Conheça os componentes do sistema de suspensão do seu carro
Saiba tudo sobre o sistema de suspensão de carros: componentes, tipos, funções e como identificar problemas. Confira agora!
Sabemos que os sistemas que colocam veículos automotores em movimento são bastante complexos e, para leigos, podem ser uma grande dificuldade para compreender aspectos relacionados a eles.
Por exemplo, você sabe o que é o sistema de suspensão em automóveis? Para que serve e quais seus componentes?
Se nunca tinha pensado nisso, hoje trazemos um compilado de informações para você entender melhor o funcionamento do sistema de suspensão do seu carro. Vem com a gente!
O que é o sistema de suspensão de um carro?
O sistema de suspensão de um carro é um conjunto de componentes que dão suporte a ele e proporcionam melhor dirigibilidade e estabilidade.
O sistema de suspensão é responsável pelo conforto proporcionado na parte interior, mas também na contenção de danos causados no exterior.
A suspensão foi desenvolvida para conter impactos e fazer a neutralização de vibrações causadas por irregularidades no terreno, assegurando um contato adequado das rodas com a superfície sem que haja desconforto para os passageiros e condutor.
Quais são os principais componentes do sistema de suspensão?
Os sistemas de suspensão comuns possuem diversos componentes que, combinados, ajudam a estabilizar o carro e permitem um funcionamento mais balanceado e silencioso. Os principais componentes são:
Molas
Podemos dizer que as molas são o principal componente de todo o sistema, visto que sua função é armazenar a energia potencial quando comprimida e liberá-la na hora da absorção de impactos.
São as responsáveis por sustentar o peso do carro e suportar verticalmente a altura quanto ao solo.
Existem vários tipos de mola: as feitas de aço, de borracha, molas de comprimido e outras.
Amortecedores
Os amortecedores são os parceiros das molas na função de estabilidade do automóvel, sendo responsáveis pelo controle dos movimentos das molas e pela dispersão da energia causada pelos trancões dos solos prejudicados.
São eles que auxiliam a manter as rodas em contato constante com o solo, ou seja, geram aderência, conforto e estabilidade para os ocupantes.
Barras e braços de suspensão
As barras estabilizadoras são usadas para conectar suspensões de rodas opostas (geralmente traseira e dianteira), ajudando a minimizar as inclinações em curvas, o que melhora a estabilidade e minimiza a rolagem excessiva da carroceria.
Já os braços de suspensão são peças estruturais que promovem a conexão da suspensão com a carroceria, permitindo o controle do movimento vertical das rodas para cima e para baixo conforme as irregularidades do solo.
Os braços de suspensão são elementos que podem variar de formas e orientações conforme o projeto de suspensão.
Buchas e juntas
A suspensão do carro é um sistema que recebe e neutraliza muitos movimentos do carro e, para tal, utiliza-se buchas e juntas, que são peças flexíveis que permitem os movimentos de rotação e o deslocamento relativos de componentes do sistema, minimizando o atrito e distribuindo as forças corretamente dentro dele.
Rodas e pneus
As rodas e os pneus fazem parte do sistema de suspensão do carro por serem responsáveis pela absorção de impacto.
São os componentes que ficam, de fato, em contato com o solo, proporcionando aderência e possibilitando uma condução suave. Ambos influenciam diretamente a capacidade de absorção de vibrações, choques e contatos bruscos.
Quais são os tipos de sistemas de suspensão?
Existem diversos tipos de suspensão: McPherson, ativa, sistema de suspensão a ar, sistema a rosca e muitos outros. Aqui, detalharemos os quatro tipos mais comuns.
Suspensão independente vs. não independente
Chamamos de suspensão independente o tipo de sistema de suspensão em que cada uma das rodas é conectada de forma independente ao chassi, ou seja, não existe conexão entre elas.
A não conexão entre as rodas resulta em uma condução mais suave e o não comprometimento da roda de mesmo eixo em caso de problemas funcionais. Também representa melhor aderência em curvas.
Já a suspensão não independente, conhecida também por suspensão rígida, mantém as rodas conectadas por um eixo rígido, o que significa que o movimento de uma roda afeta diretamente a outra roda de mesmo eixo.
Se, por acaso, a roda dianteira perde o movimento retilíneo, em um sistema de suspensão não independente, a outra roda dianteira também perderá.
Suspensão pneumática e hidropneumática
A suspensão pneumática faz uso de bolsas de ar em seu sistema, e não molas convencionais, elas são infladas e desinfladas por um sistema eletrônico, possibilitando o ajuste da altura do automóvel e a maciez da suspensão.
A suspensão hidropneumática é muito semelhante à pneumática, mas ao invés de bolsas de ar, ela conta com fluido hidráulico em seu controle.
O ajuste de altura passa a ser automático e a condução é mais confortável, mesmo em solos muito irregulares.
Quais são as novidades tecnológicas para suspensão de carro?
O mercado está repleto de novidades tecnológicas e os sistemas de suspensão não ficam de fora. A BYD, montadora chinesa responsável por carros elétricos cada vez mais populares no país, apresentou uma inovação que vale o destaque.
BYD DiSus
Chamado de BYD DiSus Intelligent Body Control System, o novo sistema de suspensão para os carros elétricos da BYD chega para aprimorar a experiência dos condutores, maximizando níveis de segurança e controle.
O sistema da BYD proporciona uma melhor percepção da direção, executar decisões de forma mais rápida e ter controle colaborativo de direção, permitindo movimentos verticais, laterais e longitudinais.
Não só é melhorada sensivelmente a condução e o controle da carroceria como também a aceleração, suspensão e frenagem.
Esse sistema é tão inovador e completo que o carro não perde sua sustentação mesmo usando apenas três rodas na condução!
A BYD é pioneira nesse sistema para os carros elétricos, usando de tecnologia inteligente para controle da carroceria dos seus veículos.
Como identificar desgaste e problemas na suspensão de um carro?
O sistema de suspensão do seu carro pode apresentar problemas quando você diagnosticar sintomas como:
vibrações no volante;
desgaste irregular dos pneus;
carro “balançando” em curvas;
barulhos estranhos e incomuns;
pequenos movimentos de pulo em solos irregulares;
vazamento de óleo;
carro parecendo “afundar” em alguma extremidade;
dentre outros.
Quando procurar manutenção e troca de componentes?
É altamente recomendado procurar manutenção e efetuar troca de componentes quando e se quaisquer dos sintomas acima aparecerem, nas manutenções periódicas recomendadas pelo fabricante e a cada 10.000 km e após impactos que possam danificar o sistema, como buracos profundos ou terrenos muito irregulares por muito tempo.
Você agora já sabe tudo sobre os componentes do sistema de suspensão e do seu carro e está apto a verificar sintomas e manter práticas positivas do sistema.
Que tal continuar aprendendo mais sobre automóveis? Nossos conteúdos são pensados para oferecer uma experiência completa e deixar você sempre a frente quando o assunto é carro!