Fábrica BYD chega ao Brasil
Saiba tudo sobre a chegada da BYD ao Brasil: produção nacional de carros elétricos e híbridos, incentivos fiscais e tecnologias inovadoras.
O Brasil foi incluído na grande expansão da BYD, montadora chinesa responsável por grandes revoluções em carros híbridos e elétricos, e que chegou com muita força no mercado global para competir de frente com marcas já consagradas.
Sendo uma montadora relativamente nova, com apenas três décadas de funcionamento e só recentemente se aventurando fora da China, ela traz para o país inovações que têm impactado o mercado e levantado mais alto a bandeira da sustentabilidade.
Tudo sobre a chegada da fábrica da BYD no Brasil reunido aqui, para você. Confira agora!
A chegada da fábrica da BYD ao Brasil
A chegada da fábrica da BYD ao Brasil é um marco para a montadora, com certeza, mas também tem uma grande importância para o país, ainda mais após a saída de outras montadoras do país durante o período de recessão.
Fábrica da BYD e Mercado Brasileiro
Utilizando o terreno que antes abrigava a fábrica da Ford no país, em Camaçari, na Bahia, com um complexo construído do zero, a BYD trouxe um investimento de mais de R$ 3 bilhões voltado à fabricação de carros híbridos e elétricos diretamente em território nacional.
Não restrita apenas ao consumo dos brasileiros na aquisição de carros com novas tecnologias mais sustentáveis, a BYD ainda anunciou que, desde o começo do ano, gerou, direta e indiretamente, mais de 10 mil empregos.
Transformação do setor automotivo nacional
A BYD faz parte de uma revolução expressiva do setor automotivo nacional, com a promessa de produção de carros híbridos e elétricos em ambiente nacional. Atualmente, até o último trimestre de 2024, os carros estão sendo apenas montados no Brasil com peças importadas da China.
A fábrica da BYD já conta com operação 24h e 800 empregos diretos. A projeção para 2025 é começar a produção efetiva de veículos e dar início ao plano de nacionalização, onde está previsto o índice de 70% de insumos nacionais.
Pretende-se produzir em solo brasileiro até as consagradas baterias de lítio, responsáveis pela grande potência e autonomia dos veículos da marca.
Quais modelos a BYD vai produzir no Brasil?
A marca chinesa Build Your Dreams confirmou, em comunicado à imprensa sobre a sua chegada no Brasil, que pretende, inicialmente, produzir quatro veículos em sua linha de montagem brasileira - e todos já são queridinhos dos brasileiros, que estão cada vez mais dando chances para as novas e mais sustentáveis tecnologias.
O Dolphin Mini, o Dolphin e o Yuan Plus são os modelos 100% elétricos que começarão a ser produzidos em terras brasileiras, junto do Song Plus, o SUV híbrido plug-in que figurou entre as listas dos mais vendidos em carros híbridos no Brasil em 2024.
Espera-se, inclusive, que o Song Plus seja produzido por aqui com motorização flex - iniciativa exclusiva junto ao governo brasileiro.
Infraestrutura da fábrica da BYD na Bahia
Onde a fábrica está localizada e sua capacidade de produção
Localizada ao final da avenida Henry Ford, em Camaçari, na Bahia (BA), o antigo terreno da fábrica da Ford no país deu lugar à BYD, com muita inovação e planos audaciosos para o mercado brasileiro.
Serão 26 novas instalações entre galpões de produção (alguns já construídos e em atividade), pistas de testes e outras estruturas importantes, como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, em um complexo de 4,6 milhões de m² em sua área total.
A expectativa da BYD é de produção de até 150 mil veículos por ano.
Investimentos em sustentabilidade e tecnologias de ponta na fábrica
Os destaques tecnológicos e de sustentabilidade da BYD no Brasil incluem motor híbrido flex, com o uso do etanol brasileiro, e investimento em desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, como as baterias Blade, já presentes nos carros da marca.
A BYD pretende fortalecer e consolidar a economia local, através de fornecedores nacionais que abracem a causa da sustentabilidade junto à empresa.
Qual a estratégia de expansão e vendas da BYD no Brasil?
Com uma visão consistente de um futuro sustentável, a BYD chegou ao país com uma estratégia de vendas bastante robusta e agressiva, além de muitos planos de expansão. Mesmo já sendo líder mundial em veículos elétricos, a marca pretende consolidar seu espaço no mercado nacional na transição para a mobilidade elétrica.
Rede de distribuição e vendas
A BYD conta hoje com grandes concessionárias em busca de oferecer seus modelos em todas as regiões do país. A marca vem se popularizando gradativamente e se tornando objeto de curiosidade e desejo dos brasileiros.
Com showrooms modernos, criativos e interativos, oferece uma experiência única a potenciais clientes, comumente com comparações aos modelos concorrentes com motor a combustão, frisando o potencial de desempenho e performance de seus carros.
Incentivos fiscais
O governo do Brasil uniu-se às propostas sustentáveis da BYD, oferecendo benefícios fiscais para a empresa investir forte no país, mas não só: as vantagens chegam já ao consumidor final também.
Além da isenção de impostos sobre produção e importação de veículos elétricos e crédito de ICMS aos consumidores, há também grandes descontos e até completas isenções em impostos como o IPVA.
Cada região tem aplicado suas próprias regras, mas, de modo geral, é vantajoso ao consumidor brasileiro dar uma chance aos veículos híbridos e elétricos, assim como é um grande passo para o meio ambiente.
Tendências e perspectivas dos carros elétricos e híbridos no Brasil
O mercado brasileiro já possui sua fatia referente aos carros híbridos e elétricos e ela tem ficado cada vez maior. O constante crescimento e impulsionamento de vendas prevê tendências e perspectivas muito positivas no país, contando com:
Maiores incentivos governamentais;
Aumento da oferta de modelos;
Expansão das estruturas de carregamento;
Maior conscientização ambiental;
Custos mais competitivos e muitos outros.
Estas são apenas algumas previsões e tendências futuras dos carros híbridos e elétricos no Brasil, sendo a BYD grande responsável por sua crescente popularização.
Já pensou em ter um carro elétrico, muito mais sustentável e econômico? Saiba tudo sobre os veículos da BYD com os nossos conteúdos e conte com o Grupo AB para encontrar a melhor oferta para não ficar de fora dessa!