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Custo de manutenção para carros elétricos: saiba como calcular!

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Custo de manutenção para carros elétricos: saiba como calcular!

Mais silenciosos, menos poluentes e com um consumo de energia eficiente, os carros elétricos já se tornaram uma realidade e vêm ganhando espaço pelas ruas do mundo. Apesar de terem preços mais altos se comparados aos modelos a combustão, a expectativa é que os elétricos se tornem mais baratos do que os automóveis movidos a gasolina até 2027.


Outro grande diferencial dos carros elétricos é o seu custo de manutenção, que tende a ser muito menor do que o dos modelos a combustão. Para se ter uma ideia, os custos dos serviços podem ser até 50% mais baratos.

O valor a ser pago na oficina representa um dos fatores a serem avaliados antes de adquirir um automóvel, pois pode impactar diretamente o seu orçamento — o que torna os carros elétricos uma ótima opção.

Mas afinal, por que o custo de manutenção dos elétricos é mais baixo? E, na prática, qual é o preço médio a ser pago por esse serviço? Continue a leitura para conferir!

Como é feita a manutenção de carros elétricos?

Para que uma oficina realize a manutenção de carros elétricos, elas devem adequar e digitalizar uma área de seu espaço para esse fim. Além disso, precisam contratar mão de obra especializada e equipamentos específicos, como ferramentas para retirada dos módulos da bateria e carregadores de corrente contínua.

Todo esse investimento feito pelas oficinas gira em torno de R$ 200 mil — e a boa notícia é que ele não é repassado aos proprietários dos veículos. Isso porque o investimento é considerado como uma condição para ser possível vender veículos elétricos.

Quanto à manutenção, ela é muito mais simples do que a de veículos a combustão. O serviço consiste em fazer revisões em conjuntos não eletrificados, iguais aos de outros modelos, como: freios, suspensão, filtro de ar-condicionado, dobradiças e trincos.

Além disso, é feita a manutenção de componentes eletrificados. É o caso da bateria, inversores/conversores e cabos de alta potência, além de serem verificadas as portas de carregamento e os rotores.

A diferença é que, pelo fato de grande parte do trabalho ser feita em componentes eletrificados, os mecânicos precisam de grande atenção e habilidade para preservar a sua segurança, evitar riscos e garantir um serviço de qualidade.

Por que os carros elétricos têm manutenção mais em conta?

Depois de conferir como é feita a manutenção de carros elétricos, provavelmente você deve estar se perguntando por que o seu custo é tão mais baixo do que os demais automóveis do mercado. A seguir, listamos os principais motivos para isso.

Revisão menos complexa

A principal razão para o baixo custo de manutenção dos carros elétricos é a baixa complexidade do serviço. Afinal, esse tipo de automóvel apresenta uma quantidade muito menor de peças a serem reparadas do que modelos a combustão.

Entre os itens que não existem nos elétricos, estão os filtros de óleo e de combustível, bielas, engrenagens de câmbio e o virabrequim, por exemplo. Além disso, um carro a combustão deve fazer manutenção constante, como a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros, assim como a verificação do sistema de embreagem, a troca de correia, entre outros.

Como nada disso existe nos modelos elétricos, sua manutenção é muito mais simples, barata e rápida.

Sistema de freios menos exigida

Assim que o motorista de um veículo elétrico retira o pé do acelerador, a velocidade do carro vai começar a diminuir imediatamente. Essa é uma funcionalidade bastante útil, chamada de frenagem automática, que ajuda a recarregar a bateria.

Dessa forma, o sistema de freio do automóvel é menos exigido, além de as pastilhas também sofrerem um desgaste menor. Consequentemente, o sistema de freio tende a apresentar uma maior durabilidade.

Preço por quilômetro rodado menor

Enquanto o Nissan Kicks 1.6 tem um custo de R$ 0,35 por quilômetro rodado, o modelo elétrico da marca japonesa, o Nissan Leaf, tem um preço do quilômetro rodado de apenas R$ 0,10. Ou seja, os elétricos são cerca de três vezes mais baratos do que os veículos a combustão.

Da mesma forma, recarregar a bateria de um modelo elétrico completamente custa entre R$ 8 a R$ 10, enquanto encher o tanque do carro com gasolina atualmente não sai por menos de R$ 230,00.

Custo energético menor

Você sabia que o carro elétrico aproveita 90% de sua eficiência energética disponível, contra 30% dos veículos com motor a combustão? Esse é outro fator que reduz o custo de manutenção do modelo, uma vez que seu gasto energético e o desgaste dos equipamentos serão bem menores.

Quanto custa a manutenção de veículos elétricos?

Ao longo deste artigo, você percebeu o quanto as despesas na oficina dos carros elétricos são mais baratas do que modelos de combustão. Porém, os valores tendem a variar de modelo para modelo. Vamos pegar o Nissan Leaf e o Peugeot 208 e-GT como exemplos.

Automóvel elétrico mais popular do mundo, o Nissan Leaf tem planos de revisão periódica a cada de 10 mil quilômetros. O serviço compreende, basicamente, substituições técnicas e a inspeção de itens como pastilhas de freio, filtro do ar-condicionado, travas, entre outros. Confira os valores:

  • 10.000 km: R$ 237,00;
  • 20.000 km: R$ 693,00;
  • 30.000 km: R$ 237,00
  • 40.000 km: R$ 801,00;
  • 50.000 km: R$ 237,00;
  • 60.000 km: R$ 693,00.

O Peugeot 208 e-GT, por sua vez, apresenta intervalos maiores de manutenção (a cada 20 mil quilômetros) e, consequentemente, o serviço tende a ser mais caro. Os serviços feitos nesse modelo são praticamente os mesmos realizados na revisão do Leaf. Veja os preços:

  • 20.000 km: R$ 701,00;
  • 30.000 km: R$ 237,00;
  • 40.000 km: R$ 801,00;
  • 50.000 km: R$ 237,00;
  • 60.000 km: R$ 693,00.

Entendendo os motivos para o baixo custo de manutenção dos elétricos e sabendo os preços praticados em alguns modelos do mercado, já é possível calcular uma média de quanto você irá gastar com o seu carro. Independentemente de qual seja o seu modelo, uma certeza é que o carro elétrico é uma opção muito mais rentável do que os automóveis a combustão.

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