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Pane elétrica no carro: 7 principais causas

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Pane elétrica no carro: 7 principais causas


Ter a viagem interrompida por causa de uma pane elétrica no automóvel é o tipo de coisa que ninguém quer passar, certo? Justamente por isso a manutenção preventiva é fundamental.


Ela deve ser realizada na periodicidade correta e por mecânicos especializados, para detectar com antecedência e reparar qualquer falha ou peça defeituosa, garantindo o bom desempenho do carro. Apesar disso, nunca é demais saber o que fazer em caso de pane no veículo — afinal, em algumas situações, o defeito pode ser descoberto e solucionado facilmente.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo as principais causas de pane elétrica no carro. Vamos a elas?

1. Fusíveis

Se houver qualquer fusível quebrado, ou mesmo com um cabo solto, ele pode comprometer o funcionamento da parte elétrica. Logo, mantenha sempre uma caixa reserva desses componentes no seu veículo, para trocá-los caso seja preciso.

Segundo o Diretor da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), Marcos Vinícius Aguiar, se após a sua substituição o fusível vier a queimar novamente, é provável que algum item do sistema correspondente esteja em curto, com a queima da peça servindo para manter a sua integridade. Nesse caso, somente um eletricista de auto pode realizar o conserto.

2. Injeção eletrônica

Caso a luz acenda e o motor continue operando, isso significa que há uma falha na parte elétrica. Porém, se o carro parar assim que a luz acender, o sistema de injeção está com problemas. Nesse caso, não tente mexer nela. Somente uma concessionária ou um profissional especializado poderá solucionar o problema.

3. Bobina

A bobina é responsável pela produção da corrente de alta-tensão que gera faísca nas velas. Às vezes, ela pode superaquecer, parando de gerar a energia necessária. Isso compromete o funcionamento do veículo.

O jeito é esperar a bobina esfriar para que, em poucos minutos, o automóvel volte a ligar. Essa prática, porém, é uma reação de emergência. Logo que possível, leve o veículo em uma oficina.

4. Bateria

Se o indicador da bateria estiver aceso no painel, a falha pode estar no alternador ou na bateria. Com defeito, o alternador não consegue recarregar a bateria, fazendo com que a energia seja consumida totalmente sem repô-la. Existem duas opções para esse caso: fazer a recarga ou trocar a bateria.

5. Correia dentada

Acionada pelo motor e ligada ao comando de válvulas, a correia pode se romper com o veículo em movimento. Por isso, assim que você notar o rompimento, não dê partidas no carro, para evitar que os componentes empenem e danifiquem o cabeçote do motor.

Como prevenção, Aguiar recomenda que a troca deve ser feita a cada 50 mil km rodados, em concessionárias.

6. Bomba de combustível

Ocasionalmente, a bomba de combustível pode apresentar falhas e não conseguir injetar álcool ou gasolina na pressão ideal para o motor. Nessa situação, não há jeito: ela deve ser substituída. O processo, contudo, é rápido e pode ser realizado em
uma empresa especializada.

7. Iluminação

A queima frequente de lâmpadas indica um problema no sistema elétrico. Nunca utilize as de consumo superior ao recomendado pelo fabricante, pois elas podem sobrecarregar o sistema e fundir as fiações. Caso você queira lâmpadas mais intensas, Aguiar sugere a procura de um profissional capacitado para averiguar a melhor forma de fazer essa instalação.

Enfim, esperamos que as causas citadas acima possam ajudá-lo a saber como proceder diante de uma pane elétrica no seu carro. Agora, basta colocar essas recomendações em prática para evitar problemas graves e diminuir o custo do conserto!

Gostou do nosso post? Aproveite para se aprofundar no assunto e conheça também a importância da manutenção preventiva em veículos!




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