Entenda mais sobre a frequência para calibrar pneus e se previna!
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Você sabe qual a frequência para calibrar pneus? Conhecer o intervalo adequado para checar esse aspecto da manutenção do carro contribui não apenas para a durabilidade e desempenho adequado dos componentes do veículo, como também favorece a segurança de condutores e passageiros.
De toda forma, por mais que esse seja um cuidado simples, que pode ser seguido pelo próprio proprietário do carro, muitas vezes ele é negligenciado. Para começar a mudar isso, confira uma série de dicas com o que você precisa saber para manter a calibragem em dia. Não coloque a chave na ignição sem antes saber mais sobre o assunto. Boa leitura!
Como a calibração dos pneus deve ser feita?
Pode parecer um detalhe pequeno, mas a calibragem correta garante que os pneus mantenham a pressão adequada, permitindo que eles alcancem seu desempenho pleno. Tanto para mais, quanto para menos, a ausência da calibragem correta traz ao motorista uma série de problemas, que vão desde o risco do estouro do pneu ao aumento do consumo de combustível.
A boa notícia é que esse cuidado é relativamente simples de ser tomado. Postos de gasolina e oficinas mecânicas contam com os equipamentos necessários para efetuar a verificação da pressão dos pneus e a posterior calibragem. Isso pode ser feito em poucos minutos, em geral pelo próprio motorista.
A maioria dos estabelecimentos conta com equipamentos que funcionam a base de ar comprimido, mas é possível encontrar opções que injetam nitrogênio no interior do carro. Essa opção costuma manter a pressão por mais tempo, reduzindo a necessidade de calibragens frequentes.
A vantagem da calibragem em oficinas costuma ser que elas têm um cuidado maior com a certificação do equipamento, garantindo que ele conte com regulagem mais precisa. Seja como for, o processo costuma ser bastante simples:
- com a mangueira do equipamento de calibragem em mãos, digite o número de libras a ser inserido nos pneus;
- em seguida, retire a tampa da válvula dos pneus;
- se o calibrador tiver uma trava, aperta-a
- encaixe a mangueira na válvula;
- aguarde o aviso do calibrador;
- retire a mangueirinha da válvula e insira a tampa novamente.
Vale considerar que o correto é conferir a pressão dos pneus e calibrá-los sempre com eles frios. O calor que eles acumulam quando rodam pode distorcer a mensuração da pressão, já que esse número é afetado pela temperatura.
Outro cuidado básico é sempre conferir o estepe, já que nunca se sabe quando ele será necessário. Não é raro que ele seja encontrado sem a pressão adequada quando ele precisa ser usado.
Em geral, é possível calibrá-lo com algumas libras a mais, já que o período com ele permanecerá parado e poderá fazê-lo perder pressão. Dessa forma, são maiores as chances de você encontrar o estepe na condição apropriada se for necessário usá-lo.
Como identificar a frequência para calibrar pneus ideal?
Por mais que o processo de calibragem de pneus seja relativamente simples, são frequentes as dúvidas a respeito não só sobre qual a frequência ideal para checar esse número, como também qual a quantidade de ar que deve ser inserida em cada pneu para que eles mantenham a pressão ideal. Independente do modelo do seu veículo, essa é uma informação relativamente fácil de ser encontrada.
Em relação a frequência, o número pode variar de acordo com a intensidade do uso do carro. Assim, intervalos entre 1 semana e 15 dias costumam ser adotados como referência. Em carros com uso menor, esse período pode alcançar os 30 dias.
Outro parâmetro que pode ser considerado para dar aquela passadinha pelo posto ou pela oficina é a quilometragem: sempre que acumular 500 quilômetros rodados, é hora de conferir a quantas andam os pneus. Em todo caso, vale sempre conferir a calibragem antes de pegar a estrada, por exemplo. Nesse momento também é possível fazer uma checagem visual dos pneus e identificar com antecedência qualquer problema que possa comprometer o trajeto.
Em relação a calibragem correta, essa informação normalmente está disponível no manual da montadora, que acompanha o veículo, ou na tampa do tanque de combustível. Essa informação também pode ser fornecida pela própria fabricante dos pneus.
Em todo caso, vale observar que provavelmente o valor estará indicado a carga mínima e a carga de peso máximo comportada pelo veículo. Além disso, é comum haver indicações a respeito das diferenças necessárias entre pneus dianteiros e traseiros, bem como com relação a pneus mais largos.
Qual a importância de manter a calibração dos pneus em dia?
A preocupação com a calibragem dos pneus nunca é à toa, como já destacamos na introdução. Logo de cara, manter os pneus com a pressão apropriada contribui com a redução do consumo de economia.
A lógica por trás disso é simples: quando o pneu está murcho, o carro precisa gerar um atrito maior contra o chão para conseguir se deslocar. Com isso, o motor precisa enviar mais potência para as rodas, elevando o consumo. Em casos extremos, pneus descalibrados aumentam a demanda de combustível em até 25%.
A descalibragem dos pneus também pode afetar a durabilidade do próprio componente. Isso pode provocar o detalonamento do pneu, que é quando ele desencaixa da roda por estar com a pressão aquém do ideal. Mesmo quando isso não acontece, a falta de calibragem dos pneus pode comprometer outros itens do veículo, como amortecedores e suspensão, uma vez que todos eles são projetados para rodar com pneus calibrados em determinada medida.
Problemas também podem ser percebidos quando o pneu está com pressão a mais do que o recomendado. É comum, por exemplo, que haja uma perda de estabilidade por conta da menor área de contato do pneu cheio com o colo.
Ou seja, ignorar a calibragem dos pneus não só aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos componentes, como pode colocar em risco motorista e passageiros, comprometendo uma condução confortável e, sobretudo, segura.
Cuidar da pressão dos pneus é um cuidado básico, mas que nem sempre é seguido. Por isso, conhecer a frequência para calibrar pneus, de que maneira fazer isso da forma correta e entender mais sobre o prejuízo e o risco de não manter esse parâmetro em dia faz toda a diferença no dia a dia do proprietário.
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