Validade da CNH 2022: veja os principais pontos
Array
Dirigir é fundamental para o estilo de vida da grande maioria das pessoas, seja por questões profissionais, seja apenas por facilitar a rotina pessoal. No entanto, para fazer isso sem problemas, é imprescindível estar em sintonia com as exigências da legislação. Pensando nisso, preparamos um post falando sobre os principais pontos da validade da CNH 2022.
Trata-se de uma mudança importante, pela qual o poder público visa desburocratizar os trâmites, beneficiar a sociedade e usar a tecnologia para trazer mais facilidades para o cidadão, além de reduzir os próprios custos operacionais. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura.
Afinal, o que é a nova lei da CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento muito importante e obrigatório para quem deseja conduzir carros, motos, caminhões ou qualquer tipo de veículo terrestre. A nova lei da CNH, portanto, consiste em uma espécie de atualização das regras que regulamentam sua concessão e uso, uma vez que as normativas antigas já estavam em vigor desde 1997.
Com os avanços da tecnologia e novas demandas da sociedade brasileira, foi necessário atualizar, simplificar e desburocratizar processos, o que foi feito por meio de mudanças que entraram em vigor em 1° de junho de 2022. A substituição da documentação antiga não precisa ser imediata, sendo feita apenas a partir de renovações e novas emissões.
O que mudou na validade da CNH 2022?
Um dos pontos de mudança que mais chamaram a atenção foi a validade da CNH 2022. Muito provavelmente, a mais significativa foi a dos prazos dos exames de aptidão física e mental, que era de apenas 5 anos ou 3, para maiores de 65 anos. Naturalmente, isso era algo que causava transtornos e fazia com que muita gente rodasse em desacordo com a legislação.
Agora, o período aumentou para 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, 5 anos quem tem 50 anos ou mais e 3 anos para os condutores com idade igual ou superior a 70. Além disso, as novas regras exigem que os habilitados nas categorias C, D e E precisem apresentar um resultado negativo no exame toxicológico para fazer a renovação.
Quais são os benefícios da nova lei da CNH?
Não é apenas na questão da renovação que a nova lei da CNH beneficiou o cidadão. Um ponto positivo é a sustentabilidade, tendo em vista que ela pode ser expedida na forma física e digital. Em termos de praticidade, houve a incorporação de um código internacional usado em passaportes, possibilitando o embarque em terminais de autoatendimento de aeroportos.
Houve também uma flexibilização no número de pontos de multas, que era uma reclamação constante entre quem trabalhava dirigindo ou circulava muito com o carro. Anteriormente, o limite máximo era de apenas 20 pontos. Agora, é possível chegar a 40, desde que não haja uma infração gravíssima registrada na carteira.
Como você pôde ver, não foi só a validade da CNH 2022 que mudou, mas muitos outros pontos positivos foram adicionados com as alterações da legislação.
Gostou de aprender sobre a validade da CNH 2022? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!