Honda Type R completa 25 anos e relembramos sua história
Submarca de alto desempenho da Honda, não limitada ao Civic, foi criada em 1992.
Fonte: motor1.com
Submarca de alto desempenho da Honda, não limitada ao Civic, foi criada em 1992.
GTi, STi, AMG, Renaultsport e RS – cada um vem com sua própria reputação para máquinas de alta performance. Em 1992, Honda criou o Type R, uma marca que entra nesta lista das mais notórias. Veja tudo o que você precisa saber sobre o Type R.
O primeiro Type R foi um NSX
O Honda NSX já havia se estabelecido como um tipo de anti-Ferrari em seus primeiros três anos de vida, mas a Honda queria melhorar ainda mais seu desempenho e batizou seu primeiro modelo especial de 1992 como NSX Type R. Esse R é de “Racing”.
Produzido em quantidade limitada para o Japão, o Type R original era um supercarro hardcore. Reduziram seu peso drasticamente, em 120 kg, descartando os vidros elétricos, ar-condicionado, rádio e todo o resto do sistema de som.
Deu origem ao NSX-R, produzido em 2002 com alterações na carroceria para melhorar a aerodinâmica. Foi a última versão antes de a primeira geração do esportivo sair de linha.
Um coração VTEC
Muitos fãs do Type R proclamam as virtudes do motor VTEC. Significa Variable Valve and Lift Electronic Control (Válvula Variável e Controle Eletrônico de Distribuição), um sistema inovador que muda o perfil do motor para melhorar seu desempenho. O resultado é o conhecido impulso que sentimos quando o potencial do carro é liberado.
O H vermelho
Cada um dos modelos Honda Type R recebe o logo H na cor vermelha, ao invés do tradicional, como uma homenagem ao primeiro carro da marca na Fórmula 1.
O RA272 liderou o Grande Prêmio do México de 1965 do começo ao fim e rendeu a primeira vitória da Honda na F1. Muitos Type R também recebem a mesma pintura branca Championship White que enfeitava o monoposto.
Type R na pista
O NSX foi utilizado para competir em várias categorias de Gran Turismo do Japão, mas foi nos campeonatos de turismo que a submarca realmente fez o seu nome.
As versões Type R do Integra e do Civic venceram quatro campeonatos do British Touring Car Championship – cada um ganhou duas vezes. E o Civic caminha para faturar seu terceiro troféu neste ano.
Participações no World Touring Car Championship renderam várias vitórias e voltas mais rápidas. Promete ser bem-sucedido na categoria TCR, criada em 2015.
Está de volta à América
Em 1997, o Type R fez sua estreia nos Estados Unidos sob a marca Acura, com o cupê Integra Type R.
Construído para cumprir as normais de homologação da FIA para carros de corrida, 3.823 unidades foram vendidas nos EUA. Pela engenharia envolvida em cada exemplar e o baixo volume de vendas, a Honda teve prejuízo com cada um que foi vendido.
A produção do Integra foi encerrada em 2011 e, para os norte-americanos, foi o último Type R oficialmente disponível... até a chegada do novo Civic Type R.
O novo Type R, baseado na 10ª geração do Civic, é um hot hatch de 310 cv. Disponível para os gringos, deixou de ser um fruto proibido. Para nós, brasileiros, fica a esperança de a Honda seguir em frente com o plano de trazê-lo para cá.
25 anos do Type R
Aqueles de vocês que são bons de matemática já concluíram que 2017 marca os 25 anos desde o primeiro Type R.
Neste período, nós vimos supercarros únicos, sedãs potentes e hatchbacks esportivos entrarem orgulhosamente para a família Type R. Eles se tornaram alguns dos favoritos dos entusiastas.
A lendária confiabilidade da Honda, aliada a um desempenho único para o segmento, faz com que a marca seja uma escolha popular para aqueles que querem levar seus carros para a pista de corrida.
O que vem por aí?
Diversas entrevistas com engenheiros deram a dica de que a Honda quer expandir a marca Type R.
Versões ainda mais fortes do Civc Type R, inclusive com tração integral, são uma possibilidade. A geração atual terá uma vida mais longa do que seus antecessores e a Honda precisa competir com o que tem de melhor.
O último NSX híbrido é um dos candidatos mais cotados para receber o tratamento do Type R, em um retorno ao supercarro no qual tudo começou.
Se o modelo mais recente for tudo o que promete, os fãs do Type R devem ficar excitados pelo que vem por aí – mas não fique esperando por um Fit Type R. Algumas coisas devem continuar sagradas.
Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Honda. Visite uma das nossas lojas AB Mobara.
Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:
http://www.grupoab.com.br/blog/
Conheça Grupo AB: