Saiba como funciona o seguro de moto e o que encarece esse serviço
Array
Ter um seguro de moto é uma maneira eficiente de dar mais tranquilidade ao motociclista em casos de imprevistos, roubos ou acidentes, porém uma das principais dificuldades na hora de escolher a melhor opção está nos altos valores cobrados pelo mercado.
Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar algumas dicas que podem ser úteis antes de fechar negócios. Continue e leitura e acompanhe!
A importância de contratar o seguro de moto
Motos são veículos bem mais frágeis que carros, caminhões e outros tipos, por isso seus condutores estão proporcionalmente expostos a muito mais riscos e perigos cotidianamente.
Nesse contexto, fazer um seguro de moto garante que o motociclista tenha mais tranquilidade para circular com garantias contra roubo, incêndio, colisão, furto, danos a terceiros, assistências 24 horas etc.
Fatores que influenciam no valor do seguro de moto
Entre os pontos que influenciam na hora de definir o valor do seguro da moto estão:
- marca e modelo da moto: quanto mais cara e atual for a moto, maior será o valor do seguro;
- cilindrada da moto: a cilindrada pode ser usada como um fator com poder de influência na cotação — sendo assim, motos mais potentes ou esportivas tendem a apresentar apólices mais caras, em contrapartida às motos do estilo custom que, por geralmente serem usadas para passeios em baixa velocidade, apresentam apólices mais baratas;
- perfil do condutor: condutores mais jovens tendem a estar mais expostos a riscos, por isso o valor do seguro é maior para essa faixa etária, mas além da idade também são levados em consideração fatores como tempo de carteira de habilitação, histórico do condutor, entre outros;
- local em que a moto vai ser guardada: quanto mais a moto ficar exposta a riscos, maiores são as chances de prejuízos, o que acaba encarecendo o valor do seguro.
Formas de tornar o seguro de moto mais barato
Instale um localizador
O localizador diminui o valor do seguro, pois ajuda a encontrar o veículo com mais facilidade caso furtos ou roubos venham a acontecer. Existem rastreadores que podem ser acompanhados por dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets, o que facilita muito o acompanhamento do veículo no cotidiano.
Além de saber a localização da moto, o dispositivo também pode ser capaz de enviar avisos e alertas de movimentos, começar o rastreamento e, até mesmo, travar o funcionamento da moto, caso seja necessário.
Use alarme com sensor de presença
O alarme também é uma forma de inibir assaltos, o que contribui para a diminuição dos riscos e, consequentemente, o valor do seguro. A versão com sensor de presença pode ser ativada sempre que necessário, sendo possível acioná-la por um controle que emite um sinal capaz de soar um alarme quando atitudes suspeitas forem identificadas, conforme os padrões de uso do aparelho.
Guarde a moto em um local seguro
Guardar a moto em uma garagem segura ou estacionamento fechado é outro meio de diminuir o valor do seguro. Como o CEP é um dos pontos analisados para definição do valor, os índices de violência da região também podem influenciar nos valores pagos pelo condutor.
Quando precisar deixar sua moto sozinha, procure sempre estacioná-la em um local protegido, como em estacionamentos ou garagens.
Pesquise várias seguradoras
Antes de escolher a seguradora o ideal é realizar uma pesquisa de mercado e comparar os preços oferecidos, assim como suas vantagens e coberturas. Quanto mais informação o motociclista tiver, maior será seu poder de negociação, por isso é indicado ficar atento.
O ideal é fazer um estudo das opções do mercado e também pedir indicações para amigos e familiares que já tenham adquirido serviços semelhantes.
Viu como dá para conseguir negociar o valor do seguro de moto? O importante é entender que não vale a pena ficar sem, uma vez que não é tão difícil assim passar por situações que demandem esse tipo de cobertura e proteção do seu bem.
Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado e nossas!