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Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!

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Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!

Você sabe o que é cambagem de pneus? Caso a resposta seja negativa, é preciso ligar o alerta e se informar sobre o assunto para evitar passar por momentos de sufoco com o seu veículo nas estradas. Isso porque se trata do alinhamento dos pneus em relação a angulação do carro e qualquer tipo de alteração nesse sentido, prejudicará sua experiência em diferentes níveis.


Em paralelo, outros tantos aspectos de segurança estão relacionados, já que a cambagem também interfere, por exemplo, no comportamento das rodas durante uma curva. Diante da importância deste tema e do desconhecimento de muitos, separamos no artigo a seguir informações indispensáveis sobre o que é a cambagem na prática, para que serve e os principais tipos.

Siga com a leitura!

Entenda o que é a cambagem de pneus

Também conhecida como camber, se refere à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Na prática, é um processo de avaliação e manutenção do veículo em que as rodas são verificadas e devem estar, sempre, a 90 graus em relação ao piso do local. Logo, quando houver algum tipo de alteração nessa angulação, torna-se necessário seu ajuste e correção.

O motorista precisa ficar atento diante das situações que indicam deformidades, como a cambagem positiva, na qual a roda fica inclinada para dentro do para-lamas, e cambagem negativa em que a roda está inclinada para fora do para-lamas. A principal questão, em ambos os casos, é que dificilmente o condutor do carro tem conhecimento suficiente para identificá-los.

Além disso, nas etapas de vistoria ou manutenção, é interessante que você peça uma avaliação específica sobre este tipo de problema e oriente o profissional para que seja possível controlar o rolamento e desentortar possíveis deformações antes mesmo que elas se transformem em um problema mais grave no sistema de funcionamento do veículo.

Conheça os principais tipos

Quando se trata de compreender o processo de cambagem de pneus, é válido ressaltar que cada tipo de automóvel apresenta uma angulação ideal que normalmente está especificada no manual de fábrica do usuário. Além disso, esse processo se torna fundamental para a estabilidade do veículo em esforços laterais intensos, como em curvas profundas.

O objetivo, aqui, é evitar que aconteçam vibrações de média intensidade das rodas até o volante. Dessa forma, a cambagem de pneus representa mais segurança diante da possibilidade de alterar o ângulo do veículo. Mesmo que seja bastante remota, acidentes relacionados acontecem após uma pancada na lateral ou se o motorista passar por um buraco muito grande no asfalto sem perceber.

Existem quatro tipos de cambagem de pneus, e somente um profissional de mecânica é capaz de identificar as causas do ocorrido no veículo. Mesmo que o motorista adquira conhecimento sobre o assunto, a ponto de notar que algo está errado com a angulação dos pneus, solucionar a raiz do problema é o que impedirá a repetição da situação.

Veja mais detalhes, a seguir.

Positiva

Na cambagem positiva, a parte exterior da banda de rodagem sofre com o desgaste e o alinhador faz a convergência característica para o lado negativo. Literalmente, é quando os pneus ficam voltados para fora. Se você observar por diferentes ângulos, vai notar que os pneus parecem abertos em relação ao alinhamento do carro.

Negativa

Ao contrário do que acontece na cambagem positiva, aqui os pneus se inclinam para a parte de dentro. Os desgastes dos ombros surgem na parte interna durante a projeção que acontece entre o ponto de aplicação e o chamado eixo da roda. De modo geral, essa condição causa uma série de instabilidades no alinhamento e fadiga na suspensão.

Desigual

Já no caso da cambagem desigual, o fabricante não fornece especificações sobre o alinhamento correto na cambagem de pneus. Então, o melhor caminho a seguir, em uma situação como essa, é permitir uma diferença de, no máximo, meio grau em cada lado. A ideia é que o carro se direcione para o alinhamento com tendência mais positiva.

Nula

A cambagem nula é quando as rodas do automóvel estão exatamente em ângulo reto de 90 graus com o solo. O que, na prática, seria o ângulo considerado ideal, porque faz com que as rodas permaneçam retas e um lado não se mostra mais avantajado ou indevidamente inclinado do que o outro.

Descubra quando é necessário fazer a cambagem de pneus

Agora que você já sabe o que é a cambagem de pneus e a importância de procurar um profissional de mecânica, deve estar curioso sobre quando é necessário fazer o procedimento, certo? Pois bem, o primeiro passo é considerar em quais condições o seu veículo é usado e com qual frequência. Isso porque existem diversos buracos nas estradas e desnivelamento dos solos em vários tipos de asfaltos.

São essas pancadas involuntárias em buracos, somadas a falta de amortecedores eficientes, que causam o desalinhamento dos ângulos. Mesmo um motorista extremamente cuidadoso está sujeito a passar por esse tipo de problema, e é fundamental saber o que fazer sempre que notar algo diferente neste sentido. Uma boa dica é olhar a parte da frente do veículo, que dá uma ideia geral da posição dos pneus.

Sempre que notar as rodas muito retas ou perto da angulação de 90 graus, chegou o momento de procurar pela manutenção adequada. Além disso, outro sinal importante envolve o desgaste presente nas molas e as nas peças de suspensão, que podem não ter sido trocadas conforme as indicações do fabricante na vistoria e manutenção preventiva feita no veículo.

A cambagem de pneus é um procedimento que tem relação direta com a segurança do motorista ao conduzir o automóvel. Afinal de contas, os pneus são os únicos acessórios que ligam o carro ao solo e, por isso, precisam ser avaliados com frequência, respeitando as indicações do fabricante. Não existe exatamente uma regra, mas a indicação principal é que a cada dez mil quilômetros rodados seja feita uma revisão completa na cambagem.

Gostou das informações do artigo? Então deixe o seu comentário e nos conte se já teve problemas com esse tipo de componente no veículo e como fez para resolver.



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