História da Mercedes-Benz: origem, modelos e a marca no Brasil!
Array
Presente em diversos países pelo mundo, a Mercedes-Benz é uma montadora de veículos de luxo que chama a atenção pelos modelos com design único, desempenho impressionante e alta tecnologia embarcada. A empresa também está presente no mercado de caminhões e carretas - eles atuam com automóveis, caminhões, ônibus e vans, sendo a preferida no transporte de cargas.
O que muita gente não sabe é que a montadora foi pioneira na história automotiva, além de revolucionar o mercado até os dias atuais. São décadas de história, proporcionando aos motoristas experiências inesquecíveis e despertando fortes emoções em altas velocidades.
Para que você saiba tudo sobre a história da Mercedes-Benz, preparamos este artigo onde vamos abordar como e quando surgiu a marca, a origem de seu nome e símbolo e os primeiros passos da Mercedes-Benz no Brasil. Boa leitura!
Como e onde surgiu a Mercedes-Benz?
Os responsáveis pela criação da Mercedes-Benz são os alemães Gottlieb Daimler e Carl Benz, mas a história da marca começa muito antes de seu lançamento oficial, que ocorreu em 1926.
Carl Benz foi o inventor do primeiro automóvel com três rodas movido por um motor a combustão, em 1871. No mesmo ano, ele lançou sua própria empresa, a Benz & Cia., que foi a maior linha de montagem de carros no início do século XX.
Já Gottlieb Daimler, junto ao seu parceiro Wilhelm Maybach, construiu o primeiro protótipo de um motor a gás, em 1885. A dupla Daimler e Maybach entrou no mercado de produção de veículos em 1890, quando fundaram a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG).
Inicialmente, a Benz & Cia. e a DMG eram rivais no setor de automóveis, mas a história mudou em 1926. Na época, poucos anos após a Primeira Guerra Mundial, o mundo passava por uma grande instabilidade econômica, o que levou as duas montadoras a unirem forças e se fundirem em uma única marca, a Mercedes-Benz.
Qual a origem do nome Mercedes-Benz?
O nome atual da marca surgiu graças a outro personagem muito importante na história da Mercedes-Benz: Emil Jellinek, um rico empreendedor alemão de veículos da época.
Em 1900, Jellinek assinou um acordo com a DMG para a distribuição de carros e motores, mas com uma condição: que um dos modelos se chamasse Mercedes 35HP, em homenagem ao nome de sua filha.
Este carro, desenvolvido por Wilhelm Maybach, é considerado o primeiro Mercedes e causou grande impacto no início do século XX. Isso se deve a características consideradas bastante inovadoras para o período, como o motor leve de alto desempenho, o quadro de aço prensado e o radiador tipo colmeia.
Quando a Benz & Cia. e a DMG se uniram em 1926, a nova empresa passou a adotar o nome de seu famoso veículo junto ao sobrenome de um de seus fundadores, passando assim a se chamar Mercedes-Benz.
Qual é o significado do símbolo da marca?
Outra curiosidade em relação à história da Mercedes-Benz é quanto à origem do seu símbolo, a estrela de três pontas. Ela é inspirada em um desenho feito por Gottlieb Daimler, fundador da DMG, presente em um postal enviado para sua esposa. Além de desenhar o símbolo, o inventor escreveu no postal que, um dia, a estrela brilharia sobre sua obra.
O símbolo representava as três frentes de atuação da DMG, que fabricava motores para uso em terra, mar e ar. Após a morte de Daimler, em 1909, ela passou a ser usada como logotipo da empresa, sendo incorporada à Mercedes-Benz quando ela foi criada.
Ao longo da história da marca, o símbolo passou por diversas modificações. O atual círculo foi inserido em 1923, enquanto a coroa de louros — do logo da Benz — foi incluída após a fusão da Benz & Cia. com a DMG. Já a versão definitiva do símbolo veio em 1933 e, desde então, ela permanece inalterada.
Qual é a história da Mercedes-Benz no Brasil?
A marca chegou ao Brasil 30 anos após a sua fundação na Alemanha, em 1956. E não foi com carros, mas sim, caminhões: o modelo L-312 era produzido em São Bernardo do Campo (SP) e comercializado em todo o país, tendo se tornado um grande sucesso na época.
Após se consolidar no segmento de caminhões, a Mercedes-Benz passou a vender automóveis no Brasil. Os primeiros foram os Classe C e Classe S e, na década de 1990, foi lançado um enorme sucesso da marca no país: a van Sprinter. Ela caiu no gosto dos motoristas pela tecnologia de ponta, como os freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS.
Depois de dominar o mercado com seus primeiros lançamentos, a marca passou a investir pesado na comercialização de seus carros de luxo no Brasil. Assim, ganhou o gosto dos motoristas e seus modelos se tornaram os preferidos de quem é apaixonado por luxo, estilo e alta velocidade.
Quais os principais modelos?
Há diversos carros da Mercedes comercializados no Brasil. Veja as principais linhas e modelos:
- Classe C: linha de maior sucesso da marca, se destaca pela esportividade e sofisticação. É dividido nas categorias Sedan e Coupé - atualmente a Classe C só é comercializada na carroceria Sedan ;
- Classe A: outro queridinho do público, o modelo Classe A também atrai olhares por onde passa pela esportividade, mas chama mesmo a atenção pela inovação tecnológica e a interatividade com o motorista. A Classe A é oferecida nas carrocerias Sedan e Hatch;
- GLA: este crossover de porte médio é vendido no Brasil desde 2015, sendo uma ótima opção para quem busca um modelo mais acessível;
- GLC: um dos principais SUVs da Mercedes atualmente, o GLC é um utilitário-esportivo refinado, com bons equipamentos de série e ótima motorização, mais espaço interno e porta-malas, além de ótima motorização;
- CLA: este é um automóvel destinado ao público jovem, o que fica evidente pelo design moderno e o desempenho impressionante no trânsito.
Prestes a completar 100 anos, a história da Mercedes-Benz mostra que é possível fazer sucesso no mercado ao se investir em modelos de luxo e com alta tecnologia embarcada. Por isso, os carros da marca são uma excelente escolha para quem deseja ter experiências incríveis ao volante, sempre com qualidade, conforto e segurança.
Gostou do nosso artigo sobre a história da Mercedes? Se acha que seus amigos também vão gostar deste conteúdo, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e levar essas curiosidades até eles!