento o modelo adotou um estilo diferente do usual, ele foi projetado do interior para o exterior, uma técnica chamada "designed around the passenger" (desenho ao redor do passageiro, em uma tradução livre). Isso fez com que seu foco fosse o conforto e a ergonomia dos ocupantes, e isso é algo que se manteve com alguns incrementos tecnológicos.
Seu painel tem o estilo do Golf, um hatch bastante superior. Essa superioridade se nota pela diferença dos materiais empregados, embora o desenho e encaixe das peças seja perfeito. Destaca-se também o acabamento em dois tons.
Há ainda uma mistura entre a instrumentação analógica, com display de computador de bordo e uma central multimídia com tela de 6,5 polegadas. O ar condicionado peca por não ser digital, e sim manual, mas no geral o acabamento é superior ao do Volkswagen Gol, que se solidificou como carro de entrada da marca. Como a diferença de preços não é tão expressiva, o custo-benefício do Fox se destaca.
Sobre a central multimídia, chamada de composition touch, sua tela é sensível ao toque e possibilita o espelhamento com smartphones que adotam o sistema Android e também IOS. Uma forte aliada tecnológica que facilitará a sua rotina.
Pelo seu tipo de projeção, não há contradição, ele oferece bom espaço para os ocupantes e os bancos são muito mais confortáveis que os que eram usados nas primeiras versões. O único item que merece ponderação é o porta-malas, pois deve-se avaliar se os seus 270 litros de capacidade de carga são suficientes para o tipo de uso que você dará a ele. Caso o uso seja majoritariamente urbano, esse não será um impeditivo para a sua compra.
Motores
Esse é certamente o aspecto no qual o Volkswagen Fox está mais defasado, pois são motores utilizados há anos, que não se destacam pela tecnologia empregada e sim pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. Se a idade do projeto mecânico não for o item mais relevante a ser avaliado em sua compra, ele oferecerá desempenho decente e com manutenção bastante acessível.
O Fox chegou em 2020 com apenas uma opção de motorização, o 1.6 de 8 válvulas, que também está presente no Gol, Voyage, Saveiro e SpaceFox. São veículos de entrada e que oferecem outros atributos aos potenciais compradores, por isso, é bastante utilizado por frotistas e outros profissionais que usam o carro como instrumento para o trabalho. A depender das suas prioridades, ele também pode ser o veículo ideal para você.
Seu motor 1.6 rende 101 cv de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol. A partir de 2.500 rpm seu desempenho fica ágil o bastante para oferecer retomadas e ultrapassagens com maior segurança. Ele conta com transmissão manual de 5 marchas ou a automatizada I-Motion, também de 5 velocidades.
Desempenho
A esportividade e alta performance não são as propostas do Volkswagen Fox, mas mesmo assim ele não decepciona. Seu motor 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, marca compatível com modelos com motorização moderna e preços superiores. A velocidade máxima alcançada é de 186 km/h — são números compatíveis com os de motores 2.0 em um passado não muito distante.
Em relação ao consumo, ele também apresenta números satisfatórios. Abastecido com etanol, ele registra 7,4 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada. Com gasolina, são 10,4 km/litro em trecho urbano e 11,8 km/litro na estrada.
Vantagens de se escolher o Volkswagen Fox
O Fox criou uma família com base no seu projeto, a exemplo do CrossFox e do SpaceFox, e a sua continuidade no mercado nacional não é por acaso, tendo em vista que o consumidor brasileiro é cada vez mais exigente. Ele mesmo, com quase 20 anos, ainda consegue ser atraente e oferece ótimo custo-benefício.
A maturidade do projeto também tem outros aspectos positivos, como o melhor acerto mecânico e na suspensão, sendo que essa última era um ponto com ressalvas nas versões antigas.
Sua versão de entrada, a Connect parte dos R$ 51.490, e se o valor do veículo é um fator relevante, certamente a manutenção também será. Nesse caso, por ter uma mecânica conhecida e compartilhada com outros modelos com alta vendagem, a farta oferta de peças e de mão de obra qualificada fazem do seu pós-venda um dos melhores do Brasil.
O Volkswagen Fox oferece inúmeras vantagens e um ótimo custo-benefício. Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco! Nós estamos à disposição para atendê-lo!