Entrevista: Yusuke Nishimura, engenheiro do Nissan GT-R
"Melhorar o GT-R é um desafio, e nos continuamos trabalhando com esse espírito", disse o engenheiro responsável pelo motor do Nissan GT-R. Fala também sobre o projeto e explica porque estar envolvido com outras áreas ajuda a fazer um carro melhor.
"Melhorar o GT-R é um desafio, e nos continuamos trabalhando com esse espírito", disse o engenheiro responsável pelo motor do Nissan GT-R. Fala também sobre o projeto e explica porque estar envolvido com outras áreas ajuda a fazer um carro melhor.
NISSAN GT-R 2017
O engenheiro de motores e de combustíveis da Nissan, Yusuke Nishimura, é o chefe da equipe responsável por desenvolver o motor do superesportivo GT-R, desde 2012. Em uma entrevista exclusiva à Autoesporte, Nishimura revela - entre outras curiosidades - a importância de se entender o veículo por completo, para poder melhorá-lo a cada ano. Sem dar pistas sobre o que podemos esperar em termos de atualizações para a próxima linha do cupê, o engenheiro-chefe falou que a marca continua trabalhando para melhorá-lo cada vez mais e disse que adora tunar carros, além de ter vontade de acelerar um carro na pista que ele mesmo tenha projetado. Confira a entrevista completa abaixo:
Você é o responsável pelo projeto do motor 3.8 V6 do Nissan GT-R. O que faz desse motor algo tão especial? Por quantas atualizações esse motor passou?
Eu sou responsável pelo motor do GT-R desde 2012. Sou eu quem desenvolve esse propulsor que é, na verdade, o DNA do GT-R. Seu torque de 64,9 kgfm é uma parte muito importante do projeto, mas talvez o fator mais característico a respeito desse veículo seja o fato de ele ter sido concebido para sempre buscar prazer durante as acelerações. Para alcançar isso, nós repetimos os testes muitas vezes e melhoramos sua performance. Não só as partes maiores, mas também cada detalhe do motor que é melhorado e refinado a cada ano.
Quais foram os maiores desafios e quais as principais estratégias para manter esse motor em linha até hoje?
A Nissan vem desenvolvendo e entregando carros cada vez mais rápidos e divertidos. Isso significa que, ano após ano, nós encontramos pontos a serem refinados. Melhorar o GT-R é um desafio, e nós continuamos trabalhando com esse espírito para evoluir cada vez mais o projeto. Esta é a razão pela qual o motor do GT-R é tão amado, e por tanto tempo. Continuar evoluindo é a essência única do GT-R. Este é o maior desafio que encontramos em cada ano-modelo.
Um engenheiro de motor deve também entender de outras áreas? Entender sobre outros setores é uma exigência?
Você está certo. Para fazer o melhor motor, o engenheiro responsável pelo projeto deve entender o veículo por completo. No caso do GT-R, um conhecimento profundo sobre carros é um requisito, mas entender tudo é difícil. Por sorte, o GT-R é desenvolvido como um projeto em equipe, temos muitos experts de cada área técnica presentes e trabalhamos juntos, lado-a-lado. Ao entender a área de outros experts, podemos desenvolver um GT-R melhor a cada ano.
Na fabricação do GT-R há takumis por todos os lados. Montando os motores, arrematando o luxuoso interior... Você se diz, de certa forma, também um takumi da arte de afinar os motores?
Sim, somos perfeccionistas para obter o melhor do motor do GT-R. É um trabalho “artesanal” de certa forma, por ser dedicado a um carro.
Qual a chance do GT-R abrir mão do V6 para assumir um quatro cilindros turbo mais eficiente?
Esse é um assunto que não posso comentar: projetos futuros.
NISSAN GT-R 2017
E o que esperar da área de motores da Nissan num futuro próximo?
Nós gostaríamos de desenvolver um motor que o consumidor sentisse prazer e se divertisse ao dirigir. Por outro lado, nós também gostaríamos de desenvolver motores mais sustentáveis.
Como é sua equipe de engenheiros de motores. Todos são japoneses?
Ela é composta principalmente por japoneses, mas muitas outras pessoas de diferentes países estão envolvidos no desenvolvimento.
O que você faz quando não está trabalhando, tem algum hobby? Se o Nissan GT-R não existisse, qual seria seu carro sonho de consumo?
Meu hobby é tunar carros. Minha vontade é dirigir um carro que eu mesmo tunei em um circuito, quando tiver a chance. Mas eu ando muito ocupado para realizar esse sonho. Agora, se o Nissan GT-R não existisse... eu nunca pensei nisso. O que eu gostaria mesmo é de desenvolver um carro muito rápido e muito divertido de dirigir, que tivesse custo acessível. Isso seria perfeito para mim!
NISSAN GT-R 2017
Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Nissan. Visite uma das nossas lojas AB San Diego.
Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:
http://www.grupoab.com.br/blog/
Conheça Grupo AB:
Fonte: G1 | Auto Esporte