Motores turbo: o que é, como funciona e sua eficiência!
Array
As empresas automobilísticas buscam oferecer carros inovadores aos clientes e com soluções encantadoras. Por esse motivo, o motor turbo é uma das peças que mais ganha destaque no mercado, atualmente. Muitos condutores optam pelos veículos cujos motores tenham essa característica, visto que apresenta diversas vantagens para o automóvel, como economia de combustível.
Nesse sentido, é importante ressaltar que um motor turbo não é sinônimo apenas de velocidade! Com ele, o veículo consegue garantir uma melhor experiência ao condutor. Logo, caso esteja em busca do próximo automóvel, leve em consideração todas as suas características para escolher a melhor opção, em relação às suas necessidades.
Continue a leitura e saiba o que é e como funciona o motor turbo!
O que é motor turbo?
Antigamente, o motor turbo era solução apenas aos veículos esportivos, mas com o avanço da tecnologia e suas vantagens proporcionadas, as montadoras optaram por inseri-lo aos modelos convencionais.
Esse modelo de motorização tem foco na queima do combustível de maneira mais eficiente e, para isso, utiliza o ar pressurizado durante o processo da combustão. Para que haja melhor explosão, ou maximização da energia, o sistema é capaz de aproveitar os gases do escapamento do próprio motor a fim de gerar mais torque e potência, com consequente aumento de eficiência / rendimento e significativa redução de emissão de gases poluentes. Assim, é uma ótima opção para quem deseja um modelo de automóvel com bom desempenho na estrada e mesmo em sua rotina de uso.
Mas quais são as diferenças entre motor turbo e motor aspirado?
O motor aspirado é aquele que utiliza de forma natural o ar e realiza sua mistura com o combustível. O sistema não precisa de sobrealimentação ou apoio, como os utilizados nos motores turbo. Para alcançar boa potência, o motor aspirado necessita do aumento do fluxo de ar combustível que circula nas câmaras de combustão (quão maior a cilindrada, maior e melhor a resposta do motor). Veja a lista que preparamos para você, com as principais diferenças entre ambos os motores:
- o modelo turbo apresenta melhor desempenho, por trabalhar em baixas rotações e ter elevado torque;
- o motor turbo tem baixo consumo de combustível, se comparado ao aspirado. É claro, dependendo do contexto, já que o mesmo motor turbo, em velocidade (bem) elevada, tende a apresentar proporcional gasto com combustível;
- os motores turbo exigem uma manutenção mais rigorosa que o modelo aspirado, pois precisam trabalhar em temperaturas mais elevadas. O proprietário precisa ficar atento a troca de óleo para que evite maiores problemas nas peças;
- os motores aspirados geralmente apresentam menor potência, uma vez que não são muito suscetíveis a aceleração e forma de condução pelo motorista.
Quais as vantagens do motor turbo?
O motor turbo apresenta diversas vantagens para o veículo, ao condutor e, claro, ao meio ambiente. Confira!
Economia de combustível
Uma das principais vantagens proporcionadas pelo motor turbo é a economia de combustível, já que é capaz de gerar até 20% de redução no custo com esse item, se comparado a um motor convencional, principalmente quando há, pelo condutor, a oportunidade de sustentação da velocidade durante a direção, em viagens ou vias expressas nas cidades onde vivem.
Melhor desempenho
Mesmo com um baixo consumo de combustível, o motor turbo é capaz de apresentar uma excelente relação de desempenho, principalmente, quando postos em viagens de média e longa duração ou fazendo valer seu maior torque em baixas rotações, quando por exemplo, são exigidos - e são ótimos, nesse quesito - em saídas rápidas nos semáforos das grandes cidades.
Baixa emissão de gases poluentes
Cada vez mais o consumidor está preocupado com a preservação dos recursos naturais existentes. Diante desse cenário, e cientes da sua complexidade no assunto, o motor turbo é, sim, excelente argumento quando de sua baixa produção e consequente eliminação de gases poluentes, durante o uso.
Quais os cuidados necessários com o motor turbo?
Para garantir o máximo de eficiência desse modelo de motor, o condutor precisa ter alguns cuidados. É necessário realizar manutenções de forma preventiva, conforme determinação da montadora.
Além do mais, é fundamental utilizar combustível de qualidade. Antes de realizar o abastecimento, é preciso certificar a qualidade do produto ofertado. Logo, é preciso certificar se o posto é de confiança e se não existem chances de o produto ser adulterado. Esses cuidados garantirão uma maior eficiência do veículo e evitarão maiores contratempos durante o seu uso.
Portanto, os motores turbos consistem em importantes equipamentos automotivos. Eles são capazes de proporcionar mais conforto e desempenho nos carros.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades, estamos no Facebook e Instagram!