Refinanciamento de veículo: entenda como funciona e quando fazer
Array
Uma situação comum a empresas e pessoas físicas é passar por períodos de dificuldade financeira, que tendem a ser transitórios. Estar nessa situação faz com que se busque meios para revertê-la, e o refinanciamento de veículo é uma alternativa com taxas menores e maior facilidade para a obtenção do crédito desejado.
Por ter um bem em garantia, a instituição que fará o refinanciamento não se restringirá a uma análise minuciosa do histórico do cliente, e os juros também são menores que os usualmente praticados pelo mercado. Trata-se de uma excelente opção para quem precisa de dinheiro e não pode abrir mão de ter um veículo.
Quer saber mais sobre o refinanciamento de veículo? Continue a sua leitura e saiba quais são os principais aspectos desse tipo de crédito. Confira!
O que é o refinanciamento de veículo?
O refinanciamento de veículo é uma das modalidades de acesso a crédito oferecida por bancos e instituições financeiras autorizadas a trabalhar com esse tipo de serviço. Para isso, o tomador do crédito colocará em garantia um veículo que esteja em seu nome, cuja propriedade passará a ser da instituição que concedeu o crédito em caso de inadimplência.
Nessa modalidade, a propriedade do veículo permanecerá em nome do tomador do empréstimo, embora alienado para a instituição financeira. Isso quer dizer que o dono do automóvel não poderá vendê-lo sem a expressa anuência da instituição concedente, que estipulará condições para essa venda, como o repasse de valores obtidos a ela ou a troca da garantia.
Mas é justamente a certeza de recebimento, prestada pela garantia, que permite que condições mais benéficas sejam dadas ao tomador do empréstimo, por reduzir drasticamente o risco sobre a negociação.
Quando quitado o empréstimo, o que acontece quando o devedor consegue pagar todas as parcelas do montante recebido pelo banco, dentro das condições estabelecidas, o veículo deixará de estar alienado à instituição financeira, e o dono terá a propriedade plena sobre o bem.
Como funciona o refinanciamento?
Um dos requisitos cobrados pela instituição que concederá o crédito é que não exista financiamento sobre o veículo dado em garantia. Ainda assim, algumas instituições concedem crédito sobre veículos com parcelas a serem pagas, tendo como base o valor já quitado. Nesse caso, o valor do empréstimo será menor, mas continua a ser uma boa opção para quem precisa de crédito e pode contar com essa modalidade.
Como é de se imaginar e, em razão dos valores dos veículos estarem sujeitos à depreciação natural em razão do ano e quilometragem rodada, é comum que a avaliação do veículo quitado seja feita de acordo com a tabela FIPE. Ela reúne todos os modelos comercializados no país e faz a cotação do valor de acordo com o ano e modelo.
É uma forma objetiva de se aferir o valor do bem que será posto em garantia, além de ser bastante transparente. Avaliado do veículo, a instituição financeira concederá um valor que varia entre 70 a 90% do verificado, sendo o maior percentual aplicado a veículos mais novos e mais caros e o menor conferido aos veículos mais velhos e baratos.
O recomendável é que o tomador pleiteie apenas o valor que necessita como empréstimo, portanto tenha em mente a quantidade de que você precisa para honrar com seus compromissos. Isso facilitará o acesso ao crédito, taxa de juros e parcelas menores, bem como permitirá quitar o empréstimo em menor prazo.
O comum é que sejam aceitos veículos com até 10 anos de uso, sendo raro as que aceitem veículos de mais de 15 anos. A razão é a maior ou menor liquidez do bem, pois veículos mais velhos podem encalhar nos feirões da financeira, ou exigir gastos elevados para a manutenção antes da venda.
Em relação ao prazo do empréstimo, o usual é que sejam dados 48 meses para o tomador quitá-lo. Mas é possível que se consiga condições diferentes de acordo com o caso concreto, o que será negociado entre a instituição e o cliente.
Vale a pena fazer o refinanciamento?
Isso deve ser bastante ponderado por quem cogita o refinanciamento, e questões como a necessidade de se ter um carro é uma das considerações a serem feitas. É importante saber que carro é um passivo financeiro, que gera gastos com manutenção, combustível e impostos. Em alguns casos, vendê-lo ou pegar um modelo mais barato pode ser mais vantajoso.
Por outro lado, muitos atualmente contam com a renda obtida por meio de aplicativos como Uber e 99, e não são todos os veículos que são aceitos por eles. Nesse caso, por ser de fato uma ferramenta de trabalho, o refinanciamento é mais atraente do que deixar de ter ou adquirir um veículo de menor valor.
O mesmo é válido quando o carro é utilizado por outras razões profissionais, como aquelas que demandam o deslocamento entre cidades. Ter alguma segurança profissional, ou seja, uma atividade que mesmo que esteja em um momento de dificuldades possibilitará o pagamento das parcelas, é uma das condições que permitem que o refinanciamento seja uma boa alternativa.
Como conseguir o refinanciamento?
Para refinanciar o seu veículo, é preciso procurar por uma instituição séria e comparar as condições oferecidas. O valor da avaliação do seu veículo não pode ser discrepante com o da Tabela FIPE e nem as taxas de juros abusivas, por ser essa uma modalidade que, justamente, oferece poucos riscos para as instituições financeiras.
Também é necessário saber que aquele veículo que você com muito esforço e trabalho conseguiu quitar para chamar de seu, deixará de ter tal status enquanto o refinanciamento não houver sido quitado.
Mesmo assim, reitera-se, é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro de forma urgente, especialmente se vier acompanhada do devido planejamento financeiro, para que não se corra o risco de perder o veículo para a instituição bancária.
Ciente de tudo o que foi apresentado neste post, selecione seus documentos pessoas, comprovante de renda, residência e os documentos do veículo, e faça uma pesquisa entre as instituições financeiras em busca das melhores condições.
Gostou de saber sobre o funcionamento do refinanciamento de veículo? Então siga nossas redes sociais e mantenha-se bem informado. Nós estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!