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Quando e como deve ser feita a limpeza do bico injetor do carro?

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Quando e como deve ser feita a limpeza do bico injetor do carro?

O bico de injetor é um dispositivo de alta precisão responsável por injetar o combustível disponível no tanque do automóvel, a fim de realizar a energia necessária para que o veículo possa se movimentar.


No entanto, o motor de um automóvel precisa receber a quantidade certa de combustível para que a combustão gerada garanta um bom desempenho, economia e menor emissão de gases poluentes. Para isso, a mistura do combustível com o ar deve ser a mais homogênea possível e, justamente por isso, o combustível injetado deve ser pulverizado por esses dispositivos.

O problema, entretanto, é que o bico de injeção é um componente muito pequeno e qualquer partícula minúscula é capaz de obstruí-lo, comprometendo a sua precisão, o que pode acabar em perda de potência, falhas na aceleração e aumento do consumo de combustível.

Por isso, preparamos este artigo para que você saiba como evitar esse tipo de problema. Então continue com a gente e fique por dentro do assunto!

O que é bico de injeção?

É uma peça fundamental conhecida como válvula injetora de combustível, que fica localizado na traseira do bloco em sua parte superior. Agrupado com a flauta do bico injetor, é possível a sua visualização facilitada nos motores de 4 cilindros.

Sua função é pulverizar o combustível de forma calculada na câmara de combustão, mas para isso é preciso que o módulo de injeção (ECU) emita pulsos elétricos para que haja o funcionamento do motor.

Assim, o sinal enviado impulsiona o êmbolo para cima, trazendo a válvula que permite a passagem do combustível sob pressão. Dessa forma, o bico de injeção, em conjunto com todo o sistema, faz o veículo trabalhar de maneira eficiente, tanto na economia quanto no desempenho.

Quais os tipos?

No mercado existem dois tipos de bico de injeção que variam conforme o modelo do veículo. O multiponto é um sistema que utiliza um bico injetor para cada cilindro. Já no sistema monoponto é inserido apenas um bico.

O sistema monoponto é mais comum em veículos antigos. Atualmente, devido às imposições legais e exigências ambientais, a maioria dos automóveis utiliza a injeção eletrônica multiponto.

Para que serve?

Para que o veículo apresente um bom funcionamento, o bico de injeção deve trabalhar com extrema precisão. Isso porque ele serve como um dos itens para alimentar o motor, dosando e pulverizando finamente o combustível na câmara de combustão ou no coletor de admissão, conforme a necessidade do carro.

Desse modo, a mistura perfeita de ar e combustível garante a sua movimentação, sendo que quanto melhor for realizada a pulverização, maior será o desempenho do motor. Além disso, obtém mais potência com menos emissão de gases poluentes.

Quando devo limpar o bico injetor?

Existe uma discussão entre especialistas quanto à necessidade ou não de limpar o bico injetor. A rigor, os bicos injetores não precisam, nem devem ser limpos com frequência, embora sejam fundamentais para o funcionamento do carro.

Em teoria, esse tipo de componente é considerado uma peça autolimpante. O problema, porém, é que não há como assegurar com total precisão a qualidade do combustível utilizado, nem a higienização das bombas e pistolas usadas nos postos de abastecimento. Por isso, eventualmente, alguma sujeira pode acabar se acumulando no bico de injeção ao longo do tempo.

O que devemos ressaltar aqui é que não existe um calendário específico para esse tipo de manutenção e a limpeza só deve ser providenciada após comprovada a necessidade por um mecânico de sua confiança.

Quais os principais indícios do problema?

De acordo com as orientações do consultor técnico do Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser, o proprietário do veículo só deve procurar ajuda mecânica caso sejam percebidos os seguintes sinais:

  • marcha lenta irregular;
  • perda de potência (principalmente em arrancadas);
  • falhas (ou imprecisão) na aceleração;
  • aumento aparente no consumo de combustível;
  • alerta no painel (luz da injeção acesa).

Entregue à oficina, testes precisam ser realizados no veículo para atestar o mau funcionamento dos bicos e identificar a raiz do problema. Na maior parte das vezes, o quadro se dá pelo uso frequente de combustível de má qualidade, mas outros problemas, como o alto consumo de óleo, também podem estar relacionados.

Como evitar problemas nesta peça?

Para evitar problemas no bico de injeção, como impurezas, é preciso mantê-lo protegido e limpo, a fim de favorecer o aumento da vida útil do motor. Nesse caso, é fundamental que o proprietário siga as recomendações dos prazos de manutenção do veículo, além de outros cuidados, como o uso do combustível de qualidade.

Um dos principais itens é realizar a troca periódica do filtro de combustível, pois este é o maior responsável por evitar obstrução e impurezas no bico injetor. Contudo, para os veículos que não são utilizados frequentemente, a eficiência do filtro é considerada mais prejudicada, pois o combustível se torna mais denso com dificuldades de pulverização, podendo até ocorrer o bloqueio parcial do bico.

Assim, para aumentar a validade do combustível, recomenda-se o aditivado, pois contém aditivos que ajudam a manter a limpeza das peças do motor e bicos injetores.

Como é feita a limpeza do bico injetor?

O bico de injeção contém pequenos orifícios que podem ser obstruídos facilmente por pequenas partículas de impurezas e acabar prejudicando o desempenho do veículo. Por isso, são essenciais as manutenções e limpezas nos bicos do automóvel.

Para isso, os bicos injetores podem ser limpos de duas maneiras, sendo com produtos específicos ou por meio de máquinas exclusivas para esse tipo de serviço.

Na limpeza por ultrassom, as válvulas injetoras são retiradas e colocadas na máquina, posteriormente um aparelho emite vibrações em alta frequência, que fazem com que as partículas presas às válvulas se soltem e desobstruam os bicos. Ao termino do processo, as válvulas são inseridas novamente na flauta do automóvel.

Já com a aplicação de produtos específicos, o método é colocado na flauta do veículo. Com o motor ligado, inicia-se a ação do produto, que dilui as possíveis gomas acumulada na válvula injetora. Com a abertura da válvula, a goma é expulsa para a câmara de combustão, onde é queimada.

Outro teste comum é o do leque (ou teste de jato), que permite verificar a qualidade da pulverização do combustível. Quando existe alguma obstrução nas válvulas, a formação do padrão em leque é afetada, o que pode indicar o problema. No entanto, é bom ressaltar que cada tipo de válvula gera um padrão único de leque, portanto, o resultado dependerá do olhar do mecânico.

Também existem testes que podem ser providenciados, como o da equalização, que mede a velocidade de abertura e fechamento da válvula de acordo com a rotação do motor; e o teste de estanqueidade, que pode identificar vazamentos no bico injetor.

Como aumentar a durabilidade do bico injetor?

manutenção preventiva é a melhor forma de aumentar a durabilidade e manter a qualidade do carro, além de reduzir significativamente os custos com reparos importantes.

Tratando-se, especificamente, do bico de injeção, os cuidados necessários são básicos. Abasteça apenas em postos de combustíveis confiáveis, com qualidade assegurada pelos órgãos controladores, e opte pelo álcool ou pela gasolina aditivada, uma vez que apresentam aditivos que removem os resíduos do sistema de injeção. E, por fim, sempre troque o filtro de combustível dentro do prazo estipulado no manual do proprietário.

Assim, quando esses cuidados são colocados em prática, é possível aumentar a vida útil do motor e, consequentemente, ter a tranquilidade de que estará conduzindo um veículo com mais segurança, devido todas as manutenções e limpeza de bico de injetor estar em dia.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e confira as principais diferenças entre carro híbrido ou elétrico e fique por dentro dessas tecnologias. Boa leitura!



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