Notícias

Nova lei obrigará luzes diurnas em carros a partir de 2023

Publicado

Medida faz parte da implantação de novas regras para sistema de iluminação de veículos

Nova lei obrigará luzes diurnas em carros a partir de 2023

Medida faz parte da implantação de novas regras para sistema de iluminação de veículos

[object]

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou que a partir de 2023 todos os veículos 0 km terão que sair de fábrica com luzes diurnas de rodagem (DRL). O órgão também passará a exigir que essas luzes sejam ligadas automaticamente quando for dada a partida no carro. A medida faz parte da implantação de novas regras para o sistema de iluminação de veículos.

Outro item que será obrigatório é o indicador de direção lateral (setas nos espelhos ou na lataria). Estes devem estar presentes nos novos projetos de veículos a partir de 2021 e em todos os modelos 0 km a partir de 2023. Também a partir de 2021, não será permitida qualquer modificação nos dispositivos de luz externa dos veículos, como adesivos, pinturas, películas e troca de lâmpadas que não sejam como as originais o veículo.

Uma multa de 5 pontos na CNH e o pagamento de R$ 195 serão aplicados aqueles que descumprirem a lei.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo carro. Visite uma das nossas lojas do Grupo AB.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Auto Vídeos.

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Manutenção Veja como identificar problemas na bateria do carro Aprenda a identificar sinais de falha na bateria do carro e evite imprevistos. Veja causas comuns e dicas para prolongar a vida útil.
Publicado em
24 abr 2025
Carros Plano de assinatura de carro: veja como funciona Descubra como funciona o plano de assinatura de carro e conheça o Assine&Use do Grupo AB com modelos Nissan, VW e mais.
Publicado em
22 abr 2025
Carros Bateu o carro? Entenda quando é considerado perda total Saiba como é decretada a perda total de um carro, os critérios usados pelas seguradoras e o que fazer após um acidente. Leia agora!
Publicado em
17 abr 2025