Apple Carplay: Teste do sistema de central multimídea
Avaliamos o sistema desenvolvido pela Apple que adapta o conteúdo do seu iPhone e deve equipar diversos carros a partir de 2016
Avaliamos o sistema desenvolvido pela Apple que adapta o conteúdo do seu iPhone e deve equipar diversos carros a partir de 2016
APPLE CARPLAY TELA INICIAL
O carro elétrico e autônomo da Apple ainda é só especulação, é verdade. Mas, a gigante de tecnologia já mostrou que quer, sim, mudar a maneira como os consumidores escolhem o carro novo. Exemplo disso é o sistema de conectividade CarPlay, que começou a chegar a alguns carros no Brasil e promete se popularizar em 2016. Avaliamos a nova tecnologia.
Antes de mais nada, é importante entender que o que a Apple desenvolve não é a tela multimídia, mas o sistema operacional dela. Ou seja, as montadoras podem vender os aparelhos que já estão acostumados, com a função Apple CarPlay. A central funciona normalmente, até que um iPhone seja conectado. A partir daí, o CarPlay entra em ação. Apesar de ele ser uma espécie de aplicativo, o sistema não pode ser instalado depois que o carro é comprado.
O objetivo do sistema é ser mais seguro porque adapta as funções do celular para que o uso seja seguro, mesmo ao volante e prático porque o motorista pode nunca se desconectar do próprio celular. Depois de descer do carro, as funções podem continuar sendo usadas pelo smartphone.
APPLE CARPLAY FICHA DE AVALIAÇÃO
Aplicativos
As poucas funções disponíveis são o principal ponto fraco do CarPlay. Por enquanto, além das principais funcionalidades nativas dos celulares Apple, poucos apps já foram adaptados. Entre eles, estão ferramentas bastante populares, como o Spotify e o Rdio (ambos transmitem música por streaming).
Mas ainda não é possível enviar mensagens pelo Whatsapp ou pelo Messenger, do Facebook, dois sistemas muito populares no país. Ou seja: o motorista só pode enviar mensagens por SMS ou pela internet, mas apenas para outras pessoas que também tenham iPhone. Ao receber uma mensagem, o sistema lê o conteúdo, que pode ser respondido pelo motorista. Isso é feito ditando uma resposta em voz alta. O reconhecimento de voz digita a mensagem, que pode ser confirmada e enviada pelo motorista apenas confirmando novamente por voz. Rápido, todo o processo dura poucos segundos e não apresentou falhas durante nossos testes.
Outro ponto negativo é a falta de GPS pelo app Mapas, da Apple, ou pelo Waze, do rival Google, que obriga o motorista a sair do CarPlay para usar os apps no próprio celular ou a traçar a rota pela central do carro. Todo esse processo feito vai na contramão da intenção de tornar o uso das funções do aparelho mais seguro ao volante.
Comandos por voz – Sim
Mapas – Não
Mensagens - Sim
Música - Sim
Podcasts – Sim
Spotify – Sim
Telefone – Sim
Waze – Não
Whatsapp - Não
TELA DO APP TELEFONE DO APPLE CARPLAY
Facilidade de uso
Se a fartura de aplicativos joga contra, a intuitividade e clareza do sistema são pontos fortes. Como o objetivo é manter a linguagem visual que os celulares da Apple já oferecem, a adaptação de donos de iPhone é bastante rápida. A tela principal tem fundo preto e mostra até oito aplicativos de uma vez. No canto esquerdo, uma barra vertical mostra o horário, a intensidade do sinal do celular e o tipo de conexão (3G, 4G etc) que está sendo usada.
Na parte de baixo um botão com o mesmo desenho do botão principal dos iPhones serve para o motorista sair rapidamente de um app e ir para a tela principal. Ao manter esse símbolo pressionado, os comandos por voz são ativados. Por usar a função Siri como base para isso, essa tecnologia é bastante intuitiva. Isso porque não é preciso ditar comandos pausadamente e de um jeito específico. Basta conversar com a assistente pessoal, de maneira bem mais natural. O CarPlay também é adaptado para ser comandado pelos botões do próprio carro, sejam eles no volante ou no painel.
TELA DO APP MÚSICA DO APPLE CARPLAY
Desempenho
Por ser um sistema que une os componentes da central multimídia do carro com as informações e apps salvos no celular, o CarPlay ainda tem desempenho irregular em alguns momentos. Para fazer ligações ou enviar mensagens (sempre usando funções nativas do celular), por exemplo, o sistema é rápido e intuitivo. Mas, durante nossos testes o sistema não respondeu a alguns comandos por toques no aplicativo Spotify. Essa mesma situação não costuma acontecer quando o app roda direto no celular. A falha pode ser tanto da adaptação do app para o sistema como das características da tela do carro.
Integração com smartphones
Como muitos dos produtos que a Apple vende, o sistema multimídia é restrito para quem tem um celular da marca. Atualmente, o CarPlay funciona com os iPhones 5, 5c, 5s, 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus, sempre com sistema operacional atualizado.
SISTEMA APPLE CARPLAY EM SIMULAÇÃO NA TELA DO HYUNDAI HB20X 2016
Empresas parceiras
São pelo menos 40 montadoras que já estão homologadas para oferecer o sistema, incluindo Chevrolet, Ford, Fiat, Volkswagen, Hyundai, Audi, BMW e Land Rover. Mas, por enquanto, apenas Volkswagen e Peugeot já oferecem o sistema em seus modelos comercializados atualmente no Brasil. Já a Hyundai promete disponibilizá-lo no novo HB20 a partir de 2016. O CarPlay também é oferecido em sistemas da Alpine, Kenwood e Pioneer, vendidos separadamente.
Conclusão
A tecnologia é boa e promete facilitar a vida do motorista, mas ainda precisa ser aprimorada. É essencial que o CarPlay conte com o app Mapas no Brasil logo, como já acontece em outros países. Um outro importante salto seria dado com a adaptação do Whatsapp, mantendo o mesmo nível de segurança para o motorista que o app Mensagens já oferece hoje em dia.
Com o CarPlay, a escolha de qual carro você vai colocar na sua garagem passa a ser cada vez mais ligada a qual celular você tem. A mesma coisa acontece quando você for comprar um celular – vai ser cada vez mais importante saber se ele se conecta com seu carro.
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Fonte: Revista Auto Esporte