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Radiador do carro: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?

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Radiador do carro: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?


O radiador de carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os automóveis refrigerados a água (e aditivos). Sua função consiste em resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que o calor não suba demais e cause prejuízos irreversíveis.


Por conta disso, o mecanismo de arrefecimento é um pouco complexo e demanda cuidados constantes. O radiador deve ser inspecionado de forma regular pois, caso produza resíduos em excesso, oferece risco de obstruir o motor e fazer o veículo parar de funcionar.

Pensando nesses e em outros problemas comuns, listamos ao longo do texto alguns cuidados importantes com esse sistema tão essencial aos automóveis. Confira e faça boa leitura!

Completar o nível do líquido de arrefecimento

Antes de tudo, deixe o motor esfriar completamente. Depois, veja se a solução de arrefecimento está sempre na ranhura indicada pelo recipiente e complete com o mesmo tipo de líquido de antes, se necessário. Verifique a ausência de bolhas de ar, para garantir uma circulação eficaz.

De acordo com Graziano C. Oliveira — engenheiro de projetos da Radiex Produtos Automotivos —, o ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu carro pode indicar a proporção exata.

Lembre-se de deixar sempre um galão de 5 litros devidamente preparado com a mistura em mãos. Assim, você tem como agir em caso de necessidade, pois adicionar água pura ao radiador pode oxidar ou enferrujar todo o sistema. Fique atento!

Também é importante verificar a coloração da solução. Geralmente, ela vem de fábrica na cor verde ou vermelha, ambas fluorescentes. Se você perceber um tom marrom, porém, é provável que exista alguma peça corroída. A bomba d´água, por exemplo, apresenta componentes sujeitos à oxidação.

Em condições normais, mistura-se parcelas iguais de água e anticongelante (50% e 50%). Entretanto, o fluido para ambientes frios deve ser cerca de 60% mais alto durante o inverno, especialmente em regiões onde a temperatura é reduzida nessa estação do ano.

Verificar a tampa e as mangueiras do radiador

Nos modelos mais novos, a tampa do radiador fica no recipiente plástico, bem visível aos motoristas. Esse pequeno acessório é composto por um sistema de válvulas calibradas que vedam a pressão do ar quente.

Segundo Francisco Satkunas — diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) — se a tampa apresentar defeitos, como ressecamentos ou rachaduras, a água do reservatório passa a ser liberada em forma de vapor, diminuindo o nível recomendado para resfriamento do motor. Sendo assim, ela exige troca a cada 30 mil km.

Já as mangueiras precisam de inspeção periódica com a intenção de constatar a presença de fissuras ou acumulação de impurezas capazes de prejudicar o desempenho. Se for o caso, realize a troca.

Conhecer os danos mais comuns ao radiador

Para cuidar bem do radiador de carro, é muito importante que você também fique atento a determinados sinais que indicam problemas.

Isso porque existem diversos contratempos que surgem já evidenciando o mau funcionamento do sistema — e quanto antes você agir, menores serão as chances de que algo sério aconteça. Conheça quais são esses sinais a seguir!

Superaquecimento do motor

O motor está “fervendo”? Um dos motivos pode ser algum problema com o radiador ou com as peças que levam o fluido de arrefecimento até o motor. Afinal, esse fluido é essencial para manter o motor funcionando dentro da temperatura ideal.

Para prevenir, a dica é abrir o olho sobre possíveis mudanças no medidor de temperatura no painel do automóvel. Se identificar que a temperatura está alta, pare o carro imediatamente e encontre o motivo do superaquecimento.

Vazamentos na mangueira

Com o passar do tempo, as mangueiras do sistema de arrefecimento podem apresentar furos, já que o fluido circula em altas temperaturas. Consequentemente, ocorrem vazamentos nas mangueiras.

O desgaste das peças do veículo — como as mangueiras — é inevitável, daí a importância de fazer a manutenção preventiva para trocar os equipamentos desgastados e evitar que um problema se agrave. Os vazamentos no sistema de arrefecimento, por exemplo, podem danificar o funcionamento da junta, do cabeçote e do bloco do motor.

Consumo elevado de combustível

Inúmeros motivos fazem um carro apresentar alto consumo de combustível, mas o radiador pode carregar parcela de responsabilidade. O risco existe quando a temperatura do motor está irregular, indicando que o radiador não desempenha suas funções como deveria.

Para evitar tal cenário, calcule quantos quilômetros seu automóvel está fazendo a cada litro de combustível e compare o resultado com a recomendação do fabricante. Percebeu alguma alteração? Pare e observe se há algo errado com o sistema de arrefecimento.

Mau funcionamento da válvula

Outro culpado quando o assunto são falhas no radiador de carro é o travamento da válvula termostática, algo bastante comum e que também causa o superaquecimento do motor. Se a válvula não está funcionando bem, isso pode resultar na formação de resíduos no sistema e no ressecamento das mangueiras.

Quer garantir o bom funcionamento da válvula termostática? É simples: basta manter a da solução de arrefecimento sempre na quantidade correta.

Oxidação de peças de arrefecimento

Aqui falamos da temível ferrugem — capaz de afetar diversas peças, como a bomba d’água. Isso ocorre quando o aditivo utilizado pelo motorista não é adequado ou perdeu suas propriedades antioxidantes, não conseguindo proteger o motor contra a oxidação.

Portanto, faça a mistura correta de aditivo e água para o líquido de arrefecimento e acompanhe a temperatura do veículo, pois essa também é uma forma de prevenir a situação.

Problemas na junta do cabeçote

Quando há muito ar no sistema de arrefecimento, a junta do cabeçote fica sob risco de falhas.

Como a peça sofre danos, a circulação do fluido no radiador também pode ser prejudicada, o que aquece o motor e gera grandes danos caso o problema não seja resolvido a tempo.

Higienizar o radiador de carro sempre que necessário

A aglomeração de sujeiras no depósito do radiador vira uma grande dor de cabeça com o passar do tempo. Logo, fique atento à presença desses vestígios e procure um profissional para realizar uma limpeza eficiente no local — garantindo um serviço de qualidade, é necessário usar material especializado.

Ao assegurar que o radiador de carro está em perfeitas condições, a temperatura do veículo fica sempre adequada, inclusive em dias mais quentes. Essas atitudes geram uma economia e tanto, pois você evita a compra de peças e os custos de mão de obra para substituí-las.

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