Tiguan ou Compass: qual a melhor escolha para você?
Array
Tiguan ou Compass? Atualmente, o mercado automotivo nacional oferece diversas opções de veículos, para todos os gostos e necessidades. Alguns apresentam diferentes características, mas se aproximam bastante no que diz respeito aos valores e, assim, podem figurar na lista de alternativas de um futuro comprador.
Vale ressaltar, então, que isso acontece ao comparar o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan. Entre os dois existe uma série de distinções, é claro: o Tiguan tem 29 centímetros a mais em comprimento, mas a distância cai para 15 centímetros no quesito entre-eixo, por exemplo.
Além do mais, sua potência ultrapassa o Compass em 50 cavalos: 220 contra 170. Por outro lado, semelhanças também são notadas nos modelos. Continue a leitura e saiba qual deles representa a melhor compra para você!
Consumo
O Tiguan é campeão em autonomia, apresentando um consumo médio bem mais vantajoso do que o Jeep. O carro da Volkswagen faz em torno de 10 km/l usando gasolina e 7km/l com etanol na cidade.
Já na estrada, os números são 11,7 km/l e 8km/l, respectivamente. O Jeep é capaz de fazer 9 km/l com gasolina e 6km/l utilizando etanol na cidade, enquanto em rodovias atinge as marcas de 11 km/l e 7,5 km/l.
Tecnologia
A alta tecnologia não poderia ficar de lado nas duas opções. O Tiguan e o Compass disponibilizam portas elevatórias elétricas, sendo a do primeiro uma porta remota que permite o uso mesmo quando as mãos estão ocupadas. Para isso, basta bater o pé na região do para-choque traseiro.
Além do mais, o Tiguan tem a ferramenta Volkswagem Digital Cockpit. Nesse visor, de dimensão de 10 polegadas localizado na frente do painel, é possível observar todas as informações de direção.
Saiba que é muito simples personalizar essa ferramenta: você pode direcioná-la a mostrar inúmeras estatísticas a respeito da sua direção, dados do telefone, alerta de recursos de segurança etc. As facilidades otimizam uma melhor exibição da rota, simplificando todos os trajetos.
Ainda é necessário frisar que o Tiguan carrega alguns sistemas para aumentar a segurança. Chamado de Side Assist, um deles é capaz de deixá-lo ciente de qualquer carro que se aproxima do seu, evitando pontos cegos por estar tentando mudar de faixa ou sair de uma vaga de estacionamento.
Outro atende por Front Assist, e monitora seu caminho alertando sempre que houver um veículo ou pedestre em áreas próximas. Caso esse sistema indique a suposta ocorrência de uma colisão, ele pode realizar uma frenagem de emergência para impedir o choque acidental.
O Tiguan possui um sistema de câmera de visão traseira: quando o motorista engata a marcha ré, surge uma transmissão ao vivo do que vem atrás do carro na tela central dentro do veículo. Desse modo, o condutor garante a certeza de que o espaço está livre, e de que não existe nada no caminho durante a entrada ou saída de uma vaga de estacionamento.
Espaço
A maior diferença entre os dois automóveis é o espaço que oferecem aos passageiros.
Na parte interna do Jeep, há espaço para até cinco pessoas. O Tiguan traz uma fileira extra de lugares, permitindo o acesso de um máximo de sete indivíduos. Confira as dimensões do Tiguan e do Compass, respectivamente:
- pé direito frontal — 39,6 e 39,2 polegadas;
- quarto de ombro frontal — 57 e 56,7 polegadas;
- quarto de ombro da segunda fileira — 55,9 e 55,1 polegadas;
- altura livre da segunda linha — 39,1 e 38,5 polegadas.
Desse modo, é possível perceber que o Tiguan disponibiliza mais espaço. Caso você precise transportar uma quantidade alta de pessoas, ele representa uma ótima opção, visto que todos ficam confortáveis. Sendo assim, para escolher a melhor alternativa, coloque na balança suas necessidades.
Motor
Caso você esteja buscando um motor forte e potente, o Volkswagen Tiguan oferece mais do que o Jeep Compass. Na hora de subir ou transportar algum peso, a montadora alemã capacitou melhor seu veículo.
Vale a pena ressaltar que o torque do Tiguan é de 25,5 kgfm a 1.400 rpm. A rotação é muito baixa para a categoria, especialmente quando se compara ao concorrente: o rival entrega cinco kgfm a menos de torque a um giro de 4.000 rpm.
O Tiguan apresenta um motor de quatro cilindros em linha 2.0, 16V, com comando variável, injeção direta e turbo. Já o Jeep possui motor com quatro cilindros em linha, também 2.0 e com comando duplo variável, 26V. Os dois carros são flex.
Conforto
O design do Tiguan é superior ao do Jeep, já que carrega mais estilo e é mais imponente, sofisticado e confortável. Ele foi elaborado no México, encomendado sob medida para os americanos, com uma versão maior para os europeus.
No Tiguan, os passageiros conseguem esticar melhor as pernas no banco traseiro. Já as pessoas que ocupam a parte dianteira trafegam sempre bem confortáveis, ao mesmo tempo. Portanto, o modelo da Volkswagen é um carro para carregar toda a família ou os amigos, figurando entre as melhores opções para viagem.
Caso o percurso seja longo e você precise levar diversos itens, não terá contratempos com o Tiguan. O porta-malas desse veículo oferece um espaço muito mais amplo em relação ao Jeep: são 686 litros de capacidade.
Quer mais? Então pode escolher a opção Comfortline, já que ela garante capacidade para 710 litros. O Jeep apresenta números inferiores: somente 410 litros.
É essencial comparar as diferenças para conseguir escolher a melhor opção entre Tiguan ou Compass. Antes de fechar a compra, aliás, não se esqueça ainda de considerar suas principais necessidades. Saiba que cada carro tem especificidades, logo é preciso ficar atento para não tomar a decisão errada.
Para garantir eficiência no processo, conte com uma concessionária de confiança e bem conceituada no mercado para selecionar o modelo mais recomendado. É o caso, por exemplo, do Grupo AB, uma empresa séria, conhecida no mercado e que trata sempre a satisfação dos clientes como prioridade.
Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico!