Motor flex: entenda como funciona e quais as suas vantagens


Atualmente, quando se procura por carros econômicos, os primeiros modelos que vêm em mente são os equipados com motor flex, pois eles são bem versáteis e permitem a escolha do melhor combustível. Mas, afinal, você sabe como eles funcionam, suas principais características e vantagens?


Acabe com todas essas dúvidas de uma vez por todas. Ao longo deste texto, explicaremos tudo isso e muito mais. Continue com a leitura e não perca!

O que é um motor flex e com ele funciona?

Há pouco mais de 15 anos, ao comprar um carro, você tinha a difícil tarefa de escolher entre um modelo movido a etanol ou a gasolina. Contudo, em 2003, a Volkswagen lançou o primeiro automóvel flex do país — Gol 1.6 Total Flex —, que podia ser abastecido com ambos os combustíveis. Atualmente, veículos bicombustíveis representam mais de 60% da frota brasileira.

O funcionamento de um motor flex é relativamente simples e o segredo se dá devido à regulagem automática da mistura e à quantidade de combustível injetado. Diferentemente de um veículo tradicional, os bicombustíveis usam uma série de sensores para manter esses parâmetros controlados.

Quais são as principais diferenças entre um motor flex e um convencional?

Devido a essa variação na mistura e na quantidade de combustível fornecido ao motor, os bicos da injeção eletrônica são ligeiramente maiores — aproximadamente 30% — e têm mais vazão. A compressão do propulsor também é diferente quando comparada à de modelos convencionais.

Enquanto a taxa de compressão de um motor a gasolina mais básico é de 9:1, as versões flex têm uma razão de 11:1. Isso varia bastante entre os modelos, mas, em grande parte, esse valor é intermediário entre veículos movidos somente a gasolina ou etanol.

O sensor responsável por enviar os dados de controle ao módulo do propulsor é a Sonda Lambda, instalada no escapamento do automóvel.

Existe uma proporção ideal e padrão entre gasolina e etanol?

Um dos problemas relacionados ao motor flex são os vários mitos que surgiram ao longo dos anos, como abastecer somente com um combustível nos primeiros quilômetros rodados; ou que existe uma proporção ideal e padrão para todos esses veículos. Nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

De acordo com o especialista Fábio Ferreira, diretor de produtos da Bosch, um dos fatores que determina a eficiência de um motor é a taxa de compressão. Se ela for maior, o etanol traz melhor desempenho e, se menor, a gasolina é mais eficiente. Como isso varia bastante entre os diversos modelos de veículo, não é possível estimar um padrão para todos.

Quais são as vantagens de um veículo equipado com motor flex?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o motor flex, vamos falar sobre as vantagens de adquirir um veículo equipado com ele. Além da versatilidade e da economia, podemos citar redução do impacto ambiental, preços mais convidativos — devido aos incentivos fiscais — e, principalmente, melhores condições na hora da revenda, visto que esses
automóveis sofrem menos desvalorização.

Embora tenha causado muita desconfiança no seu lançamento, o motor flex tende a equipar cada vez mais veículos e, mesmo com o crescimento dos híbridos e elétricos, essa tecnologia promete permanecer por um bom tempo. Coloque as despesas na ponta do lápis e veja se como essa é uma boa opção para o seu dia a dia.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este em primeira mão? Então siga nossas redes sociais agora mesmo! Estamos no Google Plus, Linkedin, Youtube, Twitter, Instagram e Facebook!



Notícias recentes
BYD Song Plus 2025: mais autonomia e novos equipamentos
BYD Song Plus 2025: mais autonomia e novos equipamentos Saiba mais...
Os Carros Mais Econômicos do Brasil em 2024: Guia Completo
Os Carros Mais Econômicos do Brasil em 2024: Guia Completo Saiba mais...
Financiamento de carro: Um guia completo de como funciona
Financiamento de carro: Um guia completo de como funciona Saiba mais...
Andar com pneu careca: veja os perigos dessa prática e multa!
Andar com pneu careca: veja os perigos dessa prática e multa! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido