Embreagem do carro: como evitar o desgaste no dia a dia?
Saiba tudo sobre embreagem: funcionamento, sinais de desgaste e como evitar problemas. Cuide do seu carro e economize com manutenção preventiva!
O sistema que faz um carro rodar é bastante complexo e depende de diversos elementos para seu funcionamento. A embreagem é um deles e faz parte de carros com câmbio manual, atuando na força motriz que o coloca em movimento.
Mas como evitar que haja desgaste excessivo da embreagem na rotina do dia a dia? Quais os sintomas e como identificar a necessidade de manutenção? Tudo que você precisa saber para manter a saúde da embreagem e o carro em funcionamento perfeito você confere logo abaixo!
O que é a embreagem e por que ela se desgasta?
A embreagem é o sistema que tem por função principal a conexão e desconexão do motor com a transmissão.
Ao pisar no pedal de embreagem, o disco de embreagem se afasta do volante do motor e permite a troca de marcha sem danos aos componentes do sistema de transmissão, que proporciona o movimento do carro com a aceleração.
A embreagem também funciona como uma espécie de amortecedor, absorvendo vibrações e choques durante a partida ou a troca de marcha, os famosos solavancos.
Principais causas de desgaste natural
As quatro principais causas de desgaste natural da embreagem do carro são:
Desalinhamento: para funcionamento sem desgaste precoce, é preciso que a embreagem esteja sempre alinhada e, não estando, o desgaste é mais irregular e acontece de forma bem mais rápida;
Sobrecarga: de o carro tiver sobrepeso demais de carga e precisar de maior esforço para locomoção ou subir ladeiras íngremes com frequência, também são razões possíveis para um desgaste mais rápido;
Atrito: se o disco de embreagem entrar em atrito com o motor de transmissão, aquelas “pegadas” barulhentas que às vezes ocorre, o desgaste natural também pode ser acelerado;
Hábitos de condução prejudiciais: se a sua condução possui maus hábitos como arrancadas bruscas, deslizar o pé pela embreagem ou manter o pé no pedal dela por muito tempo, também são chances de desgaste prematuro.
Quais são os tipos de embreagem?
Abaixo estão os tipos de embreagem:
Embreagem mecânica
A embreagem mecânica é composta por um sistema de alavancas e cabos que acionam o disco de embreagem, impedindo o contato com o motor de transmissão. É o tipo de embreagem mais simples e mais barata.
Embreagem hidráulica
Já a embreagem hidráulica utiliza fluídos para acionamento do diafragma de embreagem, o que gera maior suavidade em seu acionamento. Isso resulta em maior precisão, menor desgaste e em um pedal mais leve.
Por ser um sistema mais complexo, seu custo é mais elevado e possui manutenção também mais cara.
Diferença entre embreagem para veículos leves e pesados
A principal diferença entre embreagens para veículos leves e pesados está na capacidade de torque, onde carros mais pesados exigem embreagens com maior capacidade de torque para manter sua condução suave enquanto transmite a força do motor para as rodas.
Os carros leves conseguem executar a tarefa com torques de menor capacidade.
Outros aspectos que diferem embreagens para carros leves de embreagens para carros pesados estão nas dimensões físicas e os materiais utilizados nas fábricas, pensados para suportar melhor desgastes e calor conforme o modelo.
Quais são os principais sinais de desgaste na embreagem?
É importante se atentar aos sinais de desgaste na embreagem. Os mais comuns são:
Ruídos incomuns ao acionar a embreagem
Se a embreagem apresenta ruídos incomuns e excessivos na hora de seu acionamento, é sinal de que há desgaste no rolamento e pode ser a hora de substituir o kit completo.
Vibrações e dificuldade ao trocar de marcha
Se as trocas de marcha tem ficado mais difíceis e você sente vibrações ao usar a embreagem, cuidado.
A embreagem que apresenta dificuldades ou travamentos agrava os danos e pode colocar em risco a segurança do motorista. Ao menor sinal de dificuldades com a troca de marchas, faça uma avaliação mecânica.
Pedal de embreagem mais pesado
Esse é, provavelmente, um dos sintomas mais fáceis de serem percebidos, pois o pedal começa a ficar mais rígido, precisando de mais força para ser acionado.
Isso pode significar problemas no cabo da embreagem e, com desgaste excessivo e falta de lubrificação adequada, a peça pode facilmente ser rompida, causando danos.
Como evitar o desgaste da embreagem no dia a dia?
Há algumas práticas simples que podem auxiliar a evitar o desgaste precoce da sua embreagem.
Evitar Manter o pé no pedal de embreagem desnecessariamente
Alguns motoristas têm por hábito manter o pé esquerdo no pedal da embreagem enquanto dirige pela estrada, sem necessidade.
Essa é uma prática que, a longo prazo, pode reduzir a vida útil da embreagem.
Ao utilizar a mesma marcha por períodos mais longos de tempo, mantenha o pé repousando ao lado do pedal para garantir menor risco ao sistema de embreagem.
Reduzir o uso excessivo em tráfego intenso
Quando em tráfego intenso, alguns motoristas utilizam a embreagem para segurar o carro, principalmente em ladeiras e frente a faróis próximos a abrir.
Isso também pode desgastar muito mais rapidamente os componentes da embreagem, como o platô e o volante do motor.
Use o freio de mão e o pedal do freio nesse tipo de ocasião. O uso da embreagem deve ser exclusivo para saídas e trocas de marcha.
Manter uma direção suave ao arrancar e trocar de marcha
Usar o pedal da embreagem de forma brusca pode causar trancos no carro e, claro, a longo prazo comprometer os elementos da embreagem.
Seja suave ao utilizar o pedal e ao efetuar a troca de marcha para evitar desgastes e danos desnecessários e facilmente evitáveis.
Como a manutenção preventiva ajuda a vida útil da embreagem?
A manutenção preventiva da embreagem ajuda a prolongar a vida útil do sistema:
Garantindo maior segurança: embreagem com manutenção em dia significa segurança para o condutor e os ocupantes do veículo.
Promovendo a prevenção de desgastes prematuros: com a manutenção preventiva em dia, a embreagem permanece saudável por mais tempo e evita desgastes prematuros por desalinhamentos e peças comprometidas.Gerando redução de custos: ao fazer a prevenção de questões relacionadas ao sistema, os custos de manutenção são reduzidos drasticamente.
Atuando na identificação precoce de problemas: com inspeções preventivas regulares, é possível prever danos em sua fase inicial, tornando mais fácil sua resolução e evitando o agravamento da condição.
Evitar o desgaste prematuro da embreagem do carro não é uma tarefa difícil e é cheia de benefícios. Para saber mais sobre componentes do seu carro e muitos outros conteúdos, continue com a gente!