Troca de filtro no carro: conheça os principais e como trocar!
Array
Redução da eficiência do carro, aumento do consumo de combustível e sensação de que o motor está “pesado”. Se você perceber algum desses sinais ao dirigir, é provável que o culpado seja um equipamento muito importante: o filtro de carro.
Apesar do que muitas pessoas imaginam, um automóvel possui diferentes tipos de filtros. Seja qual for o modelo, o objetivo da peça é sempre o mesmo: evitar a presença de impurezas em determinados equipamentos e, assim, garantir o bom funcionamento do veículo e a tranquilidade do condutor ao dirigir.
Quer saber qual é a importância do filtro de carro, seus principais tipos e como é feita a troca do equipamento? Continue a leitura!
Qual a importância de trocar o filtro de carro?
A principal função dos filtros do veículo é atuar como uma peneira, de modo a impedir que sujeiras e partículas grandes cheguem a alguns equipamentos, sendo o principal o motor do automóvel. Além de garantir o bom funcionamento do carro, os filtros evitam que as peças estraguem de forma prematura e até mesmo ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes.
Quando esses acessórios não passam pela manutenção adequada ou não são trocados no prazo especificado pelo fabricante, diversos problemas começam a aparecer. Entre eles está o desgaste de peças antes do previsto, o entupimento do motor e um maior consumo de combustível.
Sabia que um problema nos filtros pode até mesmo afetar a saúde do motorista? É o caso de desgastes no filtro de ar-condicionado, cujo papel é garantir que o ar dentro do veículo fique mais limpo e sem impurezas. Se ele apresentar problemas, a poluição e os odores no ar não serão barrados e o bem-estar do condutor será comprometido.
Quais os principais tipos de filtro de carro?
Entre os filtros mais importantes para o desempenho do carro estão o de óleo, combustível e ar-condicionado. A seguir, listamos as principais características de cada modelo e quais sinais eles apresentam quando é hora de realizar a troca.
Filtro de óleo
Durante seu funcionamento, o motor automotivo gera e absorve inúmeros detritos. As principais impurezas vêm do ar na forma de areia, fuligem, detritos de asfalto, entre outras. Como essas partículas podem se infiltrar por todo o motor e afetar seu funcionamento, a atuação do filtro de óleo é fundamental.
Graças à atuação desse equipamento, o óleo do motor permanece sempre limpo e a lubrificação dos componentes ocorre de forma adequada. O filtro também contribui para proteger o motor e prolongar a sua vida útil, bem como economizar combustível e melhorar o desempenho do motor.
É possível encontrar dois tipos de filtro de óleo. Um deles é o refil, que possui apenas um elemento filtrante, enquanto os demais componentes estão no bloco do motor. O segundo é o filtro blindado, que é formado por nove peças e é mais eficiente para retirar as impurezas.
Veja o momento ideal para fazer a troca
A recomendação é que o filtro de óleo seja trocado sempre que for feita a troca de óleo do motor. Afinal, se a substituição não for realizada, o óleo novo vai se misturar com o óleo antigo presente no interior do filtro, o que pode causar problemas.
Filtro de combustível
Além do filtro de óleo, outro filtro presente no carro e que tem um papel fundamental é o de combustível. Ele está localizado entre o tanque e o motor e tem como função filtrar o líquido dentro do tanque, retirando impurezas e permitindo ao combustível chegar ao cilindro de combustão o mais puro possível.
Esta peça tem o formato de um cilindro com duas pontas. O combustível com resíduos passa por uma ponta e sai pela outra o mais puro possível, caindo direto no cilindro de combustão. Na maioria das vezes, as impurezas são invisíveis a olho nu, aparecendo na forma de ferrugem, poeira, água, ferro, partículas orgânicas, entre outros.
Quando o filtro de combustível está com problemas, um dos reflexos é a dificuldade para dar a partida. Afinal, a presença de partículas estranhas atrapalham a queima de combustível e o processo de combustão. Além disso, o carro consome mais combustível, pois o líquido é mais demandado na combustão.
Veja o momento ideal para fazer a troca
Em geral, o indicado é trocar o equipamento a cada dez mil quilômetros rodados, momento em que a sujeira presente no filtro começará a prejudicar o carro. Mas a durabilidade da peça pode variar bastante, como o uso do veículo e o local em que ele é guardado quando está parado.
Filtro do ar-condicionado
Se no passado o ar-condicionado era um acessório de luxo, hoje ele está presente na maioria dos carros. Nesse sentido, um item que se tornou bastante comum nos últimos anos é o filtro de ar-condicionado, também chamado de filtro de cabine.
Todo o ar que você respira dentro do automóvel passa por esse filtro. Quanto mais sujo ele estiver, pior será a qualidade do ar e maiores serão os riscos para a sua saúde. Isso porque ele tem a função de reter todo tipo de sujeira — como poeira e fuligem — e eliminar as impurezas para garantir a qualidade do ar.
Hoje em dia, o filtro de ar-condicionado é feito com carvão ativado, o que faz com que, além de retirar as partículas, odores também sejam eliminados da cabine.
Veja o momento ideal para fazer a troca
Para que o ar dentro do carro esteja sempre em ótimas condições, é recomendado fazer a troca do filtro de ar-condicionado uma vez ao ano ou a cada 15 mil km. Porém, a durabilidade da peça pode ser afetada por outros fatores, como o ambiente em que o motorista trafega, pois vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, reduzem a sua vida útil.
Como você conferiu, o filtro de carro é essencial para garantir o bom desempenho do veículo, além de evitar danos à saúde do motorista e até mesmo aumentar a segurança na direção. Por isso, garanta que todos os filtros do seu automóvel sejam substituídos no prazo certo e faça manutenções periódicas para evitar problemas nesses equipamentos e em outras partes do carro.
Gostou de saber mais sobre o filtro de carro? Temos certeza de que seus amigos também vão se interessar pelo tema. Por isso, compartilhe este post nas suas redes sociais e leve o conhecimento a mais pessoas!