Veja o comparativo entre o Honda City e o Volkswagen Virtus
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Se você está em busca de um sedã compacto premium automático no Brasil, não será preciso fazer muitas avaliações e test drives: o Honda City e o Volkswagen Virtus são as duas opções que preenchem especificamente esses requisitos. Os sedãs sempre foram um ícone de status e elegância. São carros que chamam a atenção, ainda que a popularidade dos SUVs tenha ofuscado um pouco o seu prestígio nos últimos anos.
A categoria evoluiu, mas nem todos estão dispostos a investir cerca de 6 dígitos (faixa de R$100 mil) em um modelo médio. Os sedãs compactos, por sua vez, são a opção perfeita para quem deseja um carro justo e eficiente para o dia a dia sem precisar abrir mão do glamour da categoria.
Porém, não se engane. Embora não estejam no topo do mercado como seus irmãos de marca Civic e Jetta, eles entregam muita qualidade e requinte em todos os aspectos. Continue a leitura para conferir!
Honda City: visão geral
O Honda City é um veterano da categoria. Chegou ao Brasil em 2009, mas já era produzido mundialmente desde 1981. O carro só começou a incorporar elementos do Honda Civic em sua terceira geração e, hoje, na sexta (2ª no Brasil), seu design remete bastante a outro sucesso da marca, o Honda Fit.
Assim como praticamente todos os modelos da montadora japonesa, o City é um carro honesto. Isto é: entrega exatamente o que propõe, nem mais nem menos. Essa “honestidade” agrada bastante o público do Brasil e faz dele um dos carros mais vendidos da categoria por aqui. Confira as atuais versões (2019) do Honda City:
- Honda City DX 1.5 MT;
- Honda City Personal 1.5 CVT;
- Honda City LX 1.5 CVT;
- Honda City EX 1.5 CVT;
- Honda City EXL 1.5 CVT.
Volkswagen Virtus: visão geral
Derivado do Novo Polo, o Volkswagen Virtus é um dos ícones da nova geração de veículos da montadora alemã. Estreou no Brasil em 2018 e compartilha, além do visual, a plataforma, a motorização e detalhes de acabamento do hatch premium da VW.
Ao analisar o veículo mais de perto, porém, fica claro que o Virtus não é apenas uma versão sedã do Polo. O carro tem personalidade própria e traz muitas inovações, o que faz dele um deleite à parte para os amantes de tecnologia. Confira as atuais versões (2019) do Volkswagen Virtus:
- Volkswagen Virtus MSI 1.6 MT;
- Volkswagen Virtus Comfortiline 1.0 TSI AT;
- Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI AT.
Honda City e Volkswagen Virtus: comparativo
Com versões variando entre R$60 mil e R$80 mil, City e Virtus são concorrentes diretos no mercado, porém, são carros muito diferentes. Vamos compará-los em detalhes agora.
Design e dimensões
O City apresenta lanternas, linhas e para-choques inspirados no Honda Fit em uma carroceria semelhante à penúltima geração do Civic. Suas dimensões são: 4,45 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de distância entre os eixos.
No Virtus, embora os traços sejam do Polo, o perfil se assemelha bastante com o Jetta e suas dimensões são mais generosas. O sedã conta com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de entre-eixos (cerca de 10 centímetros a mais que o Polo).
Motorização e desempenho
No Honda City, todas as versões são equipadas com o motor 1.5 i-VTEC, a atual geração de motores da Honda,
que entrega 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque (com etanol). Nas versões Personal, LX, EX e EXL, a mecânica é combinada com um câmbio CVT de sete velocidades que atinge 100 km/h em cerca de 11 segundos.
O Volkswagen Virtus utiliza câmbio Tiptronic e oferece duas opções de motor: o 1.6 16V flex MSI na versão de entrada com 117 cv e 16,5 kgfm de torque (com etanol) e o 1.0 turbo TSI com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque que equipa as demais versões. Ambos os motores chegam a 100 km/h em cerca de 10 segundos.
Consumo
Em números absolutos, o Honda City MT foi o que mostrou mais economia no ciclo urbano (12,4 km/litro com gasolina), já no ciclo rodoviário, o motor com câmbio manual da Honda empata com o 1.0 TSI AT do Virtus (14,6 km/litro com gasolina).
Entretanto, esses valores são variáveis e, em geral, a eficiência dos motores é semelhante. Veja só.
Honda City MT
- Cidade: 8,6 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina;
- Estrada: 10,3 km/litro com etanol e 14,6 km/litro com gasolina.
Honda City CVT
- Cidade: 8,5 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina;
- Estrada: 10,3 km/litro com etanol e 14,5 km/litro com gasolina.
Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT
- Cidade: 8,2 km/litro com etanol e 11,9 km/litro com gasolina;
- Estrada: 9,5 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina.
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT
- Cidade: 7,8 km/litro com etanol e 11,2 km/litro com gasolina;
- Estrada: 10,2 km/litro com etanol e 14,6 km/litro com gasolina.
Acabamento interior e espaço
O City 2019 é espaçoso e recebeu um interior com novos detalhes no acabamento e uma lista de equipamentos mais robusta que a linha anterior. Entre as novidades, estão os novos revestimentos para os bancos e para a manopla do câmbio.
Quem conhece o interior do Polo não se surpreenderá com o acabamento interno do Virtus, mas perceberá um ganho de espaço que torna o veículo mais confortável para todos os ocupantes. O material predominante no
interior é o plástico, mas de qualidade e muito bem encaixado. Em relação aos porta-malas, o Honda City oferece 536 litros de capacidade e o Virtus 521 litros.
Equipamentos e diferenciais
O City vem equipado com airbag duplo, ABS com EBD, cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix e outros
de série. A versão topo de linha, EXL, também oferece airbags de cortina, central multimídia com tela sensível ao toque e GPS, acabamentos de couro, câmera de ré de três ângulos e luzes diurnas e lanternas em LED.
O grande destaque do Virtus é o Active Info Display, o seu painel totalmente digital com 10,25 polegadas que permite diversas opções de configuração e personalização. De série, o sedã compacto da VW também oferece direção elétrica, airbags laterais, freios ABS com EBD, Isofix e outros.
Na versão Highline, os principais diferenciais são as rodas de liga leve de 15 polegadas, o volante com paddle shifts, porta-luvas refrigerado, LEDs diurnos, ar-condicionado automático e partida sem chave.
Opcionais disponíveis
O Honda City não oferece nenhum pacote opcional. O comprador, portanto, conta apenas com os equipamentos listados em cada uma das versões. O Virtus, por sua vez, oferece dois pacotes de opcionais.
- Safety Pack: inclui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, display TFT e bloqueio eletrônico de diferencial;
- Connect Pack: nesse pacote, além dos itens do Safety Pack, o cliente também leva rodas de liga leve aro 15, rádio Composition Touch com AppConnect e volante multifuncional.
Podemos concluir que ambos são carros modernos e eficientes, igualmente capazes de entregar o conforto, a segurança e a economia que o público desse segmento procura. O Honda City tem um legado, inspira a confiança da sua marca e traz um acabamento de boa qualidade. O Volkswagen Virtus é uma novidade de peso com uma proposta tecnológica que agrada muitos consumidores.
Esse é o típico embate que divide públicos. Só mesmo analisando os dois veículos de perto para descobrir qual deles mais combina com você. Independentemente da sua escolha, porém, lembre-se de contar com uma empresa de confiança para auxiliá-lo nesse processo e garantir a segurança da sua compra.
Nós, do Grupo AB, estamos nesse mercado desde 1968 ajudando pessoas a realizarem o sonho de ter um carro próprio. Entre em contato conosco e venha conhecer o Honda City e Volkswagen Virtus em uma de nossas lojas!