Para que serve o fluido de freio? Tiramos essa e outras dúvidas!
Array
A segurança é um dos aspectos mais importantes durante a direção, pois basta um simples descuido ou uma falha mecânica para que o pior aconteça. Nesse momento, um dos itens cruciais para a segurança no trânsito é o sistema de freios e seus componentes, incluindo o fluido de freio.
Entender para que serve o fluido de freio, sua importância e a hora certa de trocá-lo é essencial para evitar acidentes e garantir trajetos e viagens mais seguras. Pois é justamente isso o que vamos abordar ao longo deste artigo. Continue a leitura e confira!
O que é e para que serve o fluido de freio?
Como o próprio nome diz, o fluido de freio é um líquido hidráulico utilizado no sistema de freios do veículo. Sua principal função é transferir a pressão exercida pelo motorista sobre o pedal de freio até as pastilhas e sapatas, atuando em conjunto com os tambores e discos. Dessa forma, contribui diretamente para que a frenagem do automóvel aconteça.
O fluido também é responsável pela lubrificação de todo o sistema. Desse modo, faz com que todos os componentes funcionem de maneira adequada, de modo que a pressão do pedal chegue até as rodas sem interferências.
Qual é a importância do fluido de freio?
Quando você aciona o freio do carro, o esperado é que ele pare, certo? Caso o fluido de freio esteja velho ou não seja de qualidade, será necessário pisar muito mais fundo para que a frenagem ocorra, o que aumenta as chances de acidentes e outros imprevistos.
Portanto, podemos dizer que o fluido de freio é essencial para a segurança no trânsito, pois faz com que o sistema de freios funcione de maneira eficiente e apresente um desempenho adequado.
Qual é a hora de trocar o fluido de freio?
O ideal é que a troca do líquido seja feita a cada dois anos ou após 20 mil quilômetros rodados. Mas para garantir que tudo está funcionando bem, a orientação é verificar o nível do fluido e suas características uma vez ao ano ou a cada 10 mil quilômetros.
Vale destacar que, diferentemente de outros líquidos do veículo, o fluido de freio deve ser trocado por completo, e não simplesmente completado até o nível ideal. Isso porque, quando o sistema é aberto, todo o restante de fluido presente no sistema precisa ser substituído.
Quais sinais indicam que é hora de trocar o fluido?
Verificar o estado do fluido de freio é fácil, pois basta ter atenção aos indícios de que há algo errado com o líquido. Veja os principais sinais, a seguir.
Prazo de validade
Assim como qualquer produto, o fluido de freio tem validade, que gira entre um e dois anos. Após o prazo de vencimento, pode haver acúmulo de água nas tubulações e no reservatório, e a frenagem pode ser comprometida.
Luz de freio acesa no painel
Quando esse sinal luminoso aparece, o motivo pode ser diversos problemas, entre eles um alerta para o reservatório do fluido.
Nível do fluido
O nível está abaixo do mínimo? é hora de trocá-lo por completo, pois, caso contrário, problemas vão começar a aparecer;
Dificuldade na frenagem
Outro sinal que reforça a necessidade de trocar o líquido é a dificuldade para acionar os freios com eficiência. Isso indica que há um acúmulo de água no sistema.
Depois de entender para que serve o fluido de freio, agora você sabe a importância desse líquido para o veículo e a necessidade de trocá-lo nos prazos especificados. Portanto, faça as verificações e manutenções necessárias com frequência e preserve o sistema de freios do seu carro para ter mais segurança ao volante.
Quer continuar se aprofundando nos componentes do sistema de freios? Saiba o que é e para que serve uma pastilha de freio!