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VW Up ou Nissan March: qual a melhor opção?

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VW Up ou Nissan March: qual a melhor opção?


VW up! e Nissan March são dois veículos muito procurados no Brasil, mesmo diante da forte concorrência no segmento dos compactos atualmente. Apesar de serem modelos de entrada, os pequenos não deixam a desejar em dispositivos de segurança, além da tecnologia em itens de série e opcionais.


Neste comparativo, apresentamos as principais características dos dois modelos para lhe ajudar a decidir qual deles mais combina com você! Continue a leitura e confira!

Entrada no mercado brasileiro

up! chegou ao mercado latino-americano em 2014, com a proposta de ser um automóvel enxuto, acessível e funcional — ideal para trafegar em grandes cidades. Entretanto, em 2015, o modelo ganhou melhorias robustas na motorização e
 em equipamentos, que chamaram a atenção do público brasileiro.

O Nissan March, por sua vez, chegou ao Brasil em 2011 e o foi primeiro carro popular japonês comercializado no país. Atualmente, é o modelo mais em conta da montadora e já possui uma nova versão reestilizada, com motorização mais moderna, que deve chegar por aqui em breve.

Versões atuais

Atualmente o VW up! está disponível em apenas três versões, que se diferem apenas no motor e nos equipamentos de tecnologia. A antiga versão de entrada, chamada Take Up!, foi descontinuada em 2018, mas ainda pode ser encontrada no mercado de seminovos. Os valores partem de R$56.350 e podem chegar a R$62.830.


  • Move up! 2019: sensores de estacionamento traseiro (Park Pilot), direção elétrica (Easy Drive), sistema de alarme com comando remoto (Keyless) e ar-condicionado com filtro de poeira e pólen;


  • Cross up! 2019: faróis de neblina, controle de tração (M-ABS), rack de teto longitudinal e frisos laterais com inscrição “cross”;


  • up! peper 2019: rodas aro 15” de liga leve, pneus de baixa resistência à rolagem (185/60/R15), acabamento interno escurecido, sensor de chuva, soleira das portas dianteiras com acabamento em alumínio.

O Nissan March, atualmente, conta com quatro versões diferentes, mantendo a antiga linha 1.0 com motorização mais simples e preço mais acessível. As opções também variam em equipamentos e no câmbio, que passa a ser automático a partir da versão 1.6 SV. Os preços variam de R$45.690 a R$64.490.


  • Nissan March 1.0 SV 2019: direção elétrica progressiva, limpador de para-brisas com 9 velocidades, airbags frontais, alarme de advertência sonoro para chave no contato;


  • Nissan March 1.6 SV 2019: todos os itens da versão anterior, com motor 1.6 de 4 cilindros;


  • Nissan March 1.6 SV CVT 2019: freios ABS com assistência de frenagem (BA) e controle eletrônico de frenagem (EBD), rodas de liga leve 15” e câmbio XTRONIC CVT com função overdrive;

  • Nissan March 1.6 SL CVT 2019: itens da versão anterior, mais rodas de liga leve aro 16”, aerofólio com brack light integrado, ar-condicionado digital e câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio.

Design

O design inicial do up! foi desenhado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone, que tentou criar um ícone semelhante ao Fusca — ou seja, um visual simples, mas que pudesse ser reconhecido à distância. O resultado foi um carro de aparência amigável, voltado para o funcionalismo — embora algumas de suas versões o tornem um pouco mais agressivo.

Dimensões do VW up!:


  • comprimento: 3.689 mm;
  • largura: 1.645 mm;
  • altura: 1.500 mm;
  • entre-eixos: 2.421 mm.

O Nissan March, por sua vez, apresenta um design em harmonia com outros modelos da marca, que, em breve, serão atualizados de acordo com as novas versões já comercializadas na Europa. No Brasil, até então, o compacto preserva a
forma clássica das gerações anteriores com pequenas modificações nos faróis e linhas. Assim como no up!, algumas versões podem deixar o March mais agressivo.

Dimensões do Nissan March:


  • comprimento: 3.827 mm;
  • largura: 1.675 mm;
  • altura: 1.528 mm;
  • entre-eixos: 2.450 mm.

Espaço e acabamento interno

O espaço interno é sempre visto com receio quando falamos em compactos, mas as montadoras criam soluções capazes de driblar as dimensões limitadas do veículo sem precisar sacrificar outras áreas, como os bagageiros. No up! e no March, por exemplo, o porta-malas comporta 285 litros e 265 litros, respectivamente.

O interior do compacto da Volkswagen foi aprimorado. Criticado pela cabine minimalista da sua primeira versão, o VW up! ganhou um novo acabamento e novos dispositivos a partir da linha 2018.

Inspirado no Golf, o painel ficou mais moderno com iluminação em LED, o volante possui comandos de som, viva voz e computador de bordo, os bancos receberam um novo revestimento e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas.

Já o Nissan March preserva um visual interno simples, mas com recursos interessantes, como display central de 6,75” sensível ao toque, conexão Bluetooth, visualização de fotos e vídeos, câmera de ré e GPS nativo.

Quanto ao espaço interno, ambos os compactos não fogem muito do esperado para os veículos do segmento, mas garantem conforto para o condutor e passageiros, ainda que suas medidas sejam modestas.

Segurança

O VW up! ostenta nota máxima no crash test realizado pela Latin NCAP, o primeiro automóvel de entrada produzido no Brasil a conquistar esse feito. Com uma estrutura reforçada, cintos de segurança com pré-tensionador e distribuição eletrônica de frenagem, o compacto da Volkswagen não deixa nada a desejar no quesito segurança.

O Nissan March, por outro lado, apresentou um resultado frustrante nos testes da Latin NCAP do ano passado, assim como o Chevrolet Onix — mas os resultados não parecem ter influenciado o volume de suas vendas. Ambas as montadoras já prometeram melhorias nas futuras versões dos seus veículos.

Apesar da nota ruim no crash test, o compacto da Nissan conta com airbags frontais e pode ser equipado com freios ABS associados ao controle eletrônico de frenagem, além de um assistente de frenagem exclusivo.

Potência do motor

O grande destaque no VW up! fica por conta do seu motor turbo 1.0 TSI, que equipa as versões mais robustas do modelo. Porém, a motorização 1.0 MPI aspirada, que acompanha as demais configurações do compacto, não deixa a desejar no desempenho.

Desempenho do VW up!:


  • motor 1.0 MPI: 82 cv de potência máxima (etanol) e 10,4 kgfm de torque máximo (etanol);
  • motor 1.0 TSI: 105 cv de potência máxima (etanol) e 16,8 kgfm de toque máximo (etanol).

O Nissan March comercializado no Brasil mantém a motorização das versões passadas, mas, apesar de não apresentar muitas
novidades, mostra-se muito eficiente para o dia a dia. Um motor turbo é esperado para os próximos anos, mas até lá o consumidor terá de se contentar com as versões 1.0 e 1.6 disponíveis.

Desempenho do Nissan March:


  • motor 1.0: 77 cv de potência máxima (etanol) e 10 kgfm de torque máximo (etanol);
  • motor 1.6: 111 cv de potência máxima (etanol) e 15,1 kgfm de torque máximo (etanol).

Consumo de combustível

Embora as motorizações variem bastante entre os dois modelos e suas versões, a média de consumo dos compactos é semelhante tanto em trechos urbanos quanto rodoviários. O VW up! já foi consagrado como o carro brasileiro mais econômico do país, mas recentemente perdeu a liderança para o Renault Kwid. Os números, você confere abaixo!

Consumo médio do VW up!:


  • cidade: 9,6 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina;
  • estrada: 10,7 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina.

Consumo médio do Nissan March:


  • cidade: 8,3 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina;
  • estrada: 10 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina.

Essas são as principais características do VW up! e Nissan March, dois compactos que já marcam presença nas ruas de todo o país com soluções muito interessantes para a rotina nas grandes cidades. A escolha pode ficar por conta dos detalhes, que, até entre os modelos de entrada, podem fazer toda a diferença na decisão de compra do consumidor.

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