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Conheça os componentes do sistema de suspensão do seu carro

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Saiba tudo sobre o sistema de suspensão de carros: componentes, tipos, funções e como identificar problemas. Confira agora!

Conheça os componentes do sistema de suspensão do seu carro

Sabemos que os sistemas que colocam veículos automotores em movimento são bastante complexos e, para leigos, podem ser uma grande dificuldade para compreender aspectos relacionados a eles.

Por exemplo, você sabe o que é o sistema de suspensão em automóveis? Para que serve e quais seus componentes? 

Se nunca tinha pensado nisso, hoje trazemos um compilado de informações para você entender melhor o funcionamento do sistema de suspensão do seu carro. Vem com a gente!

O que é o sistema de suspensão de um carro?

O sistema de suspensão de um carro é um conjunto de componentes que dão suporte a ele e proporcionam melhor dirigibilidade e estabilidade. 

O sistema de suspensão é responsável pelo conforto proporcionado na parte interior, mas também na contenção de danos causados no exterior.

A suspensão foi desenvolvida para conter impactos e fazer a neutralização de vibrações causadas por irregularidades no terreno, assegurando um contato adequado das rodas com a superfície sem que haja desconforto para os passageiros e condutor.

Quais são os principais componentes do sistema de suspensão?

Os sistemas de suspensão comuns possuem diversos componentes que, combinados, ajudam a estabilizar o carro e permitem um funcionamento mais balanceado e silencioso. Os principais componentes são:

Molas

Podemos dizer que as molas são o principal componente de todo o sistema, visto que sua função é armazenar a energia potencial quando comprimida e liberá-la na hora da absorção de impactos. 

São as responsáveis por sustentar o peso do carro e suportar verticalmente a altura quanto ao solo.

Existem vários tipos de mola: as feitas de aço, de borracha, molas de comprimido e outras. 

Amortecedores

Os amortecedores são os parceiros das molas na função de estabilidade do automóvel, sendo responsáveis pelo controle dos movimentos das molas e pela dispersão da energia causada pelos trancões dos solos prejudicados. 

São eles que auxiliam a manter as rodas em contato constante com o solo, ou seja, geram aderência, conforto e estabilidade para os ocupantes.

Barras e braços de suspensão

As barras estabilizadoras são usadas para conectar suspensões de rodas opostas (geralmente traseira e dianteira), ajudando a minimizar as inclinações em curvas, o que melhora a estabilidade e minimiza a rolagem excessiva da carroceria.

Já os braços de suspensão são peças estruturais que promovem a conexão da suspensão com a carroceria, permitindo o controle do movimento vertical das rodas para cima e para baixo conforme as irregularidades do solo. 

Os braços de suspensão são elementos que podem variar de formas e orientações conforme o projeto de suspensão.

Buchas e juntas

A suspensão do carro é um sistema que recebe e neutraliza muitos movimentos do carro e, para tal, utiliza-se buchas e juntas, que são peças flexíveis que permitem os movimentos de rotação e o deslocamento relativos de componentes do sistema, minimizando o atrito e distribuindo as forças corretamente dentro dele.

Rodas e pneus

As rodas e os pneus fazem parte do sistema de suspensão do carro por serem responsáveis pela absorção de impacto. 

São os componentes que ficam, de fato, em contato com o solo, proporcionando aderência e possibilitando uma condução suave. Ambos influenciam diretamente a capacidade de absorção de vibrações, choques e contatos bruscos.

Quais são os tipos de sistemas de suspensão?

Existem diversos tipos de suspensão: McPherson, ativa, sistema de suspensão a ar, sistema a rosca e muitos outros. Aqui, detalharemos os quatro tipos mais comuns.

Suspensão independente vs. não independente

Chamamos de suspensão independente o tipo de sistema de suspensão em que cada uma das rodas é conectada de forma independente ao chassi, ou seja, não existe conexão entre elas. 

A não conexão entre as rodas resulta em uma condução mais suave e o não comprometimento da roda de mesmo eixo em caso de problemas funcionais. Também representa melhor aderência em curvas.

Já a suspensão não independente, conhecida também por suspensão rígida, mantém as rodas conectadas por um eixo rígido, o que significa que o movimento de uma roda afeta diretamente a outra roda de mesmo eixo. 

Se, por acaso, a roda dianteira perde o movimento retilíneo, em um sistema de suspensão não independente, a outra roda dianteira também perderá.

Suspensão pneumática e hidropneumática

A suspensão pneumática faz uso de bolsas de ar em seu sistema, e não molas convencionais, elas são infladas e desinfladas por um sistema eletrônico, possibilitando o ajuste da altura do automóvel e a maciez da suspensão.

A suspensão hidropneumática é muito semelhante à pneumática, mas ao invés de bolsas de ar, ela conta com fluido hidráulico em seu controle. 

O ajuste de altura passa a ser automático e a condução é mais confortável, mesmo em solos muito irregulares.

Quais são as novidades tecnológicas para suspensão de carro?

O mercado está repleto de novidades tecnológicas e os sistemas de suspensão não ficam de fora. A BYD, montadora chinesa responsável por carros elétricos cada vez mais populares no país, apresentou uma inovação que vale o destaque.

BYD DiSus

Chamado de BYD DiSus Intelligent Body Control System, o novo sistema de suspensão para os carros elétricos da BYD chega para aprimorar a experiência dos condutores, maximizando níveis de segurança e controle.

O sistema da BYD proporciona uma melhor percepção da direção, executar decisões de forma mais rápida e ter controle colaborativo de direção, permitindo movimentos verticais, laterais e longitudinais. 

Não só é melhorada sensivelmente a condução e o controle da carroceria como também a aceleração, suspensão e frenagem. 

Esse sistema é tão inovador e completo que o carro não perde sua sustentação mesmo usando apenas três rodas na condução!

A BYD é pioneira nesse sistema para os carros elétricos, usando de tecnologia inteligente para controle da carroceria dos seus veículos.

sistema de suspensão

Como identificar desgaste e problemas na suspensão de um carro?

O sistema de suspensão do seu carro pode apresentar problemas quando você diagnosticar sintomas como:

  • vibrações no volante;

  • desgaste irregular dos pneus;

  • carro “balançando” em curvas;

  • barulhos estranhos e incomuns;

  • pequenos movimentos de pulo em solos irregulares;

  • vazamento de óleo;

  • carro parecendo “afundar” em alguma extremidade;

  • dentre outros.

Quando procurar manutenção e troca de componentes?

É altamente recomendado procurar manutenção e efetuar troca de componentes quando e se quaisquer dos sintomas acima aparecerem, nas manutenções periódicas recomendadas pelo fabricante e a cada 10.000 km e após impactos que possam danificar o sistema, como buracos profundos ou terrenos muito irregulares por muito tempo.

Você agora já sabe tudo sobre os componentes do sistema de suspensão e do seu carro e está apto a verificar sintomas e manter práticas positivas do sistema. 

Que tal continuar aprendendo mais sobre automóveis? Nossos conteúdos são pensados para oferecer uma experiência completa e deixar você sempre a frente quando o assunto é carro!

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