Mercedes A200: conheça todos os diferenciais desse veículo
Array
O Mercedes A200 entrou em 2019 de visual renovado, e suas novidades não param na estética cada vez mais jovial do modelo que briga com concorrentes de peso. Para fazer frente ao BMW Série 1 e o Audi A3, a marca aposta em um público mais jovem e descolado — e parece ter garantido o seu êxito.
Embora seja o carro de entrada da Mercedes, conta com estilo e tecnologia comparável aos modelos mais caros da marca, o que garante um ótimo desempenho e dirigibilidade ao motorista. Veja a seguir o que o modelo traz para garantir o prazer e a satisfação de todos os ocupantes!
Visual e acabamento
Na dianteira, o destaque está nas linhas e vincos dinâmicos, o que faz com que o modelo exale esportividade. O capô baixo, aliado a detalhes cromados na grade, seguem a nova identidade da marca, que aposta em um pacote visual mais arrojado. Os faróis de LED alongados contribuem para a beleza e harmonia do design.
A traseira está mais encorpada e imponente, com traços marcantes e lanternas divididas. Já a lateral foi alongada, o que conferiu um aspecto de grandeza ao hatch.
No interior, o acabamento mescla tons claros e escuros, com materiais de qualidade e agradáveis ao toque. As molduras são cromadas e as saídas de ar chamam a atenção pelo estilo turbina de avião.
Conforto e interatividade
Os bancos de couro se ajustam ao tipo físico do condutor (ou condutores), o que privilegia a ergonomia. O apoio de cabeça integra-se ao encosto, o que é comum em carros que investem na esportividade, como faz o Mercedes A200.
Na traseira, os bancos também são confortáveis e o espaço acomoda bem os ocupantes de maior estatura, oferecendo o aconchego necessário para as viagens mais longas.
O sistema multimídia garante plena interação com o veículo, que apresenta diversas funções acionáveis pelo volante, por touchpad, pelo toque na tela ou mesmo por comando de voz. A conexão com dispositivos como smartphones também é favorecida, o que é ideal para o cotidiano.
O Mercedes A200 também sai da concessionária equipado com sensor de chuva e ar-condicionado automático, o que diminui o número de ações necessárias para que o motorista encontre o modo ideal para sua condução e permite que ele fique concentrado no trânsito.
Segurança
Quem compra um carro atualmente não quer decorar o significado de uma infinidade de siglas relacionadas à segurança, mas quer que os sistemas estejam lá. Alguns itens, inclusive, são de exigência legal, como o ABS e o Airbag. O primeiro impede que as rodas travem durante a frenagem, o que permite que o motorista continue no controle do veículo e possa, por exemplo, desviar de um obstáculo na pista.
Quando a colisão é inevitável, os ocupantes do A200 contam com 7 airbags: frontais, laterais, de cortina e também para o joelho do motorista. Esse mecanismo funciona por meio de sensores, que ao detectar uma colisão, imediatamente acionam uma reação química que infla as bolsas de proteção. Dessa forma, a pancada que seria contra um componente duro e de superfície irregular, passa a ser amortecida por uma bolsa inflável.
É importante frisar que o sistema de airbag funciona de forma complementar ao cinto de segurança, sendo necessário estar com este equipamento em uso para que o sistema de airbag funcione. A força com que a bolsa é inflada é tão forte que, sem o cinto, lesões mais graves que as da colisão em si poderiam ser geradas.
O Mercedes A200 também é equipado com controle de tração e estabilidade, que permite maior conforto e segurança nas curvas. O mecanismo faz com que a tração e a ação dos freios nas rodas seja distribuída de forma adequada para garantir a aderência ao solo e a eficiência do sistema de freios.
Também está embarcado um sistema que detecta a sonolência do motorista e que gera avisos para trocar de condutor ou fazer uma parada para descanso. Muitos acidentes são causados por motoristas que dirigem exaustos e acabam por cair no sono. Além da própria vida e de seus familiares, quem dirige nessas condições também coloca em risco a vida de terceiros.
O modelo também é equipado com pneus run-flat, que dispensa o uso de step por permitir que o A200 rode ainda por mais alguns quilômetros com ele furado. Há aviso sobre a pressão dos pneus, para que o motorista saiba o momento de parar para não prejudicar outros sistemas e componentes do veículo.
Modos de direção
Há quem busque conforto, outros privilegiam a adequação ao meio ambiente, e também há quem prefira uma direção mais esportiva, mas todos são contemplados pelo Mercedes A200. Isso, porque é possível ajustar o modo de direção em 3 possibilidades: Comfort, Eco e Sport.
Para uso urbano, o ideal é o modo Eco, que possibilita maior economia de combustível. Como o trecho urbano não demanda maiores esforços do motor, ele cai bem nesse tipo de situação. O modo Confort e o Sport devem ser alternados em rodovias, sendo que o segundo permite respostas mais rápidas do motor, o que é ideal para garantir a segurança em retomadas e ultrapassagens.
Por outro lado, o modo Sport trabalha em giros mais altos, o que naturalmente aumenta o ruído no interior da cabine. Para alguns motoristas, isso é algo até desejável. De qualquer forma, não é nada que possa criar objeções ao futuro proprietário, pois a aerodinâmica foi bastante privilegiada no modelo, que conta com linhas e vincos que aprimoram a sua performance.
Potência e desempenho do Mercedes A200
O motor turbo de 1.6 cilindradas mantém a potência da versão interior, que já contava com os 156 cv da versão atual. A diferença é que o modelo 2019 é flex, adaptando-se a uma exigência do mercado nacional.
A transmissão automática tem 7 marchas, e a esportividade, para os amantes de um estilo mais clássico ou mesmo aventureiro, não é esquecida ao oferecer a opção de trocas manuais por meio de borboleta localizada atrás do volante.
O bom torque possibilita que o modelo precise de apenas 8,3 segundos para atingir os 100 km/h, conforme divulgado pela própria marca. Tamanha esperteza proporciona maior segurança durante ultrapassagens, ainda que a prudência jamais deva ser dispensada.
Quando abastecido com gasolina, o rendimento é de 10,5 km/l dentro da cidade, e 12,6 km/l na estrada. Com etanol, a marca é de 7,2 km/l em território urbano e 8,8 km/l em rodovias.
Com seu estilo genuinamente esportivo, junto à alta tecnologia embarcada e status proporcionado pela marca, não há dúvidas de que o novo Mercedes A200 será uma excelente opção para o consumidor — e um pesadelo para seus rivais.
Ficou curioso? Fale conosco e venha conhecer melhor o seu próximo carro. Agende um test-drive e tenha sua primeira experiência com ele!