Geral

VW diz que Polo não vai matar o Fox; Up! ficará acima do Gol

Publicado

Com a chegada do novo modelo, marca terá cinco hatches em sua linha.

VW diz que Polo não vai matar o Fox; Up! ficará acima do Gol

Com a chegada do novo modelo, marca terá cinco hatches em sua linha.

O evento era o lançamento do Up! reestilizado, mas a Volkswagen não se esqueceu do Polo, modelo que deve ser o principal lançamento da marca em 2017. Nas palavras de David Powels, presidente da marca no Brasil, o hatch "será um modelo de grande relevância em termos de tecnologia e inovação".

Mas ainda faltam alguns meses para a chegada do Polo. Até lá, o dilema da Volkswagen é decidir como irá encaixar mais um hatch em uma família que já possui quatro integrantes: Gol, Up!, Fox e Golf, com preços iniciais entre R$ 36.630 e R$ 77.247.

"Vai ser um bom desafio [organizar os modelos]", brincou Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas da Volkswagen. É certo que o Polo, quinto (e provavelmente último) hatch da empresa, ficará imediatamente abaixo do Golf.

A grande dúvida é a continuidade do Fox, que foi reposicionado exatamente para cumprir a função da geração anterior do Polo, que saiu de linha em 2015.

"Todos os hatches seguem. O Gol tem o apelo da robustez. O Up! tem uma pegada mais tecnológica, jovem. E o Fox vende pela posição de dirigir mais alta, que atrai um público mais feminino", disse Schmidt.

Menos vai ser mais

Parte da solução para manter cinco hatches em faixas de preço que se sobrepõem pode ser a estratégia de enxugar o número de versões. De acordo com a própria marca, a linha inteira hoje, possui 337 opções diferentes. O objetivo é chegar a 93.

O Fox, por exemplo, é oferecido em 11 versões, com motores 1.0 de 82 cavalos, 1.6, de 104 cv ou 120 cv e transmissão manual ou automatizada. Os preços começam em R$ 46.890, mas podem bater os R$ 80 mil na versão mais completa, com todos os opcionais.

Para que ele consiga sobreviver, este número terá que ser reduzido. Esta versão mais equipada, por exemplo, sai de fábrica com controles de tração e estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, teto solar e sensores de luz e chuva.

Sabendo que o Polo ficará acima do Fox, é provável que este siga sendo oferecido apenas em versões nem tão equipadas. Desta forma, a ordem seria: Gol, Up!, Fox, Polo e Golf.

Up! é promovido

Outra importante mudança na linha da Volkswagen é o reposicionamento do Up. Junto com a renovação visual, o subcompacto ganhou equipamentos, e agora ficará acima do Gol. “O Gol faz o papel do carro de entrada, e o Up! vai para o segmento de compactos premium”, disse o vice-presidente de vendas.

Mas, de acordo com a lógica da Volkswagen, isso não significa que seu maior rival deixará de ser o Fiat Mobi. "Por tamanho, concorre com versões mais caras do Mobi. Mas também pega Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Etios e Nissan March", falou Schmidt.

Fato é que nenhum destes modelos citados é um compacto premium. Outro elemento que deixa o pensamento ainda mais confuso é a expectativa de vendas por versão. Segundo o executivo, 60% dos Up! vendidos devem ser nas versões de entrada, Take e Move.

Para completar, o Up! vendido no Brasil, mesmo na versão mais completa, ainda é menos equipado do que o similar europeu. Por lá, o controle de estabilidade é item de série. Ainda é possível equipar o subcompacto com ar-condicionado digital e controle de velocidade de cruzeiro, itens indisponíveis para o veículo vendido por aqui.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volkswagen. Visite uma das nossas lojas do AB Abolição.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: G1

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Manutenção Conheça os componentes do sistema de suspensão do seu carro Saiba tudo sobre o sistema de suspensão de carros: componentes, tipos, funções e como identificar problemas. Confira agora!
Publicado em
19 dez 2024
Caminhões Descubra as vantagens do controle de frota de caminhões Descubra as vantagens do controle de frota de caminhões: reduza custos, otimize rotas e garanta segurança e eficiência nas entregas.
Publicado em
16 dez 2024
Documentação Como emitir o CRLV Digital? Descubra como emitir o CRLV Digital e simplificar a documentação do seu veículo. Veja vantagens, requisitos e o passo a passo completo!
Publicado em
12 dez 2024