Geral

Novo Honda Civic Si: turbo, câmbio manual e mais torque

Publicado

Motor 1.5 turbo, inédito no Si, produz 208 cv e 26,6 mkgf a partir de 2.100 rpm

Novo Honda Civic Si: turbo, câmbio manual e mais torque

Motor 1.5 turbo, inédito no Si, produz 208 cv e 26,6 mkgf a partir de 2.100 rpm

Mostrado como conceito no Salão de Los Angeles, em novembro, o novo Honda Civic Si está pronto e será a grande atração da marca no Salão de Nova York, na próxima semana, nas versões cupê e sedã.

Se por um lado este é o primeiro Civic Si com motor turbo desde o lançamento da versão – em 1984, na terceira geração do modelo –, por outro é o que tem mais torque, dando fim às populares piadinhas envolvendo a falta de força em baixas rotações.

Em vez de um motor 2.0 ou 2.4 aspirado com apetite por giros altos, como nas gerações anteriores, o Si agora dispõe de uma configuração mais avançada do mesmo motor que já equipa o Civic Touring no Brasil: um 1.5 i-VTEC de quatro cilindros com turbo e injeção direta.

Enquanto no Touring ele rende 173 cv e 22,4 mkgf, acoplado a um câmbio CVT, no Si ele chega a 208 cv a 5.700 rpm e 26,6 mkgf de torque entre 2.100 e 5.000 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas. Para efeito de comparação, o antigo 2.4 tinha 206 cv (7.000 rpm) e 23,9 mkgf (4.400 rpm) e o anterior a ele, que era fabricado no Brasil, tinha 192 cv (7.800 rpm) e 19,2 mkgf (6.100 rpm).

Ou seja: o novo Si antige picos de potência e torque em rotações mais baixas que os antecessores, alterando radicalmente uma das características mais marcantes dos esportivos da Honda, sempre considerados “giradores”.

A Honda destaca outras evoluções no modelo, que está mais leve e rígido que o anterior. Tal como o Civic Touring, o Si tem sistema de direção com relação variável com dois pinhões, mas oferece rodas aro 18″ exclusivas com pneus 235/40 (o Touring usa 215/50 R17), para acomodar os discos de freio dianteiros de 12,3 polegadas.

O Civic Si também ganha uma suspensão mais esportiva, com amortecedores adaptativos. As mudanças incluem molas mais rígidas e barras estabilizadoras também mais rígidas (30% a mais na frente e 60% atrás), buchas mais duras e braços superiores ultra-rígidos compartilhados com o Civic Type R – a versão esportiva ainda mais potente, com 320 cv e 40,7 mkgf.

Os amortecedores adaptativos, a direção com relação variável e o tempo de resposta do acelerador sofrem mudança de acordo com o seletor de modos de condução do modelo. O modo “Normal” é orientado para o conforto, enquanto o “Sport” deixa a dirigibilidade do Civic Si mais sensível e intensa.

Por fora, o novo Honda Civic Si se difere dos demais pelo para-choque dianteiro com enormes tomadas de ar laterais (falsas) e pela grade pintada de preto (igual a do Civic Sport nacional). O para-choque traseiro também tem saídas de ar falsas, mas o que atrai olhares ali são a saída de escape central e o aerofólio – que na versão sedã é trocado por um spoiler também pouco discreto.

Na cabine, a versão esportiva do Civic recebe bancos esportivos revestidos de tecido e com o “Si” bordado em vermelho, além de costuras vermelhas no volante e na alavanca de câmbio, que tem pomo de alumínio. Ainda há apliques imitando fibra de carbono no painel e quadro de instrumentos com iluminação vermelha.

O pacote de equipamentos é equivalente às versões mais caras do Civic vendido nos EUA e inclui ar-condicionado dual-zone, bancos dianteiros aquecidos, sensor de chuva e central multimídia com tela de 7″ e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Com preço estimado pela Honda em 20 mil dólares, sem contar as taxas (cerca de R$ 62.800 na conversão direta), o novo Civic Si começa a ser vendido nos Estados Unidos em maio. Por enquanto, não há previsão de que ele chegue ao Brasil.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Honda. Visite uma das nossas lojas AB Mobara.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Quatro Rodas

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Geral Descubra os SUVs de luxo mais desejados no Brasil Descubra os SUVs de luxo mais desejados do Brasil! Saiba tudo sobre modelos como Mercedes-Benz, Volvo e suas vantagens exclusivas. Confira agora!
Publicado em
21 nov 2024
Geral Carros por Assinatura: Conheça o BYD Mais e suas vantagens Conheça o BYD Mais, sistema de carros elétricos por assinatura da BYD! Descubra modelos inovadores e vantagens exclusivas.
Publicado em
18 nov 2024
Geral Saiba como a gasolina aditivada protege e melhora seu carro Descubra como a gasolina aditivada protege o motor, melhora a performance e prolonga a vida útil do seu carro. Saiba mais sobre suas vantagens!
Publicado em
14 nov 2024