Nivus versus T-Cross: qual deles vence essa batalha? Veja, agora!
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Embora tenha estreado de forma tardia e um tanto tímida no concorrido mercado brasileiro de SUVs, em 2020 a Volkswagen compensou o atraso com dois competidores de peso. Nivus e T-Cross são os atuais representantes da marca alemã no segmento, e o sucesso de ambos é indiscutível.
Lançado no Brasil em 2019, o T-Cross fechou o ano entre os dez SUVs mais vendidos do país, segundo dados da Fenabrave. Já neste ano, os holofotes apontaram para o Nivus, principal estreia da montadora no período e que, em apenas três meses, firmou lugar entre os veículos mais emplacados da categoria.
Essa dobradinha da VW têm intrigado o público, que não resiste em comparar os dois modelos na tentativa de definir a melhor compra. Ao analisar os carros por todos os ângulos, porém, fica claro que não existe uma “batalha”, embora algumas versões tornem a escolha difícil. Confira nosso comparativo a seguir e tire as próprias conclusões!
Design: esportividade vs requinte
Ainda que os dois carros compartilhem a mesma categoria, logo de cara percebemos que as propostas são muito diferentes. O Nivus aposta em um design mais esportivo, com destaque para o caimento traseiro inspirado em modelos europeus, agradando consumidores que não simpatizam com as tradicionais linhas conservadoras da VW.
O T-Cross, por outro lado, preza pela elegância. Seu desenho é condizente com outros modelos da marca e o visual, em geral, apresenta maior sobriedade. Lado a lado, o utilitário cumpre o papel de “irmão mais velho” da dupla, e a grande atenção aos detalhes, como o acabamento cromado e a grade com efeito tridimensional, o aproxima dos SUVs mais luxuosos do mercado.
Espaço interno: um “Polo” vs um “Virtus”
A experiência dentro dos SUVs equivale à dos modelos com os quais compartilham sua plataforma. Enquanto o Nivus é construído sobre a mesma base do Polo, o T-Cross aproveita características do Virtus, o que lhe garante 10 cm a mais de entre-eixos (2,65 m).
O espaço interno dos dois veículos não deixa a desejar. Todos os ocupantes, da frente e de trás, viajam confortavelmente. Entretanto, se o T-Cross oferece um pouco mais de espaço para as pernas, o Nivus compensa no porta-malas de 415 litros. O volume de 373 litros do T-Cross, porém, pode chegar a 420 por meio dos ajustes de inclinação dos bancos traseiros.
Dimensões: “irmão maior” vs “irmão mais velho”
À primeira vista, os dois modelos parecem ter praticamente o mesmo tamanho, mas se pedissem para arriscar, você com certeza diria que o T-Cross é maior — e erraria! Embora o SUV veterano seja construído baseado no Virtus, seu comprimento é menor: 4,16 m contra 4,26 do “irmão maior”, cujo design estilo cupê disfarça as medidas
No entanto, em outros ângulos o T-Cross sai na frente. Além da maior distância entre eixos, o utilitário também é mais alto (1,57 m x 1,49 m) e um pouco mais largo (1,76 m x 1,75 m).
Desempenho: 1.0 turbo vs 1.4 turbo
Esse é um dos aspectos que mais diferencia os dois SUVs, embora sua relevância varie bastante entre o público. O Nivus surgiu com um apelo maior à tecnologia e não dá opções de motorização ao cliente. Todas as versões são equipadas carregam o motor turbo 1.0 da marca, que registra 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol.
Já o T-Cross é vendido em versões com motor turbo 1.0 e turbo 1.4. Trata-se, provavelmente, do principal fator responsável por colocar o SUV à frente do Nivus na hierarquia de veículos comercializados pela VW. O consumidor que opta pelo motor maior desfruta de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Dirigibilidade: um pouco mais de esportividade vs um pouco mais de potência
Em relação à experiência ao dirigir, a Volkswagen evidencia que sabe muito bem o que faz e não deixa nada a desejar nos seus utilitários brasileiros. Seja por trás do volante do Nivus ou conduzindo o T-Cross, o motorista aproveita uma direção precisa, ágil e sobretudo confortável, características apreciadas pelo público da categoria.
A suspensão de ambos os veículos é bem ajustada, permitindo a passagem por lombadas e valetas com tranquilidade. O Nivus tem altura inferior, o que favorece sutilmente a esportividade, enquanto o T-Cross, quando equipado com motor 1.4, pode entregar uma experiência um pouco mais divertida ao condutor.
Tecnologia: a inovação vs o essencial
Por ser um lançamento recente, o Nivus vem mais equipado. Sua versão topo de linha acompanha alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo — item que só ele tem entre todos os SUVs compactos comercializados no Brasil — e a nova central multimídia da montadora, a VW Play.
O T-Cross traz itens já consolidados no segmento, como ar-condicionado digital com saídas para o banco de trás, controles de estabilidade e tração e central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay — todos esses atrativos também disponíveis no Nivus. Espera-se, porém, que as próximas versões do SUV cheguem com novas tecnologias.
Versões: Nivus vs T-Cross
O Nivus pode ser adquirido em duas versões:
- Nivus Confortiline — equipada com motor 1.0 turbo, seis airbags, assistente de partida em rampa, luz de condução diurna em LED, Isofix, sistema start&stop, volante funcional com paddle shifts, entre outros itens;
- Nivus Highline — itens da versão anterior acrescidos de alerta de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, faróis de neblina em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, bancos revestidos em couro etc.
O T-Cross, por sua vez, é vendido nas versões:
- T-Cross 200 TSI manual — motor turbo 1.0, câmbio manual de seis marchas, seis airbags, controle de estabilidade, Isofix, sensores de estacionamento traseiros e outros;
- T-Cross 200 TSI automático — motor turbo 1.0, câmbio automático de seis marchas, controle multifuncional com paddles shifts, saídas de ar-condicionado para banco traseiro e outros;
- T-Cross 200 TSI Confortline — itens da versão anterior mais ar-condicionado digital, câmera de ré, porta-luvas refrigerado, rodas de liga leve de 17’, detalhes cromados, sistema de frenagem de emergência e outros;
- T-Cross 250 TSI Highline — itens anteriores acrescidos de bancos revestidos em couro, detector de fadiga, sistema start&stop, rack de teto e opcionais, como o sistema de som “Discover Media”, comando por voz, teto solar panorâmico e outros equipamentos.
Considerando todas as versões disponíveis, pode-se dizer que há um certo “canibalismo” da Volkswagen entre as versões Highline do Nivus e Confortline do T-Cross. Entretanto, a cada fator analisado, fica cada vez mais claro que os dois veículos têm propostas diferentes e atendem públicos distintos.
O Nivus tem um apelo mais “jovem” e atrai o consumidor que gosta de chamar a atenção e dá prioridade a tecnologia. Já o T-Cross é mais indicado para quem precisa de um veículo mais espaçoso ou potente e prefere um visual de maior sobriedade. A decisão final é toda sua!
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