Veja 5 dicas de segurança para evitar que seu carro seja roubado
Array
Tem o sonho de comprar um automóvel novo e percebeu que ele está ficando cada vez mais perto? Realmente, essa é
uma ótima aquisição. Porém, é preciso ter alguns cuidados para não ter o seu precioso carro roubado. Afinal, você não quer que tudo se transforme em pesadelo.
Ao longo deste texto você acompanhará 5 dicas simples para evitar que isso aconteça. Continue com a gente e não perca!
1. Invista em um bom sistema de alarme
Ter um carro roubado é uma das piores sensações e quem já passou por isso sabe o quão importante é investir em um bom sistema de alarme. É verdade que ele não impedirá que o furto seja praticado, mas é preciso lembrar que os bandidos procuram facilidade.
Ao visualizar um carro com alarme e outro sem, qual você acha que tem maior probabilidade de ser furtado? Invista pelo menos em um sistema simples e, se possível, em um mais completo, que venha com um cortador de ignição. Rastreadores também são muito eficientes e não custam tão caro.
2. Utilize um cortador de ignição
Muitos dos alarmes completos têm a opção de cortador de ignição. Ou seja, o veículo não funciona a menos que tenha um controle codificado próximo a ele. Caso você seja abordado enquanto estiver dirigindo, saiba que, após alguns metros, se o dispositivo não estiver próximo ao automóvel, este começa a falhar, morre e não funciona mais.
Porém, com algum conhecimento ou com a ajuda de um mecânico experiente e confiável, é possível instalar a conhecida “chavinha” que desconecta a bobina, impedindo que o veículo pegue. Essa é uma forma barata de, ao menos, atrapalhar a ação dos bandidos e tentar desestimulá-los.
3. Procure estacionar em locais movimentados e com boa iluminação
Durante a noite, jamais estacione em locais escuros e isolados. Procure uma região com boa iluminação e, se não encontrar nenhum local seguro, é preferível pagar por um estacionamento regulamentado a ter o seu carro roubado. Contudo, fique atento e evite deixar a chave em posse de manobristas.
De dia, a regra é basicamente a mesma: evitar ao máximo deixar o veículo em locais mais afastados. Em vez disso, procure uma região com movimento de pessoas e preste bastante atenção ao seu redor, mesmo em ambientes considerados seguros, como o estacionamento de um shopping ou de um supermercado.
4. Sempre verifique as portas e janelas do carro ao sair
De acordo com Gustavo Caleffi, especialista em segurança e diretor de uma empresa de gestão de riscos, a principal causa de muitos dos furtos é a falta de atenção por parte dos motoristas. Portanto, sempre que estacionar o seu carro, verifique se as portas e vidros realmente estão fechados.
Quando o veículo tem algum dispositivo automático de trava, é comum nos esquecermos de verificar e, caso ele falhe, saiba que a possibilidade de alguém perceber e tentar algo é grande. Também é importante não deixar nenhuma fresta nos vidros, pois, ainda que pequenas, elas facilitam o roubo.
5. Não deixe objetos de valor dentro do carro
Outra questão está relacionada a objetos deixados no interior do veículo e à vista de qualquer indivíduo. Leve os pertences com você, pois, quando mantidos dentro do carro, podem chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas — e tudo o que elas esperam é um descuido seu para efetuar o roubo.
Como você viu, existem várias dicas para evitar ter o carro roubado. Ainda assim, uma das melhores maneiras de se proteger é por meio de um bom seguro automotivo. Faça uma pesquisa, escolha uma cobertura que agrade e, principalmente,
que caiba em seu orçamento para proteger seu patrimônio de forma eficiente.
Viu como não é difícil se proteger? Siga agora mesmo as nossas redes sociais e aprenda muito mais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin e Google Plus!