Sinistro de carga: saiba mais sobre!
Array
Mesmo que o motorista de caminhão atue de forma prudente no trânsito e adote todas as medidas necessárias para garantir a sua segurança, ainda assim ele estará sujeito a diversos riscos no dia a dia. Um deles é a ocorrência do sinistro de carga.
Provavelmente você já ouviu falar sobre esse tipo de sinistro, mas você sabe tudo sobre ele? Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é o sinistro de carga, quais são os seus principais tipos e o que você deve fazer caso passe por essa situação. Acompanhe!
O que é sinistro de carga?
Também chamado de sinistro de transporte, o sinistro de carga representa a perda ou avaria da mercadoria transportada em decorrência de algum imprevisto. É o caso de um acidente de trânsito, roubo ou furto, por exemplo.
Quais são os tipos de sinistro de carga?
As situações que mencionamos no último tópico definem alguns dos tipos de sinistro de carga existentes, mas elas podem variar de acordo com o seguro de transporte. A seguir, listamos as principais:
- sinistro de acidente – ocorre quando o veículo sofre um acidente de trânsito ao transportar a mercadoria, seja devido a um incidente ou uma avaria do caminhão durante o percurso;
- sinistro de roubo ou furto – nesse caso, a carga é roubada ou furtada e não há evidências de onde ela está;
- sinistro de perda total – ao contrário do sinistro de acidente — em que a carga pode ser apenas parcialmente danificada — no de perda total ao menos 75% do material é perdido;
- sinistro de transporte internacional – ocorre durante uma viagem fora das fronteiras nacionais, o que envolve processos mais complexos e burocráticos.
O que fazer em caso de sinistro de carga?
Quando há a ocorrência de um dos tipos de sinistro de carga que listamos, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para informar o caso. Por isso, é sempre importante ter os principais canais da seguradora à sua disposição, como telefone, e-mail ou WhatsApp.
Se a carga foi apenas parcialmente comprometida, proteja-a contra possíveis furtos. Além disso, busque preservar todas as provas da ocorrência. Caso tenha ocorrido um acidente e a culpa seja do outro motorista, por exemplo, mantenha-o por perto para dar suporte à investigação. Além disso, lembre-se de registrar um boletim de ocorrência, pois essa é a melhor forma de você se resguardar.
A próxima etapa consiste na vistoria feita pela seguradora. Trata-se de um processo obrigatório em todos os sinistros, cujos gastos são de responsabilidade da empresa. Durante a vistoria, são apurados as causas do sinistro e se o motorista foi responsável ou não pelo incidente.
Nesse momento, é fundamental listar todos os produtos transportados, tanto os que foram perdidos ou sofreram avarias quanto os que não foram danificados. Além disso, apresente todos os documentos e comprovantes solicitados pela seguradora para comprovar o sinistro e garantir que ele seja investigado de maneira correta.
Ter atenção ao dirigir e se preocupar com a segurança ao transportar mercadorias são dicas essenciais para evitar que um sinistro de carga ocorra. Mas sabemos que imprevistos acontecem e nem sempre é possível evitá-los. Portanto, conte com um seguro de qualidade, que tenha todas as coberturas adequadas às características do trabalho que você executa e um plano de gerenciamento de riscos eficiente.
Gostou de saber mais sobre o sinistro de carga e quer conferir outras orientações importantes para você? Siga as nossas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook e Twitter!