Quais são os riscos de andar de carro com o tanque na reserva?
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Quem nunca se esqueceu de abastecer ou deixou para depois e acabou rodando com o tanque na reserva? Provavelmente todo condutor já fez isso, e sabemos que tal ação pode ser prejudicial. Mas afinal, quais são os riscos e o que pode acontecer se isso for uma prática constante?
Ao longo deste texto vamos mostrar o porquê dessa atitude ser prejudicial e nada econômica. Continue com a gente e fique por dentro!
Queima da bomba de combustível
A função da bomba de combustível é bem básica e de conhecimento da maioria das pessoas: levar o material do reservatório até o motor. Nos motores que utilizavam carburador, esse componente costumava ser totalmente mecânico e andar com o tanque na reserva não representava um grande problema.
Porém, com a evolução dos veículos e a chegada da injeção eletrônica, as bombas passaram a ser elétricas. Uma das questões que muitos motoristas desconhecem é que esse sistema utiliza o próprio combustível para manter a temperatura ideal de trabalho e, quando em pouca quantidade, acontecerá o sobreaquecimento.
Como resultado, além de falhas no motor, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível, pode ocorrer a queima da bomba e o reparo não é nada barato. Para que você tenha uma ideia, o custo pode chegar facilmente a mais de R$ 700,00, dependendo do modelo do carro.
Resíduos vindos do fundo do tanque podem acabar saturando o filtro de combustível, fazendo com que a bomba precise de um esforço maior para levar o material ao motor. Essa sujeira também pode ser bastante prejudicial ao desempenho do carro, principalmente se chegar aos bicos injetores.
Entupimento dos bicos injetores
Ainda que você utilize um combustível de qualidade e tenha a certeza de que ele não está adulterado, ele contém pequenas partículas que são prejudicais ao motor. O que acontece é que elas costumam ficar no fundo do tanque e, ainda que algumas sejam sugadas pela bomba, ficam presas no filtro de combustível.
Contudo, quando o tanque fica na reserva, boa parte desse material acaba sendo sugado e, por consequência, saturam o filtro. Se esse material chegar aos bicos injetores, pode ocorrer o seu entupimento. O primeiro sinal que você vai perceber é o carro falhando e um aumento considerável no consumo. Se esta situação permanecer, pode ocorrer a queima do componente.
O número de bicos injetores costuma ser igual ao de cilindros, o que nos carros mais populares fica entre três e quatro. Se um deles falhar ou queimar, além da troca, você vai ter que arcar com os custos da mão de obra e da regulagem da injeção eletrônica além, claro, de ter uma enorme dor de cabeça.
Multa por pane seca
Além dos danos ao veículo, andar com o tanque na reserva aumenta o risco de uma pane seca, ou seja, a parada por falta de combustível. Além de elevar as chances de um acidente e a possibilidade de roubos, tal ato é considerado uma infração, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
A multa pela parada devido à falta de combustível é de R$ 85,13 e você perde 4 pontos na carteira. Para que isso não aconteça, de acordo com o especialista Henrique Pereira, engenheiro e membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE, o ideal é trafegar com pelo menos ¼ do tanque e planejar bem as viagens, principalmente as mais longas.
Andar com o tanque na reserva não é um pecado capital e você pode fazer isso quando for necessário. Contudo, não faça dessa uma atitude rotineira pois, como você viu, o seu bolso pode ser bastante prejudicado. Também é uma boa ideia ter o controle do quanto o veículo já andou, uma vez que o medidor de nível pode falhar e nem sempre é possível confiar nele.
Agora que você já sabe como andar com o tanque na reserva pode ser prejudicial, assine nossa newsletter e aprenda muito mais com ótimos conteúdos!