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Como funciona o sistema de airbag dos veículos? Entenda aqui

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Como funciona o sistema de airbag dos veículos? Entenda aqui


O airbag é um dos principais equipamentos de segurança de um automóvel. Ele é composto por um sistema que tem bolsas de ar que ficam cheias instantaneamente quando acontece uma colisão ou redução brusca de velocidade.


Essas bolsas de ar protegem, principalmente, a cabeça e o tórax. Sua eficiência é garantida por outro equipamento: o cinto de segurança, que mantém o corpo em uma posição adequada para receber o airbag. Mas como será que funciona o sistema de airbag? Continue a leitura e descubra!

Funcionamento do sistema de airbag

Quando ocorre uma desaceleração brusca ou colisão, a unidade de controle eletrônico do carro ativa o dispositivo que comanda o airbag. Ela envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás, enchendo as bolsas de ar. Nós explicaremos!

O ignitor funciona igual a uma espoleta e faz com que substâncias químicas, como nitrato de amônia e guanidina, entrem em contato e explodam. Dessa reação, surge o nitrogênio, substância que preenche as bolsas de ar.

A reação química é muito rápida e acontece em apenas 30 milésimos de segundo. Para você ter uma ideia, é tão pouco tempo que, nessa velocidade, um único segundo seria suficiente para encher o airbag 30 vezes.

As bolsas de ar do airbag se abrem em locais especiais, estrategicamente pensados para proteger quem está dentro do carro. No entanto, elas não estão completamente cheias quando recebem o impacto do corpo humano.

Elas enchem totalmente e começam a esvaziar logo na sequência, para que o impacto seja mais macio — caso contrário, seria como bater no painel. O ar escapa pela parte de trás ou laterais da bolsa do airbag.

Obrigatoriedade e cuidados com o airbag

O airbag é um acessório obrigatório para todos os automóveis fabricados a partir de 1 de janeiro de 2014. Cada veículo deve sair de fábrica com, no mínimo, um airbag duplo frontal, sendo um para o motorista e o outro para o passageiro do banco da frente.

As fabricantes podem vender, aí sim como acessório opcional, outros tipos de airbag. São eles:


    • Laterais: ficam nas portas ou encostos dos bancos dianteiros e/ou traseiros;
  • Cortina: dentro do arco interno do teto, indo da coluna A até a C/D;
  • Joelhos: estão abaixo do painel do veículo;
  • Central: entre os bancos dianteiros;
  • Cinto: instalado dentro do cinto de segurança;
  • Pedestre: entre o capô e o para-brisa;
  • Traseiro: entre o banco e a tampa do bagageiro.

A validade do airbag é determinada pela fabricante de cada automóvel e pode variar de 10 a 15 anos. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Nivaldo Siqueira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TRW, empresa que fabrica airbags, diz que o sistema é feito para durar mais tempo.

Siqueira comenta que “em amostragens de veículos dos Estados Unidos que têm mais de 20 anos de fabricação, é comum encontrar o airbag funcionando perfeitamente”. Contudo, lembre-se de que existe um prazo de validade!

O airbag não precisa de manutenção, mas é fundamental ficar atento a algum defeito. Quando surge um problema, o normal é que uma luz indicativa apareça no painel — o que requer uma visita à concessionária (quando há garantia) ou oficina mecânica.

Vantagens do carro com airbag

Sem sombra de dúvidas, uma das principais vantagens desse acessório é a segurança, pois reduz a chance de bater a cabeça ou tórax em alguma parte mais rígida do interior do veículo. Além disso, ajuda a reduzir o risco de lesões graves, pois o corpo é amortecido de maneira uniforme.

Outro benefício é o freio ABS, cuja obrigatoriedade entrou em vigor na mesma data que o airbag. Esse sistema complementar evita o travamento das rodas numa frenagem brusca de emergência.

Por causa da obrigatoriedade do airbag, é possível encontrar, além dos veículos novos, muitos modelos seminovos que já vêm com esse sistema de segurança. Isso aumenta a oferta de veículos mais seguros nas ruas e estradas brasileiras.

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