Tem um carro abandonado na minha rua, o que eu faço?
Pneus murchos, vidros quebrados, carroceria empoeirada. Veja o que fazer se tiver um carro abandonado perto da sua casa.
Pneus murchos, vidros quebrados, carroceria empoeirada. Veja o que fazer se tiver um carro abandonado perto da sua casa.
Às vezes não é difícil se deparar com carros abandonados nas ruas. Além da poluição visual, os veículos abandonados ocupam vagas que poderiam ser utilizadas por outras pessoas. Descubra o que fazer nestes casos:
Tem um veículo abandonado na minha rua, para quem eu ligo?
A denúncia deve ser feita para a prefeitura de sua cidade. Em São Paulo, é possível avisar pelo telefone 156. No Rio de Janeiro, a responsabilidade é da Polícia Civil, que pode ser contatada pelo telefone 190. Em Belo Horizonte (MG), a denúncia pode ser feita pelo número 156.
Qual órgão é responsável pelos carros abandonados da minha cidade?
Na maioria dos casos, a prefeitura municipal é a responsável. Na cidade de São Paulo, por exemplo, todas as denúncias são verificadas pelas subprefeituras, que removeram 986 veículos abandonados em vias públicas de janeiro a julho deste ano.
Depois da denúncia, o que acontece?
Inicialmente, é afixada uma notificação no veículo. Se o proprietário não tomar nenhuma atitude depois de cinco dias úteis da data do aviso, o carro é considerado abandonado e já pode ser encaminhado ao pátio da subprefeitura, que precisa verificar com a Polícia Militar, CET e DETRAN se o veículo não tem relação com crime, sinistro ou furto.
Levo multa se eu abandonar um carro na rua?
Sim, o valor varia de cidade para cidade. Em São Paulo, existe a Lei de Limpeza Urbana que fixa multa no valor aproximado de R$ 17 mil. Além disso, o responsável arca com os custos de remoção, do equipamento utilizado para o procedimento e do trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, que é calculada conforme o tipo de veículo.
Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo carro. Visite uma das nossas lojas do Grupo AB.
Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:
http://www.grupoab.com.br/blog/
Conheça Grupo AB:
Fonte: Revista Autoesporte