Triumph motorcycles: saiba mais da história da marca!
Array
No mundo das motocicletas, a Triumph motorcycles se destaca como uma verdadeira lenda, moldando décadas de emoções e aventuras sobre o asfalto. Do icônico modelo Bonneville que definiu uma era ao desempenho arrojado da Speed Triple, cada motocicleta Triumph conta uma história única.
E o melhor de tudo é que ela consegue se adaptar perfeitamente às mudanças ao longo dos anos e às necessidades dos usuários de maneira bastante contemporânea. Para que você tire todas as dúvidas e conheça mais sobre a marca, vamos falar neste artigo sobre sua história e as decisões comerciais ao longo do tempo.
Acompanhe.
Entenda como a Triumph motorcycles começou
Renomada marca de motocicletas, a Triumph motorcycles tem uma incrível história no segmento, que começou no ano 1902. O seu primeiro modelo foi produzido no Reino Unido, mais especificamente em Coventry. O motor usado era um Minerva de 2.2 cv que fez com que ela ficasse conhecida como o modelo número um do segmento.
Já em 1907, diante de tamanho sucesso no mercado, a marca desenvolveu um novo motor de 3.5 cv e aumentou a linha de produção para 1.000 unidades. O aumento da demanda incentivou a mudança da fábrica para Priory Street, que também fica em Coventry, porém, apresentava maior estrutura para o desenvolvimento das ideias.
A partir do avanço da Primeira Guerra Mundial, em 1915, a marca acabou sendo escolhida para fornecer o modelo Tye H “Trusty”, para elevar o desempenho das tropas aliadas. Isso representou um aumento muito expressivo na produção e uma série de melhorias de desempenho. Inclusive, nessa mesma época, de 57.000 motocicletas feitas na fábrica, 30.000 traziam 499 cc com refrigeração a ar e um cilindro (pioneira nesse tipo de tecnologia).
No ano de 1947, a fábrica de Coventry aumentou significativamente de tamanho e contava com cerca de 3.000 colaboradores. A produção anual já alcançava a marca de 30.000 unidades, o que representa um marco para a época em comparação com os concorrentes do setor automotivo. Outro marco importante chegou em 1936, quando as produções de carros e motos ganharam mais dinâmica e Edward Turner recebeu a indicação de chefe do setor de design.
Em 1937, Turner introduziu o Speed Twin (T100), um motor de dois cilindros com 498 cc, capaz de atingir 144,84 km/h. Esse modelo inovador tornou-se um padrão para as motocicletas Triumph nas quatro décadas seguintes.
Bombardeiro na fábrica
Durante os anos de 1940 a 1945, mais de 50.000 motocicletas foram vendidas para as tropas militares. A fábrica de Priory Street foi bombardeada em 14 de novembro de 1940, levando à instalação temporária em Warwick, até a inauguração da nova fábrica em Meriden, em 1942.
Após o retorno da paz em 1946, a Triumph retomou a produção, concentrando-se em três modelos principais: Tiger T100, Speed Twin e uma pequena "touring" de 349 cc e 3T, todos equipados com braço telescópico no garfo dianteiro.
Em 1954, a Thunderbird 6T de 650 cc ganhou destaque no filme "O Selvagem", com Marlon Brando como piloto. Em 1955, Johnny Allen estabeleceu um notável recorde de velocidade, atingindo 310,60 km/h em uma Thunderbird de 650 cc nas Bonneville Salt Flats.
Modelo icônico
O icônico modelo Bonneville (T120 com 650 cc) nasceu em 1959, homenageando o local do recorde de velocidade da Triumph. Em 1963, a Trophy TR6 650 foi pilotada por Steve McQueen no filme "Fugindo do Inferno".
Na década de 1960, a Triumph continuou a conquistar vitórias nas corridas, incluindo a vitória de Buddy Elmore, na Daytona 200 em 1966 e o recorde de velocidade de 395,25 km/h do protótipo Gyronaul X-1, em Bonneville Salt Flats.
O ano de 1968 marcou o lançamento da Trident BSZ Rocket 3 de 750 cc e três cilindros. A década de 1970 trouxe sucessos contínuos, incluindo vitórias nas corridas e o apelido de "Slippery Sam", para Malcolm Uphill.
Em 1975, a produção da Bonneville continuou com a formação de uma cooperativa pelos trabalhadores da fábrica de Meriden. No entanto, a fábrica fechou em 1983, e John Bloor adquiriu o nome da Triumph.
Renascimento
O renascimento da Triumph ocorreu em 1990, com o lançamento de seis novos modelos. Em 1994, a Speed Triple marcou o retorno da Triumph ao segmento esportivo. A linha de motocicletas foi expandida ao longo dos anos, incluindo lançamentos notáveis, como a Rocket III em 2004 e a Daytona 675 Triple em 2006.
Em 2010, a Triumph lançou a primeira motocicleta com sistema de transmissão de potência por correia de 1.600 cc. O ano de 2011 trouxe uma série de lançamentos, e, em 2012, a marca celebrou 110 anos com novos modelos e modificações importantes.
Com um market share de 6,2% no segmento acima de 500 cc em 2013, a Triumph continua sua expansão, estabelecendo presença em vários países ao redor do mundo, consolidando-se como uma das marcas mais tradicionais no universo das duas rodas.
Conheça os modelos de maior sucesso da Triumph motorcycles
Ao longo dos anos, a Triumph continua a inovar e expandir sua linha de produtos para atender a diversos gostos e necessidades dos motociclistas. Cada modelo tem suas próprias características, contribuindo para o sucesso contínuo da marca no mercado de motocicletas.
Veja a seguir.
Triumph Bonneville
Lançada em 1959, a Bonneville se tornou um ícone da marca. Com design clássico e desempenho confiável, continua a ser uma das linhas mais populares da Triumph.
Triumph Tiger
A linha Tiger, especialmente os modelos de aventura e turismo, ganhou popularidade significativa. A Tiger 800 e a Tiger 1200, por exemplo, são apreciadas por motociclistas que buscam versatilidade e desempenho em diferentes condições de pilotagem.
Triumph Speed Triple
Introduzida em 1994, a Speed Triple trouxe a marca de volta ao segmento esportivo. Conhecida por sua combinação de estilo agressivo com desempenho emocionante, a Speed Triple conquistou fãs em todo o mundo.
Triumph Daytona
Modelos como a Daytona 675 Triple, lançada em 2006, têm sido aclamados por sua performance em competições e super testes, consolidando a presença da Triumph no cenário esportivo.
Triumph Rocket III
Lançada em 2004, a Rocket III é uma cruiser poderosa e imponente. Com seu motor de três cilindros de 2.294 cc, é uma das maiores motocicletas em produção em série no mundo.
Agora você já conhece os diferenciais da marca Triumph motorcycles e os principais motivos para ficar de olho nesse modelo de veículo. Para quem busca experiência em duas rodas personalizada e diferente em potência e qualidade em vários níveis, é essencial buscar por uma concessionária de confiança como o Grupo AB, que também disponibiliza essa opção incrível de marca em seu catálogo.
Gostou das informações do artigo e se interessou pela marca? Então aproveite e conheça nossa nova loja AB Marina Triumph que é imperdível para os amantes da velocidade em duas rodas.