Honda HR-V
Array
Que os SUV's seguem em alta no mercado brasileiro não é exatamente uma novidade, e o Honda HRV figura sem dúvidas como um dos pioneiros e principais representantes da categoria. Ao reunir todas as qualidades de um utilitário esportivo, com a credibilidade da marca, o sucesso aconteceu quase que de imediato.
Mas ser um dos primeiros da categoria a agradar o público não significa que o projeto esteja cansado ou defasado. A continuidade dos modelos no mercado é uma característica da Honda, e pode ser percebida em outros exemplares, como Civic e City. Todos ganham reestilizações e novas versões com frequência, e com o HRV não é diferente.
Quer saber quais são as características e novidades do Honda HRV 2020? Continue conosco e confira as principais qualidades dessa referência da categoria. Boa leitura!
Design
Não há questionamentos sobre o visual do HRV, que segue irrepreensível e causa boa impressão a todos os gostos. O desenho da carroceria mantém a contemporaneidade, com vincos bem acentuados na dianteira e faróis alongados, que são integrados à grade do veículo por meio de uma barra cromada, tendo abaixo a entrada de ar e acima a abertura do cofre do motor.
Nas laterais são vistos vincos igualmente bem pronunciados, com rodas de liga leve que agora integram versões mais baratas, e não apenas modelos de linhas superiores. A suspensão elevada contribui para entregar a altura desejada para dirigir, enquanto a traseira fortalece a harmonia do projeto com lanternas que se dividem a partir da abertura do porta-malas.
Interior
Se o exterior apresenta indiscutível bom gosto, no interior do HRV a impressão não muda. O primeiro destaque está relacionado ao painel, que apresenta formato horizontal com boa disposição de componentes, a exemplo das saídas de ar: três para o passageiro dianteiro e duas para o motorista. No verão, essas saídas podem ser a salvação no trânsito.
Mas o painel do Honda HRV não se destaca pelo futurismo, como ocorre no Civic. Isso não quer dizer que não há qualidade e funções tecnológicas, e sim que existe mais sobriedade na disposição dos itens. O quadro de instrumentos em frente ao motorista é um exemplo, pelo visual padrão, mas completo em relação aos itens que pode checar.
A alta tecnologia embarcada enquanto componente visual ganha força pela presença da central multimídia de sete polegadas, que permite a integração com smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A ferramenta faz com que o carro tenha as principais funções do celular, como a sua lista de músicas preferidas, e também auxilia a navegação por meio de um GPS com boa visibilidade.
O painel apresenta plástico duro em boa parte da extensão, sendo que no centro há presença de material mais agradável ao toque. O encaixe das peças é perfeito, e as costuras no volante e banco também são muito bem feitas.
Em relação ao espaço, o HRV não desaponta e entrega aos ocupantes espaço semelhante ao do Honda Fit. O porta-malas conta com capacidade para transportar 437 litros, equiparável aos sedãs e suficiente para encarar viagens mais longas em família. Além do espaço, o conforto oferecido pelos bancos contribui com esse tipo de uso.
Conjunto mecânico
Outra qualidade em comum nos veículos da Honda é o fino ajuste mecânico, responsável por grande parte da credibilidade no mercado brasileiro. Mas o público busca mais do que uma mecânica confiável, e nessa exigência o HRV também mostra eficiência.
A maioria das versões do Honda HRV 2020 conta com motorização 1.8 i-VTEC FlexOne, que entrega a potência de 140 cv quando abastecido com gasolina e 139 cv com etanol. Embora a diferença seja pouca, há uma atipicidade nesse caso: a maior potência quando abastecido com gasolina, enquanto o comum é que aconteça o contrário. Mas é mero detalhe.
Esse motor funciona de dois modos, a depender das rotações do veículo. Quando as rotações são baixas, usa-se apenas duas válvulas em cada pistão, e ele fica como um oito válvulas. Em altas rotações, para otimizar o desempenho, todas as válvulas passam a atuar, e ele fica como um 16 válvulas. Esse ajuste foi feito para cumprir a promessa principal do HRV, que é unir economia e conforto.
A transmissão é automática CVT, que garante funcionamento linear e suave, sem solavancos na aceleração ou troca de marchas. Há ainda uma versão 1.5 turbo, presente no modelo mais caro do Honda HRV.
Desempenho e consumo
Embora o foco do modelo seja conforto e economia, ele não deixa a desejar em desempenho. Trata-se uma alternativa ágil para oferecer retomadas e ultrapassagens seguras, o que não dispensa a prudência do condutor, obviamente. Isso faz com que ele se destaque sobretudo em relação ao principal concorrente, o Jeep Renegade.
A suspensão é firme, um ajuste que mantém o conforto em qualquer tipo de piso e condução, e em especial para o uso urbano. As curvas são facilitadas pela direção elétrica, que ainda permite manobras mais precisas e com respostas rápidas. A frenagem também conta com ótimo conjunto, a exemplo do freio a disco nas quatro rodas.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos, e a velocidade máxima se alcança ao atingir 175 km/h. Em trecho urbano e abastecido com etanol, o rendimento é de 7,7 km/litro, e de 11 km/litro quando abastecido com gasolina. Em rodovias, registra a marca de 8,6 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina.
A versão 1.5 turbo é monocombustível, e rende 11,5 km/litro em trecho urbano e 14,6 km/litro na estrada, sempre abastecido com gasolina. Vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e sua velocidade máxima é de 200 km/h.
Conforme observamos, o Honda HRV é uma excelente alternativa de carro. A versão de entrada pode ser adquirida a partir de R$ 94.400, um bom custo-benefício diante de tudo o que o modelo entrega em relação a visual, conforto e desempenho, e um belo pacote de itens de série.
Agora que você sabe quais são as principais características do Honda HRV, aproveite e entre em contato conosco! Estamos à disposição para apresentar o próximo carro a ocupar a sua garagem!