Notícias

O que são carros inteligentes e como eles funcionam?

Publicado

Array

O que são carros inteligentes e como eles funcionam?

A indústria automobilística vem passando por diversas transformações nos últimos anos. Veículos elétricos, híbridos e com menor grau de poluição são apenas alguns exemplos dessas mudanças. Atualmente, vemos um grande investimento no desenvolvimento de carros inteligentes, que estão em alta no mercado.


Neste post, você vai entender quais os benefícios desses veículos, como funcionam e por que há tantos investimentos nesses projetos. Quer aprender tudo sobre os carros inteligentes? Então, confira o post agora mesmo!

O que são os carros inteligentes?

Em primeiro lugar, é preciso entender que os carros inteligentes nada mais são do que veículos com alta aplicação de tecnologias, elevando o nível de proteção para os motoristas e passageiros.

Esses carros atuam na identificação de fatores de risco, desenvolvimento de autonomia para condução e aplicam estratégias para minimizar impactos enquanto estão em funcionamento. Ou seja, são veículos capazes de aumentar a segurança no trânsito, mas ao mesmo tempo são capazes de fornecer conforto aos motoristas.

Como são os carros inteligentes?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de veículo, preparamos algumas informações sobre os benefícios e por que a indústria automotiva vem investindo pesado nesse segmento. Confira!

Controle adaptativo de velocidade

Essa é uma das principais tecnologias aplicadas nos carros tecnológicos. Esse sistema funciona de forma a identificar a distância do veículo da frente para controlar a aceleração, evitando que haja algum tipo de colisão entre eles.

Essa função pode ser ativada de forma automática pelo motorista ou programada por meio do alcance de uma velocidade mínima. Isso é um exemplo de como a tecnologia pode trabalhar a favor da segurança!

Reconhecimento de placas e sinais

Essa é mais uma tecnologia que vem sendo aplicada e aperfeiçoada nos veículos nos últimos anos. Por meio de um sensor, há o reconhecimento de informações de placas de trânsito com o repasse dos dados ao motorista em uma tela.

O funcionamento desse sistema simplifica ainda mais o processo de verificação das regras de trânsito.

Estacionamento automático

Muitas montadoras estão passando a oferecer um sistema de auxílio nas versões mais premium dos carros. Eles identificam a distância dos veículos e objetos, alertando o motorista com sinais sonoros.

Já nos carros mais modernos existem sistemas autônomos de assistente de estacionamento. Nesses casos, o motorista apenas fica com o pé no freio para auxiliar o sistema a realizar todo o processo, inclusive sendo capaz de realizar balizas.

Direção assistida

Essa nada mais é do que a combinação de diferentes tecnologias para identificar padrões anormais no comportamento do motorista. Assim que verifica alguma situação de risco, o sistema assume o controle do veículo e opera de forma autônoma para evitar acidentes.

O mercado dos carros tecnológicos só tende a crescer nos próximos anos, com diversas montadoras inovando na procura de diferentes tecnologias e novos processos. O foco na segurança e na inovação são as duas bases principais de trabalho dessa área.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter agora mesmo para ficar por dentro das últimas postagens aqui do blog!



Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Motos Tudo o que você precisa saber para comprar uma moto usada com segurança Descubra como escolher uma moto usada com segurança. Veja dicas para verificar documentação, inspeções essenciais e negociar o melhor preço!
Publicado em
20 jan 2025
Manutenção Troca de pastilha de freio: sinais de desgaste e cuidados necessários Descubra a importância das pastilhas de freio, sinais de desgaste e cuidados necessários para garantir a segurança do seu veículo. Confira dicas essenciais!
Publicado em
16 jan 2025
Documentação Documento Único de Transferência: Como funciona e quando usar Descubra o que é o DUT, sua importância e como regularizar a documentação do seu veículo com facilidade. Veja como acessar o DUT digital e evitar problemas!
Publicado em
13 jan 2025