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O que o VW UP! GTI e o Golf GTI original têm em comum.

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O subcompacto tem medidas e desempenho parecido com o do esportivo de 1976

O que o VW UP! GTI e o Golf GTI original têm em comum.

O subcompacto tem medidas e desempenho parecido com o do esportivo de 1976

A Volkswagen já havia revelado fotos e especificações do up! GTI, mas somente agora o conceito fez a sua estreia pública em um lugar muito especial: o encontro do Lago Wörthersee, na Áustria, onde os fãs do grupo Volks se reúnem anualmente. O fabricante compara o novo esportivinho ao Golf GTI original. É não é que eles realmente têm muito em comum? Confira a comparação ponto a ponto e assista também o vídeo da reunião dos hatches.

TAMANHO

A começar pelo tamanho, pois o primeiro Golf estava longe de ser grande como o atual, ele tinha apenas 3,70 metros de um para-choque ao outro. O up! GTI ainda não teve todos os dados revelados, o lançamento será apenas no início de 2018. Sabemos apenas que o modelo três portas europeu é bem menor que o brasileiro, com 3,60 m – oito centímetros a menos que o nacional. Mesmo que o GTI seja pouco maior que a versão convencional, certamente não superará o tamanho do Golf. Além disso, ambos possuem 2,40 metros de entre-eixos – o up! europeu quatro portas marca os mesmos 2,42 m do hatch feito no Brasil (confira a avaliação do modelo reestilizado).

PESO

Se nas medidas eles são bem parecidos, não podemos falar o mesmo do peso. Carros antigos não tinham a mesma exigência de resistência a impactos ou de rigidez torcional requeridas em um projeto moderno. O primeiro Golf GTI era um peso pena de 810 kg, enquanto o novo up! GTI tem 997 kg. A própria VW relembra que o lançamento tem diferenças de peso em razão do uso aços de alta e ultraltaresistência e múltiplos airbags – embora outros itens de conforto inimagináveis na época do GTI de 1976 também tenham peso nisso (com perdão do trocadilho).

MOTOR

Claro que os motores da Volkswagen mudaram muito ao longo desses 41 anos de separação. Não que o GTI devesse em tecnologia. Em 1976, ele já vinha com injeção eletrônica K-Jetronic da Bosch, como bem indica a sigla. Foi uma maneira de extrair mais rendimento do motor quatro cilindros  EA827 1.6 de apenas um comando no cabeçote, duas válvulas por cilindro e bloco de aço, parente do nosso AP. Eram 110 cv a 6.100 rpm e 14,2 kgfm de torque a 5.000 rpm.

Já o up! GTI utiliza uma configuração mais forte do EA211 usado no brasileiro e no Golf Comfortline 1.0 TSI. Com apenas três cilindros, o motorzinho é feito inteiramente de alumínio e tem quatro válvulas por cilindro e comando duplo variável na abertura e fechamento. Além disso, aposta na injeção direta e turbocompressor capaz de fechar a válvula de alívio para encher rapidamente. São 115 cv e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm.

DESEMPENHO

O antigo “AP” alemão tinha gosto por altas rotações. O baixo peso ajudava a vencer a inércia facilmente e a caixa manual de quatro marchas já tinha a precisão característica dos VW e ajudava a levar o Golf GTI de zero a 100 km/h em 9 segundos. O hot hatch poderia ir além dos 182 km/h se a aerodinâmica fosse mais apurada. A primeira geração do GTI teve ainda um 1.8 de 112 cv e 15,1 kgfm a 3.500 rpm, capaz de baixar o tempo da arrancada para 8,2 s. Torque é tudo, lição que o sucessor atual aprendeu no berço. O up! GTI tem câmbio manual de seis marchas, não aplicado no up! feito no nosso país. São apenas 8,8 segundos até os 100 km/h e 197 km/h de máxima.

APARÊNCIA

Claro que o kit visual faz justiça ao nome GTI. Tal como o antepassado, o novo up! abusa de detalhes vermelhos, incluindo o inevitável filetinho na grade, repetido na tampa de vidro escurecida na traseira. Faixas laterais pretas também imitam a moda de 1976. O spoiler sobre o vidro de trás é funcional e ajuda a colar a traseira mais no chão a altas velocidades. Já o espelho e teto pintados em preto brilhante são apenas toques estéticos. O jeito mais assentado no chão é mais do que uma impressão. A altura do carro diminuiu em 1,5 centímetro e as rodas aro 17 calçam pneus mais largos, uma receita também aplicada na preparação do Golf GTI 1976.

Por dentro, a conexão espiritual com o antepassado vai além dos logotipos. Os próprios bancos revestidos em tecido xadrez no padrão Clark é uma homenagem que até hoje faz parte dos Golf GTI básicos. É daqueles carros que faz você dispensar o revestimento de couro. Completam o pacote uma faixa no painel na mesma coloração avermelhada, replicada nas costuras do volante de base achatada. Sem falar no nível de equipamentos superior ao do up! que temos por aqui. Há central multimídia sensível ao toque, ar-condicionado digital e até sistema de frenagem automática, além do controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais e do tipo cortina.

Up 4

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Fonte: Auto Vídeos.

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