Carros elétricos no Brasil: modelos, preços e autonomia
Quais são os melhores carros elétricos no Brasil? Veja os principais modelos, sua autonomia, benefícios e o cenário atual do mercado automotivo!

Para quem está se perguntando quais são os melhores carros elétricos no Brasil hoje, saiba que o mercado conta com marcas e modelos que são muito bem avaliados, pela sua autonomia e pelo custo-benefício que os veículos apresentam.
Com o objetivo de mostrar um pouco mais as vantagens de optar por um carro elétrico no Brasil, vamos apresentar os principais modelos, destacar suas características e também contar como anda o mercado automotivo de carros elétricos por aqui. Vamos lá!
O que são carros eletrificados?
Os carros elétricos são veículos que ao invés de utilizar combustíveis fósseis, como gasolina, gás e diesel, funcionam a base de eletricidade. Começaram a se desenvolver em 1859 com a criação de uma bateria de chumbo e ácido e daí para frente foi só evolução, até chegarmos aos dias atuais, com modelos super avançados.
Eles funcionam com o armazenamento da energia em baterias recarregáveis, e essa recarga pode ser feita em estações públicas de carregamento, carregadores próprios ou até mesmo em tomadas residenciais.
Há três tipos de carros eletrificados, os que são 100% elétricos e não se utilizam de combustíveis fósseis, os híbridos, que possuem o motor elétrico e outro a combustão, e os veículos que utilizam células de hidrogênio como fonte de energia.
Quais são as vantagens de comprar um carro elétrico?
Além de toda a modernidade que os carros elétricos oferecem, há muito mais a se considerar. Eles não emitem gases poluentes durante seu funcionamento, sendo sustentáveis e independentes.
Ainda que inicialmente o investimento para compra pareça maior, a economia com sua manutenção é um diferencial e tanto, uma vez que não utilizam combustíveis, não precisa trocar o óleo, filtro ou refrigeração com a mesma constância.
Ter um carro elétrico no Brasil possui ainda uma outra vantagem, já que eles são isentos de IPVA no primeiro ano de uso. Os carros elétricos também oferecem a redução do nível de ruído e trepidação, além de não dispensarem odores como os carros a combustão.
O crescimento dos carros elétricos no mercado brasileiro
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo, a ABVE, em 2024 foram vendidos 85% de carros elétricos a mais que no ano anterior, mostrando clareamento que o interesse nesse tipo de veículo vem crescendo no país.
Panorama atual e expectativas futuras
Foram vendidos quase 180 mil carros elétricos no país no último ano, entre híbridos e totalmente elétricos, o que estimula a produção desse tipo de veículo. A expectativa de crescimento entre fabricantes e a área comercial é animadora, e já se projetam novos percentuais ainda maiores para o ano de 2025.
Fatores que estimulam a adoção dos carros elétricos
As isenções fiscais são um grande estímulo aos novos compradores de carros elétricos, no Brasil especificamente, alguns estados isentam o primeiro ano de IPVA, e algumas montadoras oferecem a isenção do imposto em estados que ainda não aderiram a essa regra fiscal.
A questão financeira segue adiante na economia com combustíveis. Mesmo que um carro elétrico precise, ocasionalmente, rodar com o motor a combustão, a economia é significativa. Podemos mencionar ainda a contribuição para o meio ambiente, e a ausência de ruídos expressivos e da vibração característica dos carros que funcionam com combustíveis fósseis.
Principais modelos de carros elétricos no Brasil
Vamos conhecer um pouco mais sobre marcas e modelos de carros elétricos no Brasil e suas principais características:
BYD Yuan Pro
O Yuan Pro é o menor SUV da BYD, e o elétrico com um dos melhores custos-benefício do país. Com seus 4,31 m de comprimento, o carro oferece conforto superior aos SUVs a combustão e é capaz de se manter firme em curvas e em asfaltos com menor qualidade e aderência.
Ele dá a sensação de leveza ao dirigir, e tem uma desenvoltura considerada acima da média para carros elétricos. Com um porta-malas de 265 litros, sua autonomia pode chegar a 270 km e conta ainda com uma adaptação no assoalho para o estepe.
BYD Dolphin
O BYD Dolphin é uma versão compacta do BYD, que possui design aerodinâmico e sofisticado, inspirado no oceano e nos golfinhos. Com painel minimalista e elegante. A sua autonomia está em torno de 290 km, eficiência energética e vem equipado com bateria Blade de 44,9 kWh.
Ele já vem com apps, inclusive Android Auto e Apple CarPlay e 4G connection system. Conta com intelligent voice control, OTA updates, NFC keyless entry e VL2 technology, que permite ao veículo se tornar uma power station.
BYD Tan
Já o BYD Tan, é um SUV com capacidade para sete passageiros, que chegou no Brasil com algumas modificações no seu design dinâmico e moderno, já que ganhou um facelift com a remoção da grade dianteira e um para-choque totalmente remodelado.
Sua autonomia é impressionante, até 500 km com somente uma carga. Possui bateria Blade de 108,8 kWh, porta-malas de 1655 litros, e sistema de tração AD. Conta com um sistema de segurança de última geração e sistema de frenagem de alto desempenho.
BYD Seal
Um sedan 100% elétrico, com design aerodinâmico suave e diferenciado, o BYD Seal tem tecnologia avançada, motor elétrico de até 530 CV, bateria Blade e possui outras versões, o Seal 06 DM-i e o Seal PHEV, que é uma perua.
O veículo conta com tecnologia CTB, sistema Intelligence Torque Adaption Control, 4G conectado com Android Auto e Apple CarPlay, bem como controle de voz inteligente e atualizações Over the Air.
Volvo EX30
O Volvo EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono entre os carros da marca, e além do excelente desempenho num formato compacto, ele utiliza materiais renováveis e reciclados na sua composição.
Com autonomia de até 250 km no single motor, o EX30 tem carga máxima prevista em até 28 minutos. Seu bagageiro tem capacidade de até 318 litros, e ainda possui Park Pilot Assist, que permite que o veículo estacione sozinho.
Mercedes-Benz EQA
O Mercedes EQA tem um design proporcional e equilibrado, com a sua lateral bem próxima de um coupé. Seu motor elétrico de 190 cv permite uma autonomia de até 304 km com uma única carga.
O porta-malas tem capacidade de 340 litros, e o veículo oferece alertas de mudança de faixa e colisão frontal. E também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo.
Mercedes-Benz EQB 350
Mais um carro elétrico da Mercedes, o EQB 350, que possui motor duplo dianteiro, bateria de 66,5 kWh, potência de 292 cv e carregamento de 80% em cerca de trinta minutos. O design arrojado, com linhas expressivas deixa o veículo mais elegante.
Com velocidade máxima de 160 km/h, esse SUV tem um porta-malas com capacidade de 495 litros e autonomia de cerca de 272 km. Tem frenagem automática emergencial, assistente de estacionamento dianteiro e traseiro e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Mercedes-Benz AMG EQS
Mais uma opção de carro elétrico da Mercedes, o AMG EQS tem alta performance, conta com dois motores elétricos que juntos alcançam até 658 cv. A bateria é de íons de lítio, que proporcionam uma autonomia de até 580 km, uma das maiores desse tipo de veículo.
O AMG EQS possui um dos maiores porta-malas da categoria, com capacidade de 580 litros. Tem assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, chave presencial e suspensão pneumática com controle eletrônico.