Teste: Volkswagen up! Pepper
Disponível por R$ 57.900, a nova versão topo de linha aposta no visual esportivo e lista de equipamentos completa para conquistar a clientela.
Fonte: Autoesporte.
Disponível por R$ 57.900, a nova versão topo de linha aposta no visual esportivo e lista de equipamentos completa para conquistar a clientela.
O Volkswagen up! seguiu os passos do Fox e, desde julho, está à venda na versão "esportiva" Pepper – que, a exemplo da picape Saveiro, toma lugar das opções topo de linha. Disponível por R$ 57.900, a novidade chega às lojas com visual exclusivo e equipamentos de série dignos de modelos das categorias superiores. Será que vale a pena? Confira a seguir!
O que muda?
No lançamento, o up! TSI tinha todo um discurso de racionalidade, com segurança de cinco estrelas no Latin NCAP, carroceria compacta e ainda mais economia de combustível que as versões 1.0 MPI de 82 cv. Agora, porém, o que vale é a fantasia esportiva para tomar lugar do (temporariamente) aposentado high up! e dividir o topo da tabela com as versões Cross.
Para tentar convencer quem ainda torce o nariz para carros pequenos, os alemães rechearam o modelo ao máximo. Acendimento automático dos faróis e sensor de chuva? Ele tem! Bancos que imitam couro, ar-condicionado, rodas de liga leve diamantadas aro 15 e até sensor de ré o up! Pepper tem também. Aliás, agora, o revestimento interno é todo escurecido.
Impressões ao dirigir
Ao volante, tudo é praticamente igual às demais versões, o que não é nada ruim. O volante emprestado do Golf “abraça” os polegares e convida a contornar curvas buscando tangentes. Mas pode segurar a empolgação: apesar da regulagem de altura da direção, não há ajustes de profundidade e, mesmo na posição mais baixa, o banco do motorista fica longe do assoalho.
Na verdade, o motor 1.0 TSI, um pequeno milagre turbinado com três cilindros, faz esquecer qualquer detalhe negativo. Afinal, são até 105 cv de potência capazes de chegar aos 100 km/h em 9,3 segundos, de acordo com a marca. É um número (muito) respeitável que não prejudica o consumo, com médias de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Se muitos fabricantes amolecem a suspensão para vencer a buraqueira das ruas brasileiras, a Volkswagen não parece ceder tão fácil. E, assim como outros carros do fabricante, o up! tem o ajuste firme que faz a alegria de quem prefere acelerar a prevenir as hérnias de disco. Já o câmbio manual de cinco marchas com engates curtos e precisos é quase um pecado capital.
Vale a compra?
Sim. O desempenho é incrível, o dono quase não precisa visitar o posto de combustível, a lista de equipamentos é bem recheada e o visual ganhou teto pintado de preto e detalhes na cor vermelha. Como topo de linha, a versão Pepper é completa e cobra caro por isso. Se a grana estiver curta, vá de move up!, por R$ 53.490 – ou torça pelo retorno da edição Connect.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros, 1.0, 12V, comando duplo variável, injeção direta, flex
Potência: 105/101 cv a 5.000 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Pneus: 185/60 R15
Comprimento: 3,68 metros
Largura: 1,64 metro
Altura: 1,50 metro
Entre-eixos: 2,42 metros
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 285/ 262 litros (fabricante/aferidos por Autoesporte)
Peso: 1.003 kg
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