Up! É o compacto com manutenção mais barata do Brasil
Volkswagen up! tem baixo valor de peças e revisões nas versões 1.0 MPI e 1.0 TSI
Aquele carro que cheira a novo é sonho de consumo para muita gente. Mas é sempre bom lembrar que, assim que o zero km sai da concessionária, uma lista de obrigações e despesas pega carona com ele: além de seguro obrigatório e do IPVA, é preciso fazer revisões para não perder a garantia, e isso implica em usar peças originais no caso de alguma avaria.
Volkswagen Up
A Uol Carros fez o levantamento do custo médio de manutenção dos hatches compactos vendidos no mercado. Elaboraram uma cesta de peças com 13 itens: a cesta de peças inclui filtro de combustível; filtro de óleo; jogo de amortecedores (dois dianteiros e dois traseiros); pastilhas dos freios dianteiros; para-choque dianteiro; para-choque traseiro; jogo de velas; filtro de ar do motor; correia dentada ou corrente; kit do retrovisor externo; conjunto do farol; conjunto da lanterna e conjunto do limpador do para-brisa. e colocaram na conta o valor das revisões obrigatórias até 60.000 km (média de 3 anos de uso) para você ter uma ideia do quanto gastará com o sonhado carro novo.
Nesse levantamento feito pela Uol Carros, foi criado um Top 10:
1º - Volkswagen up!
2º - Nissan March
3º - Volkswagen Gol
4º - Toyota Etios
5º Hyundai HB20
6º - Volkswagen Fox
7º - Fiat Uno
8º - Renault Sandero
9º - Ford Ka
10º - Fiat Palio
Dentro do top 10 podemos encontrar a predominância da Volkswagen, contando com 3 carros da sua linha.
Volkswagen Gol
1º - Volkswagen up!
O subcompacto esbanja modernidade na plataforma e na mecânica e por isso garantiu o ouro. Nada assusta muito no pós-venda do carrinho: revisões até 60.000 km ficam abaixo de R$ 2.600 e as peças têm preços justos. Um jogo de amortecedores, por exemplo, sai por R$ 577,56. Só as pastilhas de freio dianteiras (R$ 343,40) e o para-choque frontal (R$ 745) fogem um pouco do tom. A melhor notícia é que o up! TSI cobra só R$ 470 a mais neste custo total de peças e revisões, mas entrega muito mais diversão.
Up! 1.0 MPI
+ Cesta de peças: R$ 3.825,04
+ Revisões até 60 mil: 2.596,14
Total: R$ 6.421,18
Up! 1.0 TSI
+ Peças: R$ 4.196,50
+ Revisões: R$ 2.694,98
Total: R$ 6.891,48
Volkswagen Fox
3º - Volkswagen Gol
Com o mesmo motor de três cilindros do up!, o Gol goza de componentes em conta: os quatro amortecedores saem por R$ 508,41, enquanto as pastilhas de freio (R$ 263,17) e o conjunto do retrovisor externos (R$ 268,35) são mais baratos que os do up! aspirado. As revisões até 60 mil km têm quase o mesmo valor, só que peças como para-choques (R$ 838,56 e R$ 873,63) e farol (R$ 505,94) são mais caras. O Gol 1.6 fica atrás justamente pelas revisões, que custam R$ 2.752. As peças saem basicamente pelo mesmo valor, com exceção do filtro de ar, vendido por R$ 40,58, contra R$ 23,79 do 1.0; e da correia dentada (R$ 89,69), quase a metade.
Gol 1.0
+ Peças: R$ 4.060
+ Revisões: 2.591,58
Total: R$ 6.651,48
Gol 1.6
+ Peças: R$ 3.966,20
+ Revisões: 2.752,00
Total: R$ 6.718,20
6º - Volkswagen Fox
O Fox com motor tricilíndrico só não é mais barato de manter do que os outros VW já citados por conta de detalhes... espantosos: o maior vilão é o para-choque traseiro, que custa R$ 1.163,03. O jogo de amortecedores também é mais caro que os dos companheiros de vitrine: R$ 661,56. O 1.6 carrega componentes que custam praticamente o mesmo que os das versões 1.0 (a correia dentada, porém, é 50% mais barata). Contudo, as revisões programadas saem por quase R$ 220 a mais. Já as do CrossFox com o eficiente 1.6 16V MSI de 120 cv ficam só R$ 120 mais salgadas que as do 1.6 de 104 cv.
Fox 1.0
+ Peças: R$ 4.766,86
+ Revisões: 2.591,58
Total: R$ 7.358,44
Fox 1.6
+ Peças: R$ 4.671,80
+ Revisões: 2.806,26
Total: R$ 7.478,06
CrossFox 1.6 16V
+ Peças: R$ 4.869,98
+ Revisões: R$ 2.906,72
Total: R$ 7.776,70
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