Tudo o que você precisa saber sobre carros elétricos!
Saiba por que os carros elétricos são a escolha do futuro: eficiência, zero emissões e economia. Explore todas as vantagens agora!
Eles chegaram com toda força e expressividade para agarrar uma boa fatia do mercado automobilístico brasileiro.
Estamos falando dos carros elétricos, opções mais econômicas e sustentáveis do que os tradicionais por seu comprometimento com o meio ambiente e com a economia referente a combustível, além, claro, de tecnologia de ponta.
Os chamados carros do futuro têm tudo aquilo que imaginávamos anos atrás: sustentabilidade, design futurista e economia. Só ainda não voam!
Para saber mais sobre estes veículos e a razão de estarem sendo um boom no Brasil, siga a leitura!
O que é um carro elétrico?
Por definição, carro elétrico é aquele que funciona por eletricidade armazenada em sua bateria interna recarregável e não faz uso de combustíveis fósseis.
A energia armazenada na bateria alimenta o motor, possibilitando a tração que coloca o automóvel em movimento.
Os carros elétricos podem ser carregados em estações próprias ou com carregadores wallbox usando eletricidade doméstica.
Como os automóveis elétricos funcionam?
O funcionamento é bastante simples: ao contrário dos carros tradicionais que funcionam por combustão de combustível para sua movimentação, nos carros elétricos o tanque de combustível é substituído por baterias de armazenamento eficiente da energia elétrica.
Fios que conduzem eletricidade levam a um inversor que, convertendo a corrente contínua armazenada nas baterias em corrente alternada, chega ao motor e coloca o veículo em movimento, pronto para locomoção.
Pelo motor elétrico ser diretamente ligado ao diferencial, os carros elétricos possuem uma espécie de câmbio de marcha única.
Por não haver a queima de combustível fóssil, por consequência, a emissão de poluentes na atmosfera é reduzida a nível zero.
Outra característica que faz dos carros elétricos uma inovação econômica é seu sistema de regeneração, responsável por recuperar energia em frenagens, proporcionando maior eficiência no armazenamento de energia.
Como carregar a bateria de um veículo elétrico?
A bateria dos carros elétricos pode ser recarregada em estações de carregamento, que já vem tomando espaço e se popularizando, principalmente nas grandes capitais do país, mas também é possível usar a corrente elétrica doméstica para seu recarregamento.
Carregadores de maior potência otimizam o carregamento, sendo possível, em alguns modelos, recarregar de 10% a 80% de bateria em trinta minutos.
Dicas para escolher um carro elétrico
Na hora de escolher um carro elétrico, é fundamental se atentar a algumas questões básicas e necessárias para fazer a melhor escolha. Tais como:
Definir suas necessidades e orçamento: Considere qual quilometragem você costuma dirigir, em qual tipo de solo, faça o cálculo dos seus gastos com combustível e manutenção, considere quantas pessoas costumam usar o carro e qual é o seu orçamento geral e a verba voltada para gastos com o veículo.
Avaliar a autonomia e a bateria: A autonomia de um carro elétrico pode variar e não ser, na prática, geralmente a mesma calculada pelo fabricante, dependendo de diversas condições.
Verifique a capacidade de bateria e pesquise sobre a vida útil dela e a garantia oferecidas pelo fabricante.
Considerar a infraestrutura de recarga: Busque por pontos de recarga na sua cidade e quais são as melhores opções de recarregamento da sua bateria.
Analisar os custos de manutenção e seguro: Apesar de carros elétricos geralmente terem um custo de manutenção menor do que os tradicionais, o seguro para um carro elétrico pode ter valor acima de seguros para carros a combustão.
Faça a comparação para definir se vale a pena.
Fazer um test drive: Verificar a dirigibilidade e o conforto, além do desempenho do carro alinhado com seu estilo de direção também é uma dica importante antes de adquirir o seu veículo elétrico.
Pesquisar e comparar diferentes modelos e tipos: Já existe uma grande gama de carros elétricos de diversos modelos e marcas no Brasil, além de diferentes tipos, que veremos a seguir.
Trace paralelos e descubra qual tipo e modelo cabe melhor no seu bolso.
Considerar os incentivos e benefícios fiscais oferecidos: Alguns carros elétricos, dependendo da região do país, possuem benefícios fiscais como isenção de pagamento do IPVA.
Informe-se sobre essas possibilidades antes da sua aquisição.
Quais são os tipos de carros elétricos?
Carros elétricos são divididos em algumas categorias, conforme características importantes. São elas:
HEV
Os chamados HEV são popularmente conhecidos como carros híbridos, que combinam o melhor dos dois mundos: um motor elétrico e um motor tradicional a combustão, oferecendo versatilidade e economia no consumo, sem perda de potência.
Em baixas velocidades, usam o motor elétrico; em velocidades mais intensas, com necessidade de aceleração, o motor a combustão entra em cena.
Os carros híbridos não possuem emissão zero, como os carros 100% elétricos, mas são menos poluentes que os veículos tradicionais, com queima esporádica de combustível e regeneração de bateria através dos movimentos de frenagem.
PHEV
Já os carros PHEV, que também são carros híbridos, possuem cabo de recarga de bateria, ou seja, proporcionam uma autonomia maior para o motor elétrico.
Existem modelos que podem operar a maior parte do tempo no modo elétrico, alternando para o motor convencional apenas quando necessário.
Há modelos que continuam usando a opção de frenagem regenerativa, apesar do carregamento externo possível.
BEV
Os modelos BEV possuem autonomias que variam e são recomendados para áreas urbanas.
Funcionam exclusivamente com motor elétrico e seu carregamento é feito somente por carregadores externos, sem frenagem regenerativa.
Suas baterias recarregáveis são extremamente econômicas e a emissão de poluentes é zero.
FCEV
Os carros da categoria FCEV possuem uma diferença importante: eles utilizam hidrogênio em sua geração de energia, o que significa emissão de água e calor apenas, sendo uma fonte completamente sustentável.
Estações de recarga de hidrogênio ainda é um processo em desenvolvimento e expansão, mas seu uso possibilita uma autonomia muito próxima aos veículos comuns, por combustão, mesmo sem emissão de poluentes.
As principais vantagens de ter um carro elétrico
Adquirir um carro elétrico é muito mais do que apenas contar com tecnologia de ponta e conforto. Eles oferecem grandes vantagens que vão muito, muito além.
Não libera poluentes
Compromisso de emissão zero é a premissa dos carros elétricos, tornando-se sustentáveis e sem prejuízos à camada de ozônio.
Diminuir a pegada de carbono é um compromisso global e que vem sendo levado muito a sério pelas montadoras.
A eletrificação dos meios de transporte é um grande passo em direção a um futuro mais ecologicamente equilibrado e livre de poluição.
Excelente performance
Quando falamos de performance em carros elétricos, falamos em um torque quase instantâneo, que proporciona aceleração invejável aos carros tradicionais
Com o centro de gravidade mais baixo em comparação aos veículos tradicionais, o carro elétrico permite uma dirigibilidade muito confortável com baixo consumo de energia.
Funciona de forma mais silenciosa
A performance dos carros elétricos supera a dos tradicionais em conforto, dirigibilidade e na forma silenciosa com que o veículo é conduzido!
Pode parecer algo pouco importante, mas é incrível a forma como uma condução mais silenciosa proporciona conforto para os ocupantes, mas também contribui para a diminuição da poluição sonora em grandes centros urbanos, por exemplo.
Custo de abastecimento reduzido
A expansão dos carros elétricos no Brasil se deu, principalmente, pelo aumento dos custos de combustível. Mais vantajoso e inteligente, o carro elétrico demanda menores custos, mesmo nas versões híbridas.
Com muita eficiência, alguns modelos oferecem carregamento regenerativo por frenagens e armazenamento excepcional da energia nos reservatórios de bateria.
Manutenção facilitada
A manutenção de carros elétricos possui custos mais baixos em comparação com carros tradicionais, ao contrário do que é imaginado por muitas pessoas.
Por possuir um sistema de funcionamento mais inteligente e intuitivo do que os sistemas a combustão convencionais, os carros elétricos estão tornando obsoletos alguns serviços e peças, como troca de óleo, água e peças como correias e caixas de transmissão.
Incentivos governamentais
Trazendo uma série de benefícios para a sociedade no geral, os governos geralmente oferecem benefícios e incentivos fiscais para quem opta por adquirir um carro elétrico.
No Brasil já existem descontos importantes (que podem chegar a 100%) em alguns impostos, como o IPVA.
Ainda com legislação que varia de estado para estado, aqueles que não possuem isenção total, geralmente contam com isenção parcial ou descontos expressivos.
Em São Paulo, grande metrópole do país, carros elétricos possuem a vantagem de não participarem do sistema de rodízio.
Alta eficiência
A grande eficiência dos carros elétricos é, se não o mais, um dos maiores benefícios de se ter um veículo elétrico, visto que além de todos os benefícios pessoais, ainda contribui de várias formas para a sociedade no geral.
Excelente dirigibilidade, menos poluição sonora, zero poluentes, alto nível de tecnologia, economia e conforto, tudo reunido em um veículo só.
Entre para o grupo de apaixonados por carros elétricos e vivencie a melhor experiência em automóveis que você pode esperar!
O Grupo AB possui as melhores ofertas do mercado, desde a consultoria de vendas até formas facilitadas de financiamento do seu carro elétrico para obter todas as vantagens que este artigo trouxe. Entre em contato já!