Filtro de combustível: saiba o que é e quando trocar
Array
Quem dirige sabe que, muitas vezes, o carro começa a apresentar pequenas inconstâncias e é preciso saber identificar qual pode ser o problema.
Dentre todos os possíveis, a necessidade de troca do filtro de combustível pode ser preciso.
Todas as peças componentes do sistema veicular precisam de manutenção e, eventualmente, troca, e o filtro de combustível não é diferente.
Quando saber quando é hora de trocar o seu? Quais os danos possíveis ao carro e riscos ao motorista ao circular com um filtro de combustível danificado ou até sem ele?
Essas e outras perguntas são respondidas neste guia completo sobre o filtro de combustível do seu carro.
O que é filtro de combustível?
O carro que funciona por combustão necessita de alguns componentes que asseguram o funcionamento correto do motor e, dentre eles, existe o filtro de combustível, uma peça em formato cilíndrico com duas extremidades de acesso e uma rede de filtragem por dentro que faz a conexão entre motor e tanque de combustível, refinando e contendo impurezas.
Com combustível mais puro, maior a eficiência e performance de um automóvel.
Resíduos como ferrugem, poeira, componentes orgânicos diversos e até água precisam ser filtrados para que haja eficiência cem por cento da queima de combustível.
Existem três tipos de filtro de combustível disponíveis no mercado:
Filtro de combustível Primário: É o filtro que fica na saída do tanque de combustível e filtra impurezas maiores.
Filtro de combustível Secundário: É aquele que localizado entre a bomba e os injetores, fazendo a filtragem final, impedindo que até mesmo as menores partículas sejam conduzidas ao motor.
Filtro de Combustível Auxiliar: Como o próprio nome sugere, é um filtro instalado em alguns veículos que faz uma filtragem extra nas impurezas.
Lembrando que cada tipo de motor possui um filtro específico, com dimensões variáveis, índices de vazão e pressão diferentes e distintas capacidades do elemento filtrante.
Onde fica o filtro do combustível?
O filtro do combustível, por fazer conexão entre tanque reservatório e motor, está localizado na parte traseira do veículo e pode ser encontrado logo após o final do reservatório de abastecimento.
Qual é a função do filtro de combustível?
O sistema de injeção de um veículo precisa do maior índice de pureza possível na hora de promover a queima de combustível que coloca o carro em funcionamento perfeito.
Para isso, é necessário filtrar toda e qualquer impureza que possa impedir um bom desempenho e consumo justo.
O filtro de combustível conta com um elemento filtrante feito, geralmente, de material poroso como fibra sintética ou celulose, que promove a filtragem e impede que as impurezas cheguem ao motor, evitando comprometimento e desgaste dele.
Quais são os resíduos encontrados nos combustíveis?
Os combustíveis são previamente refinados em sua produção, nas refinarias, mas ainda assim é possível que mesmo o armazenamento e transporte dos líquidos promova a contaminação da pureza, por isso o filtro é fundamental.
Partículas de ferrugem, ferro, poeira, resíduos orgânicos e água são apenas alguns exemplos de filtragem que o filtro de combustível faz, impedindo sua passagem até o motor.
Quanto tempo dura o filtro de combustível?
Por recomendação das montadoras, de forma geral, a cada 10 mil quilômetros rodados é necessária a checagem do filtro.
Porém, pode acontecer antes ou depois dessa marca, então é preciso ficar atento!
Se o motorista notar partidas mais lentas, dificuldade em altas velocidades e diminuição de potência, é melhor checar o filtro de combustível, que pode estar obstruído ou intensamente desgastado, necessitando sua substituição.
Como saber se o filtro de combustível está com problema?
Quando ele apresenta problemas, alguns dos sintomas mais comuns e notáveis pelo condutor são:
Dar a partida no carro com dificuldade: Se o seu carro está falhando ao acelerar ou está com dificuldade de dar partida, isso é sinal de que o combustível está com dificuldade de chegar ao motor e uma obstrução no filtro pode ser a razão.
Existência de ferrugem na estrutura do filtro de combustível: Com seus componentes em desgaste, o filtro não opera com a mesma eficiência e ainda pode, inclusive, contribuir com resíduos prejudiciais.
A passagem de marcha ficando mais lenta: Se o passar de marcha está mais “pesado”, é indício de que o filtro está apresentando danos, visto que quando há desgaste, sujeira ou obstrução, o combustível precisa de força extra para chegar ao motor.
Aumento incomum do consumo de combustível: Esse é, com certeza, o primeiro grande sinal de problemas com o filtro, pois o filtro danificado ou sujo gasta mais combustível para transpor a barreira de impurezas que se forma nele.
Lâmpada de advertência acesa: Quando há problemas com o filtro de combustível, geralmente uma luz de advertência acende no painel em formato de lâmpada, sugerindo checagem antes do uso.
Dificuldade na aceleração: A dificuldade na aceleração ocorre porque o abastecimento do motor fica comprometido e mais lento quando há barreiras na fluidez do líquido do tanque para o motor.
O que acontece se não trocar o filtro de combustível?
A não substituição deste item desgastado e que apresenta problemas pode acarretar danos ao veículo, além de colocar em risco a vida do condutor.
Filtros danificados e sem manutenção podem ser sinônimo de vazamentos de combustível e, em casos mais extremos, até promover incêndios.
Além disso, os custos de manutenção para correção dos danos causados, como, por exemplo, prejuízo à bomba de combustível ou falha dos bicos injetores, são altíssimos. Logo, rodar com o filtro de combustível danificado é realmente perigoso e não vale a pena.
Pode andar sem o filtro de gasolina?
Não é recomendado de forma alguma conduzir um automóvel sem a peça, pois sua ausência pode acarretar em vazamentos do tanque reservatório, possibilidade de incêndio e até fundição do motor.
Fora os perigosos riscos, ainda há consumo exacerbado de combustível e diminuição da vida útil do automóvel, causando desgaste de todo o seu sistema de funcionamento.
Dicas para aumentar a vida útil do filtro de combustível
Para manter o filtro de combustível com uma excelente vida útil e funcionamento perfeito, reunimos algumas dicas importantes que podem ser vitais para assegurar a alta performance do seu carro.
Use combustível aditivado
Uma das dicas essenciais para manter a vida útil do filtro de combustível é prezar pela qualidade do combustível depositado no tanque.
Dê preferência para combustível aditivado, pois ele mesmo ajuda na limpeza do filtro e estrutura do motor, além de possuir menos impurezas para filtrar.
Não conte com o tanque reserva
Usar o tanque reserva com frequência pode desgastar prematuramente o filtro de combustível, isso porque alguns resíduos e impurezas podem se desprender do tanque e se acumular no fundo do reservatório, o chamado tanque reserva.
Assim, quando a bomba acionar a sucção dos combustível do nível mais baixo do tanque, todas as impurezas virão junto, forçando demasiadamente o filtro.
Limpe o tanque com regularidade
A limpeza regular do tanque de combustível é muito importante porque, como mencionado acima, diversas impurezas e componentes residuais se concentram em seus cantos e paredes, além, claro, no fundo do seu reservatório.
Recomenda-se que, ao fazer a troca do filtro, também faça a higienização do tanque de combustível, maximizando a performance e utilizando o filtro com consciência para prolongar sua vida útil.
O filtro de combustível é um componente de extrema importância e deve ser verificado com responsabilidade e constância para promover segurança e funcionamento perfeito do seu veículo.