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Chevrolet Camaro 2017: primeiras impressões

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Esportivo fica mais leve, ganha potência e equipamentos em nova geração. Desempenho em curvas surpreende, mas preço sobe R$ 66 mil.

Chevrolet Camaro 2017: primeiras impressões Camaro no estande da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)

Esportivo fica mais leve, ganha potência e equipamentos em nova geração. Desempenho em curvas surpreende, mas preço sobe R$ 66 mil.

O Chevrolet Camaro anterior era como aquele cachorro grande, forte, mas totalmente desajeitado, que parece querer atropelar o dono quando sai para passear. Imagine que este cão passou por um adestramento e aprendeu novos "modos", sem perder o instinto: é a mesma sensação que a nova geração do esportivo da GM passa.

Apresentada em maio do ano passado nos Estados Unidos, ela acaba de chegar ao Brasil na série especial Fifty, limitada a 100 unidades. Foi uma das estrelas da marca no Salão de São Paulo, no início deste mês.

Cada uma sai por R$ 297 mil, um aumento de R$ 66 mil em relação à geração anterior. No entanto, segundo o presidente da GM do Brasil, Carlos Zarlenga, praticamente todas as unidades já foram vendidas.

Camaro no estande da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)


Jogo dos 7 erros

Numa rápida passada de olhos, não é possível identificar mudanças profundas no “muscle car”. Até porque não poderia ser diferente. Os contornos do Camaro continuam bem generosos e definidos, principalmente na parte traseira, acima das rodas.

Mas há novidades, sim. Os faróis ganharam assinatura de LED e lâmpadas de xenônio. Para o bem da visibilidade, os retrovisores estão maiores, enquanto a grade dianteira ficou mais fina, ao passo que a tomada de ar inferior está maior.

Chevrolet Camaro: antes e depois

Chevrolet Camaro: antes e depois


É mais fácil encontrar as mudanças na traseira. Por lá, as lanternas ganharam uma divisão interna, além de um formato mais curvo. O para-choque também está menos reto, com novos contornos.

Dieta forçada

Se o desenho manteve o jeitão retrô, por baixo deste “corpinho” estão as maiores revoluções da sexta geração. A começar pela plataforma, que mudou da Zeta (do antigo Omega) para a Alpha (do Cadillac CTS). Isso ajudou numa considerável redução de peso: 83 kg a menos do que no Camaro anterior.

Outro resultado da "dieta" são as medidas mais enxutas: 5,2 cm a menos no comprimento, 4 cm no entre-eixos, 2,6 cm na largura e 3,1 cm na altura. Por fim, o uso de materiais mais “nobres” ajuda a fechar a conta. Enquanto o Camaro anterior tinha apenas 19% de metais de alta e ultra resistência, o novo tem 43%.

A engenharia da GM se esforçou também para deixar o esportivo mais estável. A carroceria está 28% mais rígida. A arquitetura da suspensão foi renovada: tanto a dianteira como a traseira utilizam o tipo multilink.

Motor V8 6.2 do Camaro é o mesmo do Corvette


Motor de Corvette

A GM fala que apenas a famosa gravata simbolo Chevrolet e o SS que dá nome à versão são os mesmos da geração anterior. O motor V8 de 6.2 foi substituído. Agora, ele é o mesmo que equipa o Corvette Stingray. São 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, ou 55 cv e 6,2 kgfm a mais do que o anterior. A transmissão automática de 8 marchas também foi herdada do Corvette, e substitui uma similar, mas de 6 velocidades. Há opção de trocas por meio de borboletas atrás do volante. O Camaro alcança os 290 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. De quebra, está até 16% mais econômico em ciclo urbano e 20% em ciclo rodoviário, sempre de acordo com os números da Chevrolet.


Conclusão

Tamanha evolução entre uma geração e outra têm um preço. E, no caso do Camaro, essa diferença de R$ 66 mil é suficiente para comprar um Chevrolet Prisma LTZ automático. Ainda assim, ele é mais barato do que seus rivais diretos.

Os alemães Mercedes-AMG C 43 Coupé e BMW M2, ambos com potência na casa dos 370 cv, custam R$ 397,9 mil e R$ 379.950, respectivamente.

Na Audi, o TTS Coupe fica mais próximo em preço, R$ 299.990, mas perde feio em potência, com 286 cv.

Até a geração anterior, o Camaro era conhecido por ser um esportivo para estradas retas. Inclusive, dificilmente seria considerado opção aos esportivos alemães, tamanha diferença dinâmica entre os modelos.

Com tanto esforço da GM em aprimorar seu "muscle", o Camaro finalmente mostra que é páreo. E ainda faz tudo isso sem perder o jeitão que o consagrou 50 anos atrás.

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Fonte: G1 | Auto Esporte

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