Tudo o que você precisa saber para comprar uma moto usada com segurança
Descubra como escolher uma moto usada com segurança. Veja dicas para verificar documentação, inspeções essenciais e negociar o melhor preço!
Na hora de escolher um novo meio de transporte, muitas pessoas optam pela motocicleta, por ser mais rápida, mais conveniente e também mais barata, em termos, do que os automóveis.
Mas caso não haja recursos para uma moto zero quilômetro, quais são os critérios ideais na hora de escolher uma moto usada com segurança?
Selecionamos dicas imprescindíveis para você fazer um bom negócio. Acompanhe!
Por que comprar uma moto usada?
Uma moto seminova pode ser um bom negócio por conta do seu custo-benefício, sendo mais acessível do que as novas e oferecendo a possibilidade de adquirir uma moto boa, dentro das expectativas, com menor custo.
O mercado de motos usadas oferece, também, uma ampla gama de opções, com diversas marcas, modelos e anos de fabricação, expandindo as possibilidades que se encaixam em diversos perfis de condução.
Como escolher o modelo ideal para o seu perfil
Para escolher o modelo ideal para o seu perfil, leve em consideração o uso da moto, pois moto para o dia a dia precisa ser mais prática, mais econômica, já moto para passeio, aquelas que tenham maior autonomia e sejam mais confortáveis, valem mais a pena e, ainda, se a ideia é pilotar em alta velocidade, grandes potências fazem a diferença.
Estabeleça um orçamento real, dentro das possibilidades, e um valor máximo de investimento, além de colocar na ponta do lápis os custos adicionais na aquisição do seu modelo.
Por fim, faça uma pesquisa antes de tomar a sua decisão considerando a facilidade de encontrar peças em caso de necessidade de substituição.
Como verificar se a moto usada está em boas condições?
Algumas verificações básicas podem apontar as reais condições da moto do seu interesse e impedir que você caia em furada.
Verificando o estado geral da moto
É muito importante verificar o estado geral da moto antes de decidir pela compra, podendo descartar aspectos que comprometam o uso dela.
Se possível, faça uma avaliação profissional, uma vistoria completa antes de bater o martelo para que você tenha ideia das condições reais do que está adquirindo, sem surpresas posteriores.
Quaisquer sintomas identificados, se não acarretarem na desistência pelo item, podem gerar descontos no valor venal para manutenção posterior.
Inspeção do motor e do sistema de transmissão
É imprescindível uma inspeção detalhada do motor e do sistema de transmissão antes da compra, o que pode ser uma avaliação mais demorada, visto que são diversos componentes a serem checados.
A princípio, a conferência visual pode ser um bom início. Em caso de identificação de vazamento de óleo, se existem marcas de solda ou amassados no chassi, é um mau indício.
Fazer um test-drive também é muito importante e altamente recomendado, visto que é possível sentir o funcionamento durante a pilotagem.
Cuidados com o sistema elétrico e de combustível
As condições do tanque de combustível e do sistema que o engloba, bem como os componentes elétricos também devem ser inspecionados com cuidado.
Certifique-se de que todas as luzes funcionam perfeitamente, incluindo faróis, luz de freio, pisca-alerta, seta e outras, além das luzes do painel.
Caso seja preciso algum reparo, você pode solicitar com o vendedor ou obter desconto e fazer a manutenção com seu mecânico de confiança posteriormente.
Como verificar a documentação da moto?
Ninguém quer descobrir irregularidades legais e pendências junto aos órgãos de trânsito após a aquisição, né? Os documentos de motocicleta devem estar em dia ou serem regularizados antes da transação.
Checando a regularidade dos documentos
Verifique todos os documentos antes de fechar negócio:
Certificado de Registro do Veículo (CRV);
Licenciamento Veicular (CRLV);
Certificado de registro de titularidade;
Débitos ou multas no Detran;
Laudo de vistoria;
Histórico de sinistros.
Transferência de propriedade
Ao negociar a moto, não se esqueça de preencher todos os dados do DUT (Documento Único de Transferência) de forma correta. Hoje, é possível rodar com a sua versão digital sem precisar da presença do documento físico.
Não deixe a transferência para depois, ela é a sua segurança quanto às responsabilidades acerca da moto.
Como fazer uma negociação segura?
Dicas para negociar o preço de uma moto usada
Ao decidir adquirir uma moto usada, inicie fazendo uma pesquisa de mercado para estabelecer valores-base daquilo que você procura. Use ferramentas como a tabela FIPE, se necessário, para estabelecer valores médios.
Caso sejam encontrados defeitos ou que haja necessidade de manutenção, negocie descontos para usar o valor descontado em consertos com um profissional de confiança, evitando cair em situações desagradáveis.
Faça uma proposta inicial abaixo do valor do seu orçamento, dando margem para negociação. Seja firme na sua proposta final e defina com segurança o tipo de pagamento.
Como evitar golpes e fraudes
Para evitar golpes e fraudes, verifique a procedência da moto antes de fechar negócio. Não se constranja em solicitar nota fiscal da compra e outros documentos que comprovem a origem dela.
Leve a moto até um profissional de confiança para estabelecer as reais condições dela, apesar do que o vendedor garantir. Essa é uma estratégia para não cair em garantias que se mostram não verdadeiras posteriormente.
Quando e como realizar o pagamento
Utilize formas de pagamento seguras e só efetue o pagamento na presença da pessoa, após a transferência da propriedade estar concluída perante o Detran.
Após todas as etapas de verificação e sentindo segurança no negócio, escolha a forma de pagamento e conclua a transação. Se qualquer aspecto parecer estranho, confie na sua intuição e desconfie. Não sinta receio de recuar, caso necessário.
Quais são os cuidados pós-compra e manutenção?
Manutenção preventiva
Esteja atento às últimas manutenções preventivas efetuadas e as próximas a serem efetuadas, primando pelo funcionamento ideal de todo o sistema e evitando seu comprometimento.
Procurando uma moto usada para comprar? Agora você sabe quais aspectos considerar e onde encontrar! O Grupo AB possui ofertas imperdíveis para você! Fique ligado para mais dicas e novidades através dos nossos conteúdos!