Veja como o ChatGPT está sendo usado em veículos da Mercedes
Array
O ChatGPT, usado nos carros da Mercedes-Benz, é uma tecnologia que chegou para revolucionar a experiência dos motoristas e trazer muito mais conforto e praticidade. De fato, depois que essa ferramenta de Inteligência Artificial generativa se tornou uma realidade em nossas vidas, tomou conta do mercado e impactou diretamente a forma como os assistentes de pesquisas são usados.
Nos veículos da marca, essa IA foi incorporada ao atual sistema de assistência por voz, chamado MBUX Voice Assistant para que tudo aconteça conforme os critérios de qualidade do setor automotivo, via parceria com a Microsoft.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste texto como o ChatGPT está sendo usado em veículos da Mercedes e os seus principais benefícios. Acompanhe!
Entenda como funciona o ChatGPT
O ChatGPT causou uma verdadeira revolução nos primeiros meses de 2023, na forma como a tecnologia auxilia a nossa vida no dia a dia. Desenvolvido pela empresa OpenAI, esse chatbot de tecnologia generativa representa uma sigla para "Generative Pre-Trained Transformer" e foi baseado em redes neurais e machine learning, com foco em respostas de diálogos virtuais.
A proposta principal é que esse recurso possa aprimorar a experiência de recursos oferecidos e já aclamados no mercado por assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Alexa. Desde o lançamento ao público em novembro de 2022, a ferramenta se tornou um sucesso por oferecer uma forma bastante prática e dinâmica de conversar e obter respostas de pesquisas.
De modo geral, toda a arquitetura do ChatGPT envolve uma rede neural chamada Transformer, projetada para lidar com textos. Esse modelo possui diferentes camadas, o que faz com que os recursos principais trabalhem diretamente com palavras-chave e os diferentes significados que as palavras podem ter. Como resultado, os usuários recebem modelos extremamente avançados de geração de texto.
Respostas criativas
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o ChatGPT não usa um banco de dados fixo na internet para gerar as suas repostas de forma automática. O que acontece é que ele forma respostas criativas por meio de um processo de geração de linguagem que combina diversos elementos e técnicas.
Um dos principais destaques desse chatbot da OpenAI é que ele passou por um processo de aprendizado prévio com treinamento por uma vasta quantidade de texto, que combina diferentes fontes da internet. Isso fez com que a Inteligência Artificial adquirisse conhecimentos sobre a linguagem e o mundo. Isso quer dizer que, além de ter acesso às informações já existentes, ela consegue criar coisas totalmente do zero com base em seu aprendizado sobre história, ciência, cultura, literatura, entre outros.
Tudo isso dentro de um modelo de linguagem que gera repostas de textos de acordo com os comandos solicitados e dentro de um contexto considerado adequado a cada tipo de situação. No quesito criatividade, vale ressaltar ainda a incrível capacidade de combinar frases de maneira surpreendente com o desenvolvimento de analogias, conceitos, piadas e até mesmo metáforas.
A capacidade do ChatGPT de fornecer respostas criativas é uma característica interessante, mas é fundamental que os usuários as avaliem criticamente e as usem com cautela, especialmente em situações que envolvam precisão ou conhecimento específico.
Saiba como a tecnologia do ChatGPT é usada na Mercedes
O ChatGPT agora ganha destaque no setor automotivo, graças à Mercedes. Em uma ação inovadora, a marca decidiu trazer o chatbot e seu sistema de assistência por voz: MBUX Voice Assistant. . A integração, neste caso, será feita com Azure OpenAI Service que reúne informações empresariais da ferramenta e a Inteligência Artificial construída pelo sistema da Microsoft.
Com isso, a dinâmica no trânsito se torna muito mais prática, segura e interativa, pois basta um natural comando, como por exemplo, "Oi, Mercedes", para que a tecnologia responda a qualquer tipo de pergunta e traga as informações atualizadas. Isso impede, por exemplo, que o motorista precise acionar o celular enquanto dirige ou precise estacionar o veículo para fazer outras atividades.
Privacidade de dados
A Mercedes teve uma preocupação especial em reafirmar o seu compromisso com a privacidade dos dados pessoais fornecidos, garantindo que a segurança atualmente em vigor seja mantida. Além disso, a integração com o chatbot se encaixa nos valores de uso da tecnologia da marca, que deseja incluir na vida dos clientes soluções eficientes e inovadoras.
Sistema operacional MBUX
Para entender melhor os diferenciais do recurso de inovações do chatGPT, vamos falar mais sobre o MBUX, o sistema operacional que equipa os veículos da Mercedes. Ele é reconhecido como um dos mais avançados do mercado e permite que os motoristas controlem várias funções do carro e do sistema de entretenimento sem precisar tirar as mãos do volante.
Com a chegada do chatbot aos carros, os usuários conseguem desfrutar de uma gama ainda maior de interações, bem como receber respostas abrangentes e naturais. Inclusive, essa ferramenta é particularmente útil para consultas sobre informações perigosas, dados geográficos de pontos de interesse e atividades próximas, bem como informações gerais de navegação e dados do veículo.
Os motoristas de Mercedes nos Estados Unidos que possuem carros dentro do sistema "infotainment” MBUX já usam a função desde junho com o comando de voz: “Ei Mercedes, quero entrar no programa beta” e espalham pelas redes sociais uma série de comentários positivos.
Ficou claro como o ChatGPT é usado na Mercedes e os seus principais diferenciais. Isso representa um avanço significativo na experiência dos usuários de veículos, oferecendo uma ampla gama de benefícios. Os motoristas podem esperar cada vez mais interações naturais e respostas abrangentes, facilitando a realização de tarefas enquanto permanecem focados na estrada.
Aproveitou as novidades do texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que todos conheçam as inovações da Mercedes-Benz no mercado automotivo.