História do Honda Accord: versões marcantes à geração híbrida
Descubra a história do Honda Accord: um ícone que evoluiu de hatchback a híbrido, com design sofisticado e tecnologia de ponta. Saiba mais!
Quem é apaixonado por carro certamente já ouviu falar sobre o Honda Accord, um dos modelos mais icônicos da montadora japonesa, que vem investindo cada vez mais em novas tecnologias e inovação para aprimorar seus modelos.
A atual releitura do sedã de médio porte (que já foi um hatchback em seus modelos mais antigos) chega ao mercado brasileiro sendo o primeiro híbrido da Honda e dotado de grandes expectativas: entre elas, a promessa de 25 km/L.
Embarque com a gente em uma viagem pela história de um dos modelos mais tradicionais da montadora e sua evolução durante os anos.
História do Honda Accord: das primeiras versões à modernidade
Com uma história consistente permeando confiança, inovação e, principalmente, adaptação às necessidades do mercado com o passar dos anos, o Honda Accord tem uma trajetória de crescimento e evolução que merece destaque no mercado automobilístico.
O nascimento do Honda Accord
Foi em maio de 1976 que sua primeira versão chegou ao mercado no Japão, atraindo olhares curiosos e sendo reconhecido, posteriormente, por sua tecnologia avançada dentro de um mercado que evoluía vagarosamente e pela qualidade de seus componentes. No mesmo ano, foi levado para os Estados Unidos, sendo um sucesso de vendas.
Em sua primeira geração, o Accord era um hatchback com três portas, potência de 68 cv e motor 1.6 ou 1.8.
Foi também um dos primeiros carros japoneses a contar com itens considerados sofisticados para a época, como limpador de para-brisa com temporizador, contador de giros no painel e bancos de tecido.
Inovações ao longo das décadas
O Honda Accord híbrido, novidade trazida ao Brasil pela montadora em 2024, representa a 11ª geração do modelo, totalmente repaginado e com tecnologia de ponta, que conta, surpreendentemente, com ausência de caixa de câmbio.
Durante sua jornada, foi pioneiro em injeção eletrônica multiponto, apresentou mudanças estruturais na carroceria, ganhou edições de luxo com teto solar e ar-condicionado automático ainda na década de 80, foi se tornando símbolo de elegância e sofisticação com linhas fluídas e maior espaço e hoje é não só sinônimo de luxo e desempenho, como representa a aposta da Honda nos híbridos, os carros do futuro.
A ascensão do Accord: popularidade global
Desde sua chegada ao mercado em 76, o Accord foi expressivo e consistente, tendo atraído os olhares dos americanos para o lançamento nos Estados Unidos ainda naquele ano.
A segunda geração do modelo Honda de destaque foi produzida na fábrica da marca na terra do tio Sam em 1981.
Chegando no Brasil apenas em sua quarta versão, em 1989, já com características mais luxuosas e maior do que suas versões anteriores, a Honda tinha em mãos um ícone automobilístico e soube usar a seu favor.
Diante de tamanha popularidade global, continuou produzindo e inovando com o modelo.
Principais versões e modelos do Honda Accord
Com uma história tradicional e de muito sucesso há quase 50 anos, destacamos os modelos e versões do Accord conforme sua linha do tempo.
Década de 1980: primeiros destaques e aceitação no mercado
A década de 1980 foi marcada por três gerações dele, com modificações expressivas. Inicialmente seguindo seu modelo de origem, hatchbacks de três portas, começou a ser produzido com carroceria sedan e upgrades de design e funcionamento.
É na década de 80 também que o Honda Accord se torna um carro mais luxuoso, com versões mais caras e componentes como freio ABS, painel digital e teto solar.
O mercado vai à loucura com sua evolução e ele se consolida como ícone de alto poder aquisitivo.
Década de 1990: consolidação e crescimento global
Agora com seu espaço já reconhecido no mercado e alcançando novos mercados globais como o Brasil, seus motores ganham desenvolvimento expressivo, com sistemas eletrônicos tecnológicos de diminuição de ruído e vibrações.
Sua carroceria passa a ter design de sedã elegante, deixando os dias de hatch para trás, com destaque para as versões ‘perua’, que deixaram de ser produzidas em 1997, dando lugar apenas aos modelos sedã e cupê.
As atualizações seguiam a todo vapor no Japão, chegando para modelos nos Estados Unidos e na Europa em ritmo acelerado.
Adaptados ao mercado global, alguns modelos e versões não chegaram ao Brasil, pois o investimento da Honda em estudo de mercado apontava que a necessidade de inovação variava de local a local do globo.
Décadas de 2000 e 2010: inovações em segurança e desempenho
Nas duas décadas posteriores à virada do milênio, foram acrescentados novos itens de conforto e uma mudança radical no design pôde ser observada, com destaque para os faróis triangulares que viraram marca registrada.
Até 2007, na sétima geração, o motor 2.0 possuía 163 cv e o cupê, mais luxuoso, estreava um V6 de 240 cv acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
A oitava geração teve upgrades em tamanho e ajustes visuais, além de uma versão Crosstour, mistura de perua com utilitário esportivo, que foi um lançamento arriscado com um retorno abaixo do esperado pela montadora.
Para sua nona geração, desde 2015, investiu em motores com injeção direta, motor 2.4 de 185 cv com câmbio CVT e a V6 de 3,5 litros chegando a 280 cv.
A geração híbrida: o futuro do Honda Accord
A 11ª geração do Honda Accord traz a maior inovação do modelo desde seu lançamento: o sistema híbrido super tecnológico e com características sustentáveis, adentrando as tecnologias dos chamados carros do futuro.
O que traz o Honda Accord Hybrid?
A versão atual do Honda Accord, além de ser híbrida com o sistema Honda e:HEV, que combina mais potência com menor consumo, é repleta de tecnologias que fazem dele um carro inteligente.
Como a possibilidade de estabelecer um perfil de cockpit para cada condutor, com preferências de configurações de ar condicionado, posição do banco, conexões multimídia e outros.
Máxima conectividade, design imponente, sofisticado e futurista, amplo espaço interno, tecnologias de segurança ao condutor, performance de alto desempenho com dirigibilidade de baixo consumo.
Essas são apenas algumas das características do novo Honda Accord Hybrid.
Sustentabilidade e Inovação
O novo Accord oferece uma gama de possibilidades ao condutor: modo elétrico, modo híbrido e modo a combustão, unindo todas as possibilidades a um alto nível de desempenho e um sistema de carregamento inteligente equipado com dois motores elétricos, um para tração e outro dedicado à geração de energia.
Tudo isso alinhado a um motor eficiente a combustão, que traciona o veículo em velocidades mais elevadas e constantes com menos consumo de combustível fóssil.
Por que o Honda Accord se destaca em seu segmento?
O Honda Accord se destaca pela sua evolução e seu constante investimento em tecnologias de aprimoramento e que garantam padrão elevado de qualidade, conforto, design e uso inteligente e sustentável de novas techs.
O Honda Accord Hybrid promete sacudir o mercado dos híbridos com sua extensa lista de itens de série e inovação que passa por todos os aspectos do seu modelo.
Quem deseja um sedan tecnológico e econômico, de porte grande e discreto, encontra nele tudo aquilo que precisa.
Quer estar conectado com o mundo dos automóveis? Continue com a gente e explore outras seções com informações de lançamentos, dicas imperdíveis e muito mais!