É preciso mesmo fazer rodízio de pneus?
Array
A rotina de todo motorista é marcada por diversas práticas obrigatórias que devem ser realizadas no dia a dia. Dirigir dentro do limite de velocidade, respeitar a sinalização, não dirigir alcoolizado e fazer a manutenção do carro periodicamente são algumas delas.
No entanto, sabia que há diversos hábitos que, apesar de não serem obrigatórios, trazem inúmeras vantagens durante a direção? É o caso do rodízio de pneus.
Ao longo deste post, você vai entender o que é essa prática, sua importância e quando realizá-la, além de conferir dicas para fazer o rodízio dos pneus de maneira adequada. Acompanhe!
O que é o rodízio de pneus?
Essa prática consiste em mudar o local e a posição dos pneus do veículo periodicamente, sendo uma técnica antiga, mas bastante eficaz. O rodízio é indicado porque os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente, ou seja, ele contribui para uma maior vida útil dos equipamentos.
Quais são seus principais benefícios?
O rodízio de pneus é muito importante, uma vez que a maior parte dos automóveis tem motor dianteiro e tração dianteira. Assim, o desgaste no eixo dianteiro é maior que o traseiro - e o rodízio contribui para um desgaste igual dos pneus.
Entre as principais vantagens da técnica está sua capacidade de aumentar a vida útil dos pneus e proporcionar uma maior estabilidade ao dirigir. Assim, as chances de perdas de controle da direção são menores, além do consumo de combustível e o desgaste do sistema de amortecimento ser menor.
Quando o rodízio deve ser realizado?
A maior parte dos fabricantes de pneus recomenda que o rodízio seja feito entre 5 mil e 10 mil km rodados. Como o pneu tem prazo de validade, também é importante lembrar de envolver o estepe no rodízio. Além disso, uma dica é sempre mudar a posição dos pneus ao realizar a troca de óleo.
Um ponto importante a ser analisado para saber o momento certo de fazer o rodízio são os hábitos do motorista. Para quem roda diariamente, o desgaste dos pneus será maior, sendo necessário avaliar o estado dos acessórios para saber se estão muito desgastados. Para esses condutores, geralmente o rodízio é indicado mais cedo do que para quem não dirige com frequência.
Como fazer o rodízio de pneus de maneira correta?
Agora que você já sabe o que é o rodízio dos pneus, a importância dessa técnica e qual é o momento de realizá-la, é hora de conferir as melhores dicas para fazer o rodízio de maneira correta. Veja nossas dicas:
- o processo básico do rodízio é trocar a posição dos pneus dianteiros com a dos pneus traseiros;
- um passo importante é mudar apenas a localização dos equipamentos, e não os lados. Assim, você deve trocar o pneu dianteiro esquerdo pelo traseiro esquerdo, da mesma forma que o pneu dianteiro direito deve ser trocado com o traseiro esquerdo;
- para pneus que não são simétricos, como é o caso dos unidirecionais, a dica é mudar as rodas traseiras para a dianteira e vice-versa, respeitando as setas que apontam o sentido correto da rodagem;
- o ideal é que, junto a esse processo, seja feito o alinhamento e o balanceamento das rodas, de modo a minimizar qualquer alteração que possa ocorrer após a troca dos pneus;
- terminou o rodízio? O trabalho ainda não acabou! Isso porque é necessário verificar se há alguma alteração nos pneus que possam atrapalhar a estabilidade ao dirigir.
Como cada veículo conta com um tamanho diferente das rodas, há processos específicos a serem seguidos de acordo com o modelo. Caso contrário, poderá haver erros e a eficiência do componente ficará comprometida. Por isso, a dica é ter atenção ao manual do proprietário, por constar informações sobre manutenção, funcionalidades e cuidados em cada parte do veículo, além de buscar um mecânico de confiança para que não haja erros.
Ao realizar o rodízio de pneus de forma regular, você garante uma maior durabilidade dos pneus e ainda proporciona mais estabilidade na direção. Assim, os riscos de acidentes serão reduzidos e você poderá viajar com muito mais tranquilidade e segurança.
Está pensando em comprar um carro novo? Saiba que não é preciso esperar muito para conhecer o modelo dos seus sonhos. Acesse a nossa página para descobrir como podemos te ajudar e visite uma das nossas Concessionárias AB Abolição!