Entenda a importância da manutenção preventiva em carros
Array
Adquirir um carro é investir em um bem durável que, claro, precisa de cuidado e manutenção ao longo de sua vida útil. Pequenas falhas, comportamentos atípicos e sons incomuns são motivo para levar o carro para a mecânica, mas é o suficiente?
E se houvesse uma maneira de evitar os custos de conserto ou, pelo menos, reduzi-los?
Pois é esse o objetivo da manutenção preventiva, pequenas ações que evitam desgastes e falhas que podem acabar refletindo no bolso do proprietário.
Para entender melhor a importância de manter a manutenção preventiva em dia, acompanhe as informações abaixo!
O que é manutenção preventiva de carros?
Chamamos de manutenção preventiva a checagem de alguns itens fundamentais do carro. É como se o seu veículo passasse por um check-up regularmente, assim como o seu corpo. O funcionamento, as circunstâncias, os gastos, tudo é analisado para verificar a “saúde” do carro.
A manutenção preventiva consiste na realização de serviços e inspeções em intervalos pré-determinados, geralmente por indicação do fabricante, mesmo que o veículo não apresente problemas aparentes.
Dessa forma, é possível identificar e corrigir potenciais falhas antes que se transformem em condições maiores, evitando custos mais elevados e que podem reter o seu carro na oficina por dias.
Além da preventiva, existem, ainda, dois outros tipos de manutenção.
Manutenção corretiva
Manutenção corretiva é a manutenção comum, que acontece após o surgimento de algum problema. Sons não identificados, falhas, dificuldades com o funcionamento, comportamento anômalo e outros.
É quando você precisa levar o veículo à oficina para voltar a rodar com o carro.
Manutenção preditiva
Manutenção preditiva é um nível mais avançado de manutenção, usando tecnologias e dados para prever quando uma peça ou sistema pode vir a falhar. Trabalha com estimativas através de cálculos feitos por softwares e sensores, monitorando o desempenho do automóvel em tempo real e sinalizando potenciais desgastes.
Qual a importância da manutenção preventiva para o seu carro?
Redução de custos: Manutenções preventivas possuem um custo bem menor do que resolução de problemas mais graves de funcionamento.
Melhoria de desempenho: Com a preventiva em dia, a performance do carro é otimizada, inclusive com menor emissão de poluentes e também menor consumo de combustível.
Aumento de vida útil: A correção de pequenas falhas antes que se transformem em problemas, prolonga a vida útil de componentes e do carro, de forma geral.
Segurança maximizada: Quando as checagens da manutenção preventiva estão todas de acordo com as recomendações, o nível de segurança para condutor e passageiros chega ao seu máximo.
Transtornos inesperados evitados: A manutenção preventiva evita pegar você de surpresa com transtornos e atrasos na rotina.
Veja alguns dos benefícios da manutenção preventiva
Ao manter a manutenção preventiva em dia, você exerce três ações positivas principais para você e para o seu bolso.
Conservação do carro
O carro possui maior e melhor conservação, o que prolonga a vida útil e também é uma influência positiva na hora de negociar possível venda.
Carros mais bem cuidados possuem valor elevado de venda em comparação com automóveis que não tiveram as manutenções preventivas executadas corretamente.
Uso da garantia
Manter a preventiva em dia é sinônimo de otimizar o desempenho do veículo ao seu máximo.
Com bons hábitos de manutenção, qualquer questão associada ao seu carro poderá estar coberta pela garantia, evitando custos adicionais.
Possibilidade de redução de gastos
Carros bem cuidados e de acordo com as manutenções preventivas previstas possibilitam grande redução de gastos associados a manutenções corretivas posteriores.
Além disso, com o carro em pleno funcionamento, há ainda uma redução nos custos de combustível.
Como a manutenção preventiva garante mais segurança no trânsito?
A relação entre a manutenção preventiva e a segurança no trânsito é bastante simples: ao realizar revisões periódicas e cuidar dos componentes do seu carro, você diminui significativamente o risco de falhas mecânicas que podem causar acidentes.
Fazer a preventiva corretamente é um investimento em segurança pessoal, dos passageiros e de outros motoristas e veículos.
Qual momento ideal para levar seu carro para a manutenção preventiva?
A grande maioria dos fabricantes estabelece um período de revisão baseado na quilometragem rodada com o carro.
A marca mais comum é a dos 10.000 km rodados, podendo variar de acordo com o modelo do veículo.
Além da quilometragem, recomenda-se também revisões a cada seis meses, mesmo sem a quilometragem atingida, para verificação de componentes e funcionamento.
E, claro, havendo sinais de desgastes nesse meio tempo, como ruídos estranhos, cheiros incomuns, perda de potência, consumo excessivo de combustível e outros aspectos que podem indicar mau funcionamento, é hora de uma revisão preventiva.
Quais tipos de manutenção preventiva fazer no dia a dia?
A lista de checagem da manutenção preventiva conta com os seguintes itens:
1. Calibragem dos pneus
Calibrar pneus é um procedimento básico capaz de aumentar significativamente a durabilidade e a eficiência dos pneus, conferir mais conforto e segurança ao dirigir e ainda diminuir o consumo de combustível!
2. Alinhamento e balanceamento
O desalinhamento e o desbalanceamento aumentam o desgaste dos pneus e frequentemente causam problemas importantes na suspensão, que podem se agravar e exigir reparos mais caros.
3. Suspensão
Qualquer avaria na suspensão pode causar danos em outros componentes do sistema e até em outras peças do carro, provocando efeito dominó.
Para evitar esse tipo de prejuízo, só fazendo uma revisão periódica em todo o conjunto.
4. Troca de óleo
A má qualidade ou a falta de óleo no sistema pode superaquecer o motor.
A troca de óleo é um procedimento barato que pode te salvar de enormes prejuízos e prolongar a vida do seu carro.
5. Troca de filtros
Os filtros contribuem para o bom funcionamento do veículo porque evitam o acúmulo de impurezas, favorecem a durabilidade das peças e aumentam a eficiência do motor.
A troca do filtro de óleo é feita junto a troca do óleo para evitar contaminações.
Os demais filtros devem ser substituídos de acordo com a orientação do fabricante ou seu estado de uso.
6. Freios
Cuidado fundamental para prevenir acidentes graves, os freios do seu automóvel precisam funcionar perfeitamente em qualquer situação.
O fluido de freio e as pastilhas são dois itens básicos que devem ser verificados frequentemente.
7. Sistema de arrefecimento
Responsável por manter o motor funcionando em perfeitas condições, o sistema de arrefecimento pode contribuir com o rendimento e a eficiência do carro, além de reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Sua principal função é controlar o calor gerado pelo veículo em funcionamento.
Assim como o óleo, problemas nesse sistema exigem manutenção urgente, pois podem representar sérios danos ao motor.
A manutenção preventiva é composta por serviços simples que evitam o desgaste, mau funcionamento e diminuição da vida útil do seu veículo.
Esteja sempre atento e não deixe passar os prazos estipulados, aumentando a conservação do veículo e a segurança no trânsito!